Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 6 de março de 2010

Poesia nossa de cada semana!

Mulheres

Pablo Neruda

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.


Pablo Neruda

Filosofia Diária!


"O Grau de civilização de uma sociedade se mede pelo grau de liberdade da mulher."

Charles Fourier 1772-1837





François Marie Charles Fourier (Besançon, 7 de Abril de 1772Paris, 10 de Outubro de 1837) foi um socialista francês da primeira parte do século XIX, um dos pais do cooperativismo. Foi também um crítico ferino do economicismo e do capitalismo de sua época.

Mulher Brasileira: Exposição

sexta-feira, 5 de março de 2010

08 de Março - ainda é preciso avançar!

O dia 08 de março é um marco na vida de todas as mulheres, por representar historicamente a luta pelo nosso espaço na sociedade, pelo combate à violência e à discriminação contra a mulher.

Longe de representar mais uma data comemorativa em alusão ao fato de termos nascido mulher, o dia 08 de março remonta aos movimentos de protestos realizados por mulheres em todo o mundo ao longo da nossa história, desde o século XIX, com a revolução industrial, quando em 08 de março de 1857, operárias da indústria têxtil realizaram uma marcha, violentamente reprimida, por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho, que chegava a 16 horas diárias, com salários inferiores aos dos homens.

Estamos no 3º milênio e apesar de toda evolução tecnologica, a igualdade social ainda é coisa do futuro. Somos 41% da população economicamente ativa, ¼ das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e com um agravante: a nossa renda anual é 70% inferior a do homem.
Por essas e outras, se faz necessário unir forças na luta contra a pobreza e as desigualdades sociais. É preciso ir às ruas e mostrar a nossa cara independente de cor, raça ou credo. Temos que denunciar que sofremos no nosso dia-a-dia: violência doméstica; assédio sexual; discriminação quando somos mãe solteira; que os nossos salários são inferiores...
Agora, é bom lembrar que a nossa luta não começa agora, nem se torna restrita a 08 de março. Mulheres de todos os tempos (no mundo) nunca se conformaram com a situação de desigualdade. No decorrer da história da humanidade a nossa luta se faz presente. Cada mulher ou cada grupo de mulheres encontrou a sua forma de luta no seu tempo e com o seu talento de lavadeira, agricultora, médica, dona de casa, poetisa... E com isso só temos avançado. Conseguimos votar, ser votada, mas, ainda nos falta muito.

terça-feira, 2 de março de 2010

A Luta das Mulheres & Tereza Leitão


Em 1910, mulheres de 17 países do mundo reuniram-se em uma conferência e criaram o Dia Internacional da Mulher. Foi uma homenagem às operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque que em 8 de março de 1857 fizeram a primeira greve conduzida por mulheres. Pagaram com a vida sua ousadia.


Passados 100 anos, as mulheres não pararam de lutar e vêm, desde aquelas operárias, conquistando espaço e respeito.

E para comemorar o Centenário do Dia Internacional da Mulher, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) convida você para um Grande Expediente Especial, na sede do Poder Legislativo de Pernambuco