Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Serviço de Saúde em Belo Jardim: "É a peleja do diabo com o dono do céu"!


O problema é que a falência do aparato com que o município/prefeitura, hoje finge dar assistência médico-hospitalar aos cidadão e cidadãs belojardinenses, resulta de um somatório de descaso, incompetência e irresponsabilidade dos governos que tivemos nestas últimas décadas.

A batalha é grande para conseguir uma consulta com qualquer especialista, é a "peleja do diabo com o dono do céu". Nesse caso, as pessoas procuram a Secretaria de Ação Social, e, dependendo da pessoa, conseguem uma autorização/pagamento... para tal consulta em clínicas particulares da cidade (assim me relatou uma senhora que estava por lá- e pasmem! dando graças a Deus por isso).

Dói saber que o bem comum, não é assim, geral, de tod@s. É bem de poucos, é bem de correligionários! Essa é a famosa troca de favores tão utilizada pelos governantes de nossa cidade. Toma lá a consulta, me dá cá, o voto...

Falta leito nos atendimentos de emergência, e nos que existem falta lençóis...

Falta vagas para quem necessita de internamento;

Falta merdicamentos...

Por falta de leitos para internamento, acabam por transferir para outros leitos hospitalares de outras cidades que mal possuem abrigo para as demandas já existente. Para esse procedimento (transferência à granel) o Hospital além de contar com quatro ambulâncias, conta ainda com os serviços de cinco carros de aluguél, inclusive de funcionários do hospital.

Os medicamentos de lá, já chegam com asas, com pernas... com votade própria, ficam pouco tempo, talvez não aguentem a fedentina. Para onde vai esses medicamentos? @s funcionári@s sabem, mas, têm medo de falar, medo de perder o emprego. O que contam é que o material cirúrgico que deveria ser exclusivo de uma cirurgia, é usado, irresponsávelmente em dois,três procedimentos.

@s necessitad@s da saúde estão cansad@s, e o que é pior, não têm a quem recorrer, e por conta disso, muitos chegam a pagar pelos procedimentos já pagos pelo SUS. E isso na minha opinião tem nome e sobrenome: é corrupção fortalecida na impunidade.

Sugerir que a prefeitura, possa abrir uma sindicância interna para apurar esses fatos, seria ingenuidade da minha parte. Para a Câmara de Vereadores, a reposta seria a da cantiga :"quero não, posso não, minha... não deixa não".

A falha é coletiva: da população que não exerce sua cidadania, quando em muito reclama, mas não tem coragem de denunciar; d@s funcionári@s que sabem ser de tod@s a responsabilidade, mas, ficam procurando alguém para colocar o "guiso no pescoço do gato", e de um modo mais agravado e, em certo sentido, EXCLUSIVO DOS PODERES PÚBLICOS. "O planejamento/fiscalização é pilhéria por aqui, em que pese toda a atenção que o texto constitucional devotou a eles.




Hospital de Belo Jardim! Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!



Neste tempo de ausência por aqui, fui, algumas vezes ao Hospital de Belo Jardim, uma dessas idas para visitar uma amiga, outras precisando dos serviços. Por lá conversei com muita gente, pacientes, funcionári@s ... quase enfarto com o que vi, senti e ouvi.

No curto tempo da visita, fiz das "tripas coração" pra aguentar a fedentina de lá. E quando precisei dos serviços... aí a coisa fedeu! Horas a fio, esperei por um/a médic@ que pudesse me atender, em vão, sai de lá sem atendimento. No intervalo da longa espera pude observar o caos no atendimento à população (Lá a pisadinha é essa: dipirona e/ou voltarem para qualquer mal), equipamentos sucateados ou inexistentes, escassez de medicamentos...


Essa é a nossa realidade!

Esse é o modelo DEM/Marco Coca-cola e dos Mendonça de governar!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A pisadinha é essa!



Enquanto os Poderes Constituidos - Vereadores/Prefeito/Conselhos Municipais..."descansam" a cidade se arrasta rumo ao fundo do poço!

Mais uma reforma no CALÇADÃO, menos acessibilidade aos portador@s de deficiência!

AlôôôôÔ Ministério Públicoooooooooooooooooooo!


[...] Enquanto os homens exercem
seus podres poderes
Morrer e matar de fome
de raiva e de sede
São tantas vezes
gestos naturais [...]

será que nunca faremos
senão confirmar
Na incompetêncxia ...
Que sempre precisará
De ridículos tiranos
será, será, que será?
Será que essa
Minha estúpida retórica
trerá que soar
Terá que se ouvir
Por zil anos [...]

(Podres Poderes - Caetano Veloso)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Serra do Vento - um paraíso ameaçado!

"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana."
(Dalai Lama)


Com seus inúmeros encantos e belezas, Serra dos ventos, é atualmente, um dos principais destinos turísticos dos belojardinenses. O futuro do paraíso, porém, está em jogo, ameaçado pelo crescimento recente e desordenado , e ainda pelo desatino político administrativo instalado na cidade com o modelo DEM de governar, desde o ano de 2000.

O crescimento desordenado é público e notório, principalmente às margens da barragem de Tabocas, o que torna inviável uma possibilidade de ecoturismo na região, o que geraria emprego e renda para a cidade.

A explosão de "pontos de cachaça" ameaça a biodiversidade e a vida de milhares de jovens, que, carentes de lazer e de pontos de cultura de fato, se aventuram no tripé: cachaça/mergulho/volante (sem contar que a estrada que dar acesso ao local é perigosa, mal conservada e sem sinalização). Quantos precisarão morrer por lá para que a administração local tome uma providência, não se encontra no local nenhum banheiro, salva-vidas ou segurança... é o caos!

Tudo isso é a falta de um projeto para o desenvolvimento econômico, aliados à fragilidade ideológica do governo municipal (leia-se prefeito Marco Coca-cola), que conta com a inoperância do Poder Legislativo (leia-se vereadores) e com a falta de mobilização da sociedade civil, o que contribui para o que os especialistas chamam de "urbanismo de risco", e o que vem a gerar a iniquidade social e acelerar o processo de tensão e violência.

Como resultado desse desatino político-administrativo, o quadro atual das belezas de Serra dos ventos apresenta características de turismo predatório, favelização, impactos sócio-ambientais graves e o que é pior, a descrença na capacidade gerencial da máquina pública.


"Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você? (Renato Russo).


Cadê a Prefeitura para organizar o local e desenvolver um projeto de ecoturismo que poderá gerar emprego e renda para toda população?


Cadê os vereadores da cidade que não fiscalizam nem sugerem nada ao Poder Executivo?


Cadê o Conselho Municipal de Turismo?


Já passa da hora de nos organizarmos!

[...] Esperteza, paciência
Lealdade, teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há pra nada pra temer [...]

(Juntos somos fortes - Chico Buarque)

A missa em Serra do Vento!


"Todos somos responsáveis de tudo, perante todos."

(Dostoievski)



Como já mencionei antes, no último dia do ano, 31/12, fui com a minha família, assistir a missa na Igreja de Serra dos Ventos, celebrada pelo Padre Eliseu.

Naquele momento, o pároco aproveitava a ocasião para chamar à atenção d@s fiéis contra o descaso e total abandono em que se encontra a comunidade, cobrando atitudes mais firmes por parte das lideranças políticas do local, inclusive, cobrando uma postura do vereador, pediu que o mesmo começasse a atuar como tal. "um mandato de vereador vai muito mais além do que apenas prestar favores pessoais, se faz necessário uma cobrança maior aos poderes constituídos, se faz necessário uma fiscalização eficaz com os recursos públicos.

Lá ficamos sabendo que até o terreno que servia de "lixão" para a comunidade, foi tomado pelo dono, por falta de pagamento por parte da Prefeitura, como se não bastasse, o lixo de Serra do Vento agora vem parar na cidade.

O padre, fez um apelo a comunidade, usando um texto dessa blogueira:

"...E só renasce a pessoa que desperta para uma compreensão mais larga de si mesma! Só renasce, quem compreende as mudanças que necessita efetivar! Renasce, quem encontra tempo para refazer planos e reconsiderar os equívocos!"



É descaso nos quatro cantos da cidade!
É o modelo DEM de governar


É preciso despertar!
É preciso reconsiderar, rever nossos equívocos!

Por onde andei ...



" Desculpe,
Estou um pouco atrasado,
Mas espero que ainda dê tempo
De dizer que andei ..."

(Nando Reis)




...Muito ocupada nas funções de avó, foram dias/noites de muitas brincadeiras, festas, oficinas, produção de bonecas de papel machê, colchas de retalhos, hora do conto... intercaladas com a função de professora de Ciências Humanas do PJU - revisão de assuntos dados, prova final, cadernetas, notas, registro de frequência...

Nos dias de ócio, transitei entre Belo Jardim e Serra do Vento (Tabocas/Piaca), nessas andanças resolvi participar, com a minha família, da missa celebrada pelo Pe. Eliseu, um dos objetivos: mostrar a minha neta Maria Eduarda, um pouco das tradições da nossa terra (já que a mesma mora em Altamira/PA), levar até ela, um pouco da minha infância - "a Lapinha".

A ida a igreja de Serra do Vento, rendeu muitas observações, até porque "sou do tamanho do que vejo, e não do tamanho da minha altura." (Fernando Pessoa), sobre esta experiência, faremos uma postagem exclusiva.

Por onde andei, grande parte da população belojardinense também andou ... pois Serra dos Ventos com seus inúmeros encantos e belezas, é, atualmente um dos principais destinos turísticos da nossa população. O futuro do paraíso, porém, está em jogo... (disso falaremos mais tarde, em outro post).

Nesse tempo também, precisei dos serviços oferecidos pelo hospital, ufa... ai foi luta viu! E portanto merece uma postagem especial.

Se por onde andei, não estava atuando na blogosfera, estava em estado de alerta sobre tudo o que acontecia, principalmente na minha cidade e tenham certeza, por aqui, já vi sol bem mais ardente, já vi céu bem mais azul...

Andei por aí... mas cheguei!