Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 8 de agosto de 2009

Exemplo para as Câmaras de Vereadores!

A Câmara Municipal , numa ação inédita na cidade reduziu R$ 378.000,00 (trezentos e setenta e oito mil reais) do seu orçamento para beneficiar o município que passa por dificuldades financeiras.

Pela Constituição Federal a Câmara Municipal tem direito a 8% da arrecadação e quando fixou seus gastos para o exercício de 2009 (R$ 1.939.500,00) o fez no limite máximo permitido, aliás fixação feita após conhecido o resultado das eleições do ano passado, o que caracterizou uma manobra política preparatória para uma oposição ao atual prefeito.

O bom senso imperou e a Câmara revisou seus gastos e está colaborando com o município nesta fase de vacas magras.

Pela lei, a Câmara só deveria repassar ao município os recursos não utilizados no final do ano, e numa medida de muito bom senso, a Casa fez os ajustes orçamentários para que o município não tenha que enviar os recursos e, em contra partida, o município destinará estes valores de acordo com as indicações dos vereadores para projetos sociais na cidade.


Sinto muito não se tratar de ação da Câmara municipal de Belo Jardim!

Trata-se da Camara Municipal de Guariba/SP



http://lucianonanzer.com/

Saudades!


09/08/1997
Morre o Betinho - Herbert de Souza - sociólogo que se dedicou as causas humanas contra a miséria, a fome e pelo direito à cidadania!

Ao longo da vida, Betinho foi obrigado a conviver com limitações impostas pela saúde frágil. Hoje, 74 anos depois de seu nascimento e doze anos após sua morte, brasileiros e brasileiras se lembram do homem que os ajudou a apreender, recém-aportados no seu processo de redemocratização, o significado da palavra cidadania. “Ele faz uma falta danada. Era dessas pessoas, os Gandhis da vida, que se apresentam de tempos em tempos e mudam os rumos de uma comunidade, de uma nação, ou mesmo da humanidade”, diz Carlos Afonso.

Betinho dizia que cidadania é a prática de quem está ajudando a construir os valores democráticos. Baseado nesses princípios, sentenciou certa vez: “Entre o presidente e o cidadão, fico com o cidadão”.

Seu legado cidadão é, todavia, muito maior do que a mera noção de cidadania

Lembrar para não repetir!


09/08/1945

Uma bomba atômica apelidada de "Big Fat" foi lançada sobre Nagasaki, matando 39.000 pessoas e deixando outras 25.000 feridas, mutiladas...

Filosofia Diaria!


"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora...Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.A capacidade de escolher novos rumos.Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho.Além do trabalho, a ação.E, quando tudo mais faltasse,um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
(Mahatma Gandhi)



conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (Porbandar, 2 de Outubro de 1869Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. (Ver também: Mahatmas).

Olha o golpe ai, gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Algumas Câmaras Municipais desse "mundão sem porteiras" querem este ano comemorar os 21 anos da nossa Constituição Federal, rasgando-a, pisoteando-a... jogando-a no lixo!
Sabem qual é a última desses Vereadores que em nada representam o povo ou sequer cumprem suas obrigações de legisladores e/ou fiscalizadores?
Querem fixar o número de vereadores dessas Casas Legislativas. Isso porque são contra a aprovação da PEC que promove a recomposição do número de Vereadores.
Será que a Câmara de Belo Jardim está pensando nisso? Claro que está, pois principalmente aqui só legislazam em causa própria!


Agora pelo amor de Deus, alguém me socorra!
Desde quando a Lei Orgânica Municipal pode ir de encontro a uma Emenda Constitucional?

Ou será que já tiraram a Constituição do topo da Pirâmide Normativa?

Feliz Dia dos Pais!

poemas de mario quintana para o dia dos pais

As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas...

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...

(Mario Quintana)


A todos os Adelson, Bruno, Junior, Adalberto, Adeildo, Fábio... José, Ricardo, Antonio,Josenildo,Gildo... Um Feliz dia dos pais!


Aqui no Brasil, a criação dessa data é atribuida ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela 1ª vez, no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Arte é um poderoso instrumento de Libertação!

[...]E o povo deve ter acesso não só à Cultura alheia, mas aos meios de produzir sua própria Cultura sem servilismos, sua Arte sem modismos, porque entendemos que Arte e Cultura são formas de combate tão importantes como a ocupação de terras improdutivas e a organização política solidária. Sonho com o dia em que no Brasil inteiro, haverá em cada cidade, em cada povoado ou vilarejo, um Ponto de Cultura onde a cidadania possa criar e se expressar pela arte, afim de compreender melhor a realidade que deve transformar. Nesse dia, finalmente, terá nascido a Democracia que, hoje, só existe no nosso imaginário! Ser cidadão,ser cidadã, não é apenas viver em sociedade: [...]
é transformar a sociedade em que se vive!
Com a cabeça nas alturas,
os pés no chão,
e mãos à obra!
(parte do discurso de Augusto Boal no Forum Social Mundial)
Separando alguns papéis para arquivar encontrei o discurso de Ausguto Boal no Fórum Social Mundial... relendo-o, começo a compreender o por quê de tanto descaso com a Arte por esse mundão afora, especificamente aqui em Belo Jardim.
Grande Augusto Boal!!

Filosofia Diária!


"A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte."


(Edgar Morim)




Sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo, francês, nascido em 1921. É doutor honoris causa por 17 universidades e um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século XX ainda vivo.
Escritor infatigável, Edgar Morin é autor de mais de 60 livros sobre temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, da etnologia à educação. Participou da resistência armada à ocupação nazista da França. Foi também um dos primeiros intelectuais a romper com o Partido Comunista Francês em nome da liberdade de espírito e da recusa do stalinismo. É diretor emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica, fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Mais um sucesso do Palco Giratório!



Mais de 400 pessoas ( a maioria, estudante do Projovem Urbano) não puderam ontem, assistir ao espetáculo Diário de um Louco, do grupo Lavoura de Teatro da Paraiba, promovido pelo SESC-LER, programação do Projeto Palco Giratório.

[...]Para os que puderam assistir a apresentação, ficou o prazer de presenciar um momento único, lúdico e cheio de conteúdo que foi a encenação. Para os mais de 400 que não puderam acompanhar, ficou a certeza que Belo Jardim, um cidade com mais de 70.000 habitantes, não dispõe de espaços adequados para receber espetáculos do tipo e a frustração por ficar de fora do acontecimento.
A coordenação de Cultura do Sesc Belo Jardim está de parabéns pela realização, pelo capricho na profissionalização dos eventos que promove e pela dedicação em trazer à nossa cidade espetáculos que percorrem todo o país levando arte e cultura na bagagem.
Reconhecemos os esforços empenhados para dispor à nossa população de momentos ricos em música e visual. Parabéns ao Sesc Belo Jardim! Parabéns Ana Flávia pela dedicação e profissionalismo. [...]



Infelizmente... Teatro? Desculpa! Não temos.
leia mais no blog: vamosfalarmais.blogspot.com/
A nossa sorte no entanto, é que lá estava um representante do povo, o Vereador Valdemir Cintra, que presenciou as pessoas indo embora por falta de espaço.
O ideal seria que ele, apresentasse um Projeto ao Poder Executivo para reformar o nosso Teatro Diná de Oliveira, ou, quem sabe, contruir um Teatro Municipal. Cá pra nós, a idéia é melhor do que a construção do Shopping prometido em campanha.