Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Utilidade Pública!


Campanha pelo fim da violência contra as mulheres

A edição 2009 da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou nesta sexta-feira (20), em todo o país, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e o Estado para o enfrentamento do problema e, conseqüentemente, o desenvolvimento de novas medidas e políticas públicas de defesa integral dos direitos das mulheres. A campanha, que vai até 10 de dezembro, é iniciada no Dia Nacional da Consciência Negra como forma de destacar a dupla discriminação por que passam as mulheres negras brasileiras.

Este ano, o tema da Campanha 16 Dias de Ativismo é focado nas chamadas violências “sutis”, ou seja, atos de violência moral, psicológica e de controle econômico e de sociabilidade, entre outros, considerados “normais” ou “naturais” por estarem arraigados na cultura e porque, muitas vezes, não são direta ou claramente percebidos como violência pela sociedade e pelas próprias mulheres vitimadas. Com o slogan “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”, a campanha aborda a responsabilidade de toda brasileira e todo brasileiro no reconhecimento, na prevenção e na erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres.

A violência contra as mulheres é um fenômeno que atinge pelo menos uma em cada três mulheres, adolescentes e meninas no mundo, segundo dados do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem/2009). De acordo com pesquisa promovida em 2002, pela Fundação Perseu Abramo, no Brasil, a cada 15 segundos uma mulher é espancada pelo marido ou companheiro.

A diretora-executiva da AGENDE e coordenadora nacional da Campanha, Marlene Libardoni, observa que a violência sofrida pelas mulheres – seja ela “sutil” ou direta – resulta em danos inestimáveis às mulheres vitimadas. “A dor não é apenas pela violência ao corpo, pela dor física. É uma dor de alma, de espírito, de agressão à dignidade pelos constrangimentos causados pelo agressor”, afirma.

MULHERES NEGRAS – O cenário de discriminação e violência contra as mulheres negras brasileiras é ainda mais impactante. Na área da saúde, por exemplo, pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro – realizada entre os meses de julho de 1999 e março de 2001 com 10 mil mulheres entrevistadas imediatamente após o parto – revelou que 11,1% das negras não receberam anestésicos. O percentual é maior que o dobro do índice aferido para as mulheres brancas que não foram anestesiadas (5,1%). A diferença foi verificada em hospitais públicos e privados, inclusive quando brancas e negras pertenciam à mesma classe social e tinham o mesmo nível de escolaridade.

De acordo com o dossiê “Aborto: Mortes Preveníveis e Evitáveis”, produzido em 2005 pela Rede Feminista de Saúde – que analisou as mortes por aborto relacionadas à raça/etnia em todo o país, no período de 1999 a 2002 – a Razão de Mortalidade Materna (RMM) por aborto, para mulheres negras (pardas e pretas) foi de 11,28/100 mil nascidos vivos; isto é, duas vezes maior que a RMM para as mulheres brancas (de 5,42/100 mil nascidos vivos).

“Dados como esses demonstram claramente que as mulheres negras brasileiras, além da discriminação que sofrem no mercado de trabalho e em outros segmentos sociais, são ainda mais vitimadas que as brancas porque, inclusive, estão expostas a um maior risco de morte”, destaca Marlene Libardoni. “Na área da saúde, as negras também sofrem de ‘violência institucional’, uma vez que recebem, em relação às brancas, menos atendimento, atenção e acolhimento dignos e respeitosos por parte de agentes públicos”, acrescenta a diretora-executiva da AGENDE, que desde 2003 coordena, no Brasil, a Campanha 16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres.



DATAS-MARCO DA CAMPANHA



  • 20 de novembro (início da campanha no Brasil) – Dia Nacional da Consciência Negra

  • 25 de Novembro (início da campanha em âmbito internacional) – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres

  • 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

  • 6 de dezembro – Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres / Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) / Campanha do Laço Branco

  • 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

20 de novembro - Consciência & Reflexão!



"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra"
(Bob Marley)




"O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se basta a simples reflexão."
(Machado de Assis)



Políticas Afirmativas!


No Brasil, iniciamos há poucos anos um conjuto de políticas públicas afirmativas voltadas às populações de origem afrodescendentes.

Há todavia, muita hipocrisia e resistência a tais políticas, notadamente expressa pela mídia conservadora e outros setores da sociedade. Pricipalmente no que se refere as cotas para negr@s nas Universidades Públicas!

Ações que visam colocar em prática essas políticas afirmativas:

1. Criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial;

2. Conferências da Igualdade Racial - Conapir;

3. Assinatura do Decreto n° 4.885, de 20/11/2003, que dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial:


Saiba mais, acesse:

www.presidencia.gov.br/seppir

Dia Nacional da Consciência Negra - Os números!


Apesar dos avanços no mercado de trabalho, a situação continua ainda muito desfavorável aos negr@s. Segundo o Dieese, a população afro-descendente ganham de 50 a 70% menos que @s demais trabalhador@s. Embora essa diferença venha caindo nos últimos anos, ela só será zerada em 2029, se o ritmo de redução das desigualdades continuarem os mesmos.

Em relação aos cargos de chefia, segundo o Instituto Ethos, apenas 3,5% são ocupados por negr@s.

Os números dos bancos são ainda mais estarrecedores. Segundo o relatório social da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) de 2007, @s negr@s representam apenas 2,4% do quadro funcional em todo país.



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e se podem aprender a odiar,podem ser ensinadas a amar."
(Nelson Mandela)

Dia Nacional da Consciência Negra!

20 de Novembro!


Celebramos nesta data uma História de luta pela liberdade e contra a exploração da sociedade escravista brasileira que nos deixou como legado uma história de exclusão. Sociedade que não incorporou @s negr@s libert@s e que cujo mercado de trabalho, substituiu em grande medida e sem parcimônia a mão-de-obra escrava pelos imigrantes europeus.

Hoje, apesar da metade da população ser afro-descendente, ela não ocupa o mesmo espaço social, econômico nem tampouco na política brasileira.

Embora uma cultura negra tenha resistido de forma heróica e quase silenciosa, a cultura nacional tentou encobrir as diferenças e esquecer o peso do passado.

"Agora somos todos iguais" ou "Quem se esforçar pode chegar lá".

Essas falas ignoram as condições desiguais da população negra para disputar de igual para igual com o restante da sociedade.

Uma Homenagem! Zumbi dos Palmares!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Talento Reconhecido!


Experiências e experimentações artísticas que compõe a obra de arte em uma vida*

Minhas primeiras experiências e experimentações artísticas foram na infância. Lembro-me de ter "o meu jeito de desenhar", sem me importar com os decalques comuns e incentivados por professores e colegas na época. Era o "meu jeito de me expressar", potencializado pela presença constante de uma figura definitiva em minha formação, Maria José de Almeida Rufino, minha mãe e amiga. Inquietações artísticas fazem parte do que é hoje a artista, e é esse movimento de inquietações que movimentam o processo de constituição da técnica com adesivos em painéis figurativos.

Influências como a expressividade da Xilogravura e do compromisso social na obra de Cândido Portinari, ou Matisse em sua técnica "desenhando com tesouras", vão constituindo parte de um olhar pessoal lançado sobre realidades de forma subjetiva.
No decorrer de minha trajetória fui conhecendo e encontrando apoios fundamentais para minha formação, que me fazem refletir sobre o processo de construção da obra como um todo, no sentido que cada pessoa que passa por minha vida e deixa uma contribuição humana, é considerada por mim parte do todo que me compõem enquanto artista e pessoa, uma artista com mil olhares.

Portanto nesse espaço quero agradecer todos os incentivos que foram e são de grande importância, acredito que somos um em muitos olhares é que no contato com o outro vamos humanizando-nos, portanto existem muitos que fazem parte desse trabalho. Nas figuras da educadora Márcia Alaíde e seu esposo Edmilson Regis, agradeço a confiança depositada, que só fez a diferença nas primeiras experimentações com adesivo. Ao professor Aécio D’ Silva fundador da AQUA-University International e Ad. Professor da Universidade do Arizona-USA, que através de sua visão sistêmica, pode enxergar minha individualidade artística dentre a pluralidade do contexto, meu eterno agradecimento. Ao colunista do MyBeloJardim (http://mybelojardim.com) Salomão Soares, diretor da Rise Internacional em Angola, que através de seus artigos, foram meus olhos naquele país.

Ao SESC, FECOMERCIO e a todos que tanto têm apoiado a divulgação do meu trabalho. No decorrer de minha trajetória fui conhecendo e encontrando apoios fundamentais para minha formação, que me fazem refletir sobre o processo de construção da obra como um todo, no sentido de que cada pessoa que passa por minha vida deixa uma contribuição humana, e é considerada parte do todo que me compõe enquanto artista e pessoa, uma artista com mil olhares.

O convite do professor Aécio D’ Silva para expor nos Estados Unidos surgiu após ele conhecer alguns dos meus trabalhos artísticos e assim foi nascendo a ideia da temática que configura o trabalho sobre a reconstrução de Angola hoje. O Professor apoia e ajuda ativamente a RISE Internacional, organização humanitária que trabalha na reconstrução desta nação africana após 27 anos de guerra civil. A brutal guerra destruiu toda a infra-estrutura econômica, educacional, hospitalar e de serviços básicos no país. Angola conta hoje com esse apoio da RISE Internacional na construção de suas escolas rurais.

Atualmente, graças a esta organização, mais de 50.000 crianças estão tendo acesso a escolas decentes. O desafio ainda é imenso, pois milhões de crianças, adolescentes e adultos padecem sem o mesmo acesso. A minha contribuição será reverter parte da renda das exposições que vão acontecer neste ou no próximo ano nos Estados Unidos para essa causa social.

Mas todos podem fazer a sua parte. Visite e faça sua contribuição no Site da Rise International: www.riseinternational.org
Para mais informações sobre meu trabalho, visite: mybelojardim.com



*Relato da artista plástica Oswaldyene Almeida Rufino, prof° do Projeto Habilidades de Estudos do SESC LER de Belo Jardim - PE

http://www.sesc.com.br/jornalsescbrasil/nov09/talento_da_casa/talento01.html

Filosofia Diária!


"Mantenha a mente aberta, assim como a capacidade de se preocupar com a humanidade e a consciência de fazer parte dela."


Dalai Lama



O Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo Tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano. Também foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa. O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ou Administração Central Tibetana. "Lama" é um termo geral que se refere aos professores budistas tibetanos.

Sugestão para leitura!


A Arte de Semear Estrelas
Frei Betto


Nesta coletânea, Frei Betto comprova o seu domínio da ficção ao descrever,pela ótica do inconsciente, situações-limite da condição humana. Nele estão presentes todos os matizes da subjetividade humana: fantasias e sutilezas, sexualidade e afeto, indignações e louvorres.


"... Quisera ter a fortuna de quem desata em si a criança que nunca deixou de ser e, desnudo, brinca de escorregador na própria sisudez [...] Esconjuro os que cozinham em fogo frio a própria infelicidade, carregam no íntimo o muro das lamentações e miram o próximo como vampiros a sugar-lhes a alma. E a quem faz de sua língua arma letal para desonrar, sem consciência de que o ódio destrói primeiro quem odeia [...] E também os pusilânimes e demagogos, farsantes e falastrões. E os que ostentam, cínicos, uma voraz prepotência, essa mania canibal de exibir mandíbulas frente a tudo que lhes possa acrescer o poder, o ter e o prazer. Tomara que os desavisos da vida lhe dêem rasteiras e façam desabar suas irascíveis arrogâncias ..." (Elegia à dessisudez - p. 95)


Ficha técnica:
Título: A Arte de Semear Estrelas
Autor: Frei Betto
Editora: Rocco
Ano: 2007
183.páginas.


Ler faz bem ao corpo e a mente!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Piso Nacional do Magistério!














PISO NACIONAL


O prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega (PT), começa a pagar este mês, retroativo a agosto, o piso nacional do professor, beneficiando mais de 400 servidores. Mais uma vez, o petista sai na frente no Agreste Setentrional.


(do blogdo magno)


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Encontro de Músicos!




Projeto Encontro de Músicos do SESC LER! de 20 a 23 de novembro

Você não pode perder!

 PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA (20/11):

ALAMEDA MUSICAL SESC
9H – BANDA KADOSHE – COLÉGIO ÁGUIA
15H – BANDA PASTOR LUIZ CARLOS GONDIN – ESCOLA ADVENTISTA DE BELO JARDIM.
20H – BANDA FILARMÔNICA SÃO SEBASTIÃO

MOSTRA DE MÚSICA LEÃO DO NORTE
19H – MIRAEL LIMA
19H30 - CORAL MOURA

PROJETO PIXINGUINHA
20H30 – GERALDO MAIA



SÁBADO (21/11):

PALCO DA TRADIÇÃO MUSICAL PERNAMBUCANA
16H – SIRIRI DE ÁGUA FRIA
16H30 - CÔCO DE XUCURU
17H – ENCERRAMENTO DOS CURSOS DE ARTES DO SESC – PERCUSSÃO, VIOLÃO E CORAL.
17H40 - BANDA DE PÍFANOS DE BELO JARDIM

MOSTRA DE MÚSICA LEÃO DO NORTE
19H – GLAUCO SEGUNDO (RECIFE)
19H30 – ANDRÉ MARIA (RECIFE)

CALEIDOSCÓPIO MUSICAL
20H – CLÁUDIO ZEBARSY
20H40 – GRUPO FEIRA DE MANGAIO
21H50 – CASAS POPULARES DA BR 232 (OLINDA)



DOMINGO (22/11):
DOMINGO PARA A MÚSICA – PISCINA
10H – CÉLIO VOZ E VIOLÃO

FORRÓ DE DIA
11H – TRIO ROJÃO


CORTEJO CULTURAL
16H – CONCENTRAÇÃO (POSTO TEXACO)
COM: BOI DA GENTE, TRUPE DO PALHAÇO ARCO-IRIS E MÚSICOS DA CIDADE.
17H10 – RECEPÇÃO DO CORTEJO COM O GRUPO SCALLA SONORA.

MOSTRA DE MÚSICA LEÃO DO NORTE
19H – LULA MOREIRA E ORQUESTRA DO SERTÃO, DE ARCOVERDE
19H30 – LEANDRO VAZ, DE ARCOVERDE
20H – CORAL VOZES DO SERTÃO, DE ARCOVERDE



SEGUNDA-FEIRA (23/11) – AUDITÓRIO DO IFPE:

MOSTRA DE MÚSICA LEÃO DO NORTE
15H – ERISSON PORTO (CARUARU)
15H30 – VALDIR SANTOS (CARUARU)
16H – DEBATE: QUE MÚSICA QUEREMOS, QUE MÚSICA FAZEMOS, COM SÔNIA GUIMARÃES..

PROJETO SONORA BRASIL – 4ª ETAPA
20H – ALUISIO LAURINDO JÚNIOR (AP) E NICOLAS DE SOUZA BARROS (RJ).

Participe!

Divulgue!

Piso do Magistério!












Por solicitação da deputada estadual Teresa Leitão, será criada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério. A audiência pública ocorrerá nesta próxima quarta-feira (18/11), às 10h, no auditório do anexo I da Assembleia Legislativa.

A deputada participou de dezenas de conferências municipais de educação e constatou que muitas prefeituras ainda não implementam o que manda a Lei Federal 11.738, que institui “o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério”.

A Frente Parlamentar vai trabalhar para fazer um levantamento da situação no Estado e para procurar caminhos que façam com que todos os entes públicos cumpram a lei. A partir de 01 de janeiro de 2010, todos os entes da federação (estados, municípios e Distrito Federal) são obrigados a “elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial dos profissionais do magistério”.

Lançamento da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério

Data: Quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Horário: 10h
Local: auditório do Anexo I, Assembleia Legislativa,

rua da União, 439, Boa Vista, Recife-PE


Informações: (81) 3183.2704

Filosofia Diária!


Pensa!
O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer!
Diz! Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só dizer.
Você também tem que fazer!
Faz!
Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer."
Gabriel Pensador




Gabriel o pensador, nome artístico de Gabriel Contino, carioca, nascido em 04/03/1974, é cantor e compositor, considerado um dos grandes nomes do rap brasileiro.

E o dinheiro Público pra onde vai?

Dei uma passada logo cedinho pelo blog "vamosfalar mais" e vi a quantidade de Dinheiro destinado a Belo Jardim de Janeiro a setembro/2009!

Para a saúde: Nada menos do que:
R$ 5.050.911,10

E as crianças de Belo Jardim... continuam nascendo em outras cidades!



Para o transporte escolar a prefeitura recebeu a bagatela de:

R$ 536.154,34

Mesmo assim, os alunos do Projovem Urbano não têm acesso à esse serviço!


Para onde está indo o dinheiro público? Essa é a pergunta que não quer calar!


Penso que já passa da hora da Câmara de Vereadores tomar uma providência,pois estamos fartos de "PITI" de vereador nas rádios da cidade com o objetivo de sensibilizar a opinião pública.


Comecem a fiscalizar o dinheiro público:
ele é seu,
é meu,
é nosso!
E nós o elegemos para esse fim.


Que tal solicitar ao Poder Executivo as folhas de pagamento de todas as secretarias?

Que tal fazer um levantamento das receitas e despesas com o transporte escolar?

Lembrem-se sempre, car@s vereador@s!

"A dúvida é o principio da sabedoria."

(Aristóteles)


Mais informações sobre os repasses financeiros para Belo Jardim: acessem o Portal da Transparência ou dê umapassadinha no blog:

www.vamosfalarmais.blogspot.com

O PED em Belo Jardim!

O jovem Bruno Galvão, estudante de Jornalismo, filiado ao partido desde 2000, candidato a vereador nas eleições 2008, é o candidato a presidente no Município com o n° 580
Para compor o Diretório Municipal, a Comissão de Ética e o Conselho Fiscal, aqui no município também não há disputa, tod@s @s representantes das tendências internas se uniram em torno de um único objetivo: O fortalecimento do PT, A Chapa: O Partido que muda uma cidade! tem o n° 680 e é composta por:

01. Adilza Cristina
02. Adones Valença
03. Antonio Cavalcante
04. Conceição Coelho
05. Egnaldo Pereira
06. Elenete Costa
07. Elisângela Coelho
08. Evandro Coelho
09. Gabriel Marcos
10. Gênison Braga
11. Gilber Galvão
12. Gildo Costa
13. Jackson Braga
14. Josenildo Cordeiro
15. José Alexandre Barros
16. José Neilton senhorinho
17. Juvâ Pereira
18. Mayza Souza
19. Manoel Gabriel
20. Maria de Lourdes Coelho Souza
21. Paulo Paiva
22. Ricardo Oliveira
23. Selma Ferreira
24. Severino Venceslau
25. Stefano Galvão
26. Thiago Galvão.




Comissão de Ética:


01. Adilson Filho
02. Camila Nascimento
03. Gildo Marinho
04. Juvânia Renata
05.Gabriela Costa



Conselho Fiscal:


01. Carlos Alberto Brasiliano
02. Helaine France
03. Mercês Costa
04. Vanda Farias
05. Adalva C.G.Marangon


Local da Votação: Rua João Pessoa, 136 - Calçadão
Hora: das 08:00 as 17:00 horas
Data: 22/11/2009

DOMINGO!

Não esqueça de levar a carteira deIdentidade!

A Disputa em Pernambuco!


Candidato a reeleição Jorge Perez faz parte da tendência Construindo um novo Brasil o seu n° é 380, sua chapa para o Diretório Estadual é a de n° 480, em nível nacional defende a chapa O Partido que muda o Brasil (280) e o nome de José Eduardo Dutra para presidente (180).

Fernando Ferro é deputado federal desde 1994,dirigiu opartido de 1987/1992, seu n° é 340, aqui no estado, sua chapa para o Diretório Estadual é a de n° 440, em nível nacional defende a chapa Mensagem ao Partido (240) e o nome de José Eduardo Cardozo para presidente (140). Faz parte da tendência: Mensagem ao Partido.

Disputa Nacional II



José Eduardo Dutra n° 180
www.joseeduardodutra.180.com.br



Nesta chapa contamos com os nomes de 06 pernambucanos:

Humberto Costa
Mauricio Rands
Micheline Severina
Pedro Eugênio
Tereza Leitão e
Vera Gomes

PED 2009 - Disputa Nacional

José Eduardo Cardozo, n° 140

Chapa: Mensagem ao Pertido n° 240

www.mensagemaopartido.org.br

Essa Chapa conta com os nomes de 06 pernambucanos, São eles:

Carlos Padilha
João da Costa
João Paulo
Karla Menezes
Louise Caroline e
Oscar Barreto

Iriny Lopes, n° 120
Chapa: Esquerda Socialista n° 220


Geraldo Magela n° 150
Chapa: Movimento Partido Para Todos n° 250



Serge Goulart n° 190
Chapa: Virar à esquerda! reatar com o Socialismo
www.marxismo.org.be/ped.phd



Markus Sokol n° 110
Chapa: Terra Trabalho e Soberania
http//:ttsbrasil2009.wordpress.com





Sem candidat@s a presidente temos ainda duas chapas que concorrem ao Diretório Nacional:

Contraponto n° 230
e
Partido Para Todos n° 270

Eleições Diretas noPT !


A história do PT é a história de um partido político com vocação democrática e popular. Essas vocações se reafirmam a cada Processo de Eleições Diretas - PED, realizadas.

O processo eleitoral que renovará as direções partidárias em todos os níveis - Nacional, Estadual e Municipal - está marcado para o próximo domingo, dia 22 de novembro de 2009, das 08:00 as 17:00, e o segundo turno, se houver acontecerá em 06 de dezembro/2009.

Durante o PED, serão eleit@s @s delegad@s para o IV Congresso Nacional do Pertido que deverá ocorrer no início de 2010, com o objetivo de debater o programa de governo 2010/2014 e ainda o processo de escolha das candidaturas.

Quem vota?

Tod@ filiad@ que realizou sua filiação até 22 de novembro de 2008. E para votar é preciso apresentar no local de votação a carteira de Identidade.