Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 16 de outubro de 2010

A Juventude deixou de ser invisível!

“Eu vou no bloco dessa mocidade

Que não tá na saudade e constrói

A manhã desejada”
Gonzaguinha


O Governo Lula e Dilma foi um marco histórico para consolidar a juventude como sujeito de direitos no Brasil. Hoje, a juventude consta na Constituição Federal ao lado de crianças e idosos. Devem possuir direitos garantidos por lei. A juventude foi tratada durante o Governo Lula/Dilma de forma completamente diferente do Governo FHC/Serra. É mais um motivo para demonstrar de que lado a juventude está.


Durante o governo FHC/Serra, a juventude era caso de polícia. Era um problema relacionado à violência nos centros urbanos e às drogas. No governo Lula/Dilma, foi instituído o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Mais de 11 mil jovens estão sendo formados como multiplicadores da cultura de Paz, atingindo mais de 400 mil jovens.


Durante o governo FHC/Serra, foi criada apenas uma universidade pública.

No governo Lula/Dilma, foram criadas 14 novas universidades e 117 campi/unidades. O número de vagas em graduação presencial aumentou de 106,8 mil em 2003 para 195.3 mil em 2009.



Durante o governo FHC/Serra, acelerou-se o processo segundo o qual só poderia ter acesso à universidade quem pudesse pagar por ela. Os tucanos privatizaram, assim, o ensino superior brasileiro.


No governo Lula/Dilma, mais de 700 mil jovens entraram na universidade via ProUni, fecharemos 2010 com 214 novas Escolas Técnicas, com 500 mil vagas em todo o país. As vagas nas universidades públicas federais deve atingir um crescimento de 100%, chegando a 250 mil esse ano.



Durante o governo FHC/Serra, foi criada Desvinculação das Receitas da União (DRU), que retirava cerca de R$ 10 bilhões de reais por ano do orçamento do Ministério da Educação (MEC).


No governo Lula/Dilma, acabou a DRU da educação e o orçamento do MEC representa hoje o equivalente a três programas Bolsa-Família.


Durante o governo FHC/Serra, a juventude foi responsabilizada por sua própria situação de desemprego e pobreza. O individualismo foi promovido como única alternativa.


No governo Lula/Dilma, foram criados diversos programas sociais voltados para a inclusão social não limitada à questão do emprego. Os programas de transferência de renda estão relacionados ao acesso à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à participação cidadã... O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) é hoje o principal programa de articulação entre o combate ao desemprego juvenil, a elevação da escolaridade e a participação cidadã.


Durante o governo FHC/Serra, a precarização do trabalho juvenil atingiu recordes. Os salários dos jovens é, em média, metade dos adultos. As suas jornadas de trabalho semanais impedem a possibilidade de estudar. Os jovens são maioria entre os que não possuem previdência social nem qualquer direito trabalhista garantido pela carteira assinada. Por exemplo, houve um crescimento recorde no número de estagiários no país, que são estudantes contratados precariamente como mão-de-obra barata.


No governo Lula/Dilma, foi iniciada a formulação de uma Agenda Nacional de Promoção do Trabalho Decente para a Juventude e foi convocada a realização da I Conferência Nacional de Trabalho Decente e Emprego. É a oportunidade que a juventude brasileira tem de dizer onde e como quer mudar a sua situação no mercado de trabalho no país.


Durante o governo FHC/Serra, não existia política pública para juventude rural. Os movimentos do campo eram tratados como criminosos e duramente reprimidos.


No governo Lula/Dilma, a juventude rural tem uma política nacional de acesso à terra e ao crédito e investimento na participação nos movimentos. Mais de 40 mil jovens são donos da própria terra, via Programa Nossa Primeira Terra e mais de 24 mil jovens são beneficiados pelo crédito produtivo do Pronaf Jovem.


Durante o governo FHC/Serra, a juventude foi afastada do acesso aos bens culturais e apenas os empreendimentos comerciais recebiam incentivo público.


No governo Lula/Dilma, foi criado o programa Cultura Viva, que hoje conta com mais de mil Pontos de Cultura em todo o país.


Durante o governo FHC/Serra, a juventude era recebida em Brasília com balas de borracha, cães e tropa de choque.


No governo Lula/Dilma, foram realizadas conferências e encontros, instituído o Conselho Nacional de Juventude, a Secretaria Nacional de Juventude e hoje Brasília tem sido sede dos principais eventos de juventude do país e da América Latina.


Durante o governo FHC/Serra, foi estimulado o voluntarismo de jovens como alternativa ao sucateamento da educação pública, promovida pelos próprios tucanos.


No governo Lula/Dilma, houve investimento público na participação popular para elevar a capacidade de formulação, organização e mobilização social da juventude em busca de direitos. Exemplo é o investimento feito pelo Governo Lula/Dilma na criação dos Coletivos de Juventude e Meio Ambiente, espalhados pelo Brasil e que veio a constituir a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA), um movimento autônomo.


Nos anos 1990, a juventude balança as bandeiras nas campanhas eleitorais. Em 2010, a juventude elabora sua própria plataforma, o Pacto pela Juventude e vai às ruas, mostrando sua cara e sua posição política na disputa entre os dois projetos: queremos que o Brasil siga mudando, com Dilma Presidenta.


Anderson Campos,
sociólogo, assessor da Secretaria Nacional de Juventude da CUT, é autor do livro "Juventude e Ação Sindical: crítica ao trabalho indecente" (no prelo). @andersonScampos







Esse é mais um motivo para voltar Dilma Presidente
Votar 13!





















sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Reflexões para @s professor@s!

"Um bom mestre tem sempre esta preocupação: ensinar o aluno a desvencilhar-se sozinho."
(André Gide)



"O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender."
(Janoí Mamedes)


"O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento."
(Erasmo)


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que ele sabe tanto quanto você."
(Richard Bach)



E em nome de: Anna Koscina, Danielle Navarro, Kelma Godoi, Laércio Silva, Mariana Cunha e Oswaldyrene Almeida, (Professor@s do PJU) faço a minha homenagem a tod@s @s professor@s que não se curvam ao imaginário do sacerdócio, aos que são apaixonad@s pela profissão... aos que têm esperanças de um mundo melhor!

Feliz dia dos professor@s para tod@s nós!

Verdades da profissão de professor!


[...]Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.

Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.[...]

Como surgiu o Dia do Professor:

Comemorado no dia 15 de outubro, no entanto, poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Site www.unigente.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TUCANOS SEM PROPOSTAS, ATACAM COM MENTIRAS!

O CAMINHO DA CALÚNIA

por Tony Chastinet

Recebi ontem à noite um daqueles e-mails nojentos e anônimos, que estão circulando na internet, com calúnias contra a candidata Dilma Roussef. Decidi gastar alguns minutos para tentar identificar os autores. Consegui, e repasso abaixo as informações sobre os autores da baixaria – incluindo as fontes da pesquisa.

Há um e-mail circulando na internet com o seguinte título: “Candidatos de esquerda”. Na mensagem há uma série de calúnias contra Dilma, e o pedido para se votar no Serra. Também recomenda a leitura do site: www.tribunanacional.com.br.

Entrei na página e de cara me deparei com aquela foto montada da Dilma ao lado de um fuzil. Uma verdadeira central de calúnias ligada à extrema direita. Vejam uma amostra neste link http://www.tribunanacional.com.br/v2/editorial/a-terrorista/.

O e-mail foi enviado para minha caixa postal na noite de domingo. O remetente é um tal de Ingo Schimidt (ingo@tribunanacional.com.br). O site está registrado na Fapesp em nome do “Círculo Memorial Octaviano Pinto Soares”.

Essa associação tem CNPJ (026.990.366/0001-49), está localizada na SCRN, 706-707, Bloco B, Sala 125, na Asa Norte, em Brasília. O responsável pelo site chama-se Nei Mohn. Em uma pesquisa superficial na internet, descobre-se que ele foi presidente da “Juventude Nazista” em 1968. Era informante do Cenimar e suspeito de atos de terrorismo na década de 80 (bombas em bancas de jornais e outros atentados feitos pela tigrada da comunidade de informações). Também foi investigado por falsificar o jornal da Igreja Católica, atacando religiosos que denunciavam torturas, assassinatos e desaparecimentos (vejam abaixo nas fontes).

Nunca foi investigado e sequer punido pelas barbaridades que aprontou. Para isso, contou com a proteção dos militares e da comunidade de informações para abafar os escândalos e investigações.

Prossegui na pesquisa e descobri que o filho de Nei, o advogado Bruno Degrazia Möhn trabalha para um grande escritório de advocacia de Brasília contratado por Daniel Dantas para representar o deputado federal Alberto Fraga (DEM) em ação no TCU movida pelo deputado para tentar impedir a compra de ações da BRT/OI pelos fundos de pensão.

Interessante essa ligação entre a extrema direita, nazistas e Daniel Dantas. Mas tem mais.

No registro do site ainda há outros dois nomes apontados como responsáveis pela página: Antonio Afonso Xavier de Serpa Pinto e Zoltan Nassif Korontai.

Serpa Pinto trabalha na Secretaria da Fazenda de Mato Grosso. Korontai é responsável pelo site http://www.projetovendabrasil.com.br. É um negócio estranho como pode ser visto na página da internet. Ele atua na área de tecnologia e fez concurso para analista de sistemas no TRE do Paraná.

O cadastro do site dele está em nome da CliqueHost Internet Hosting e Eletro Eletrônicos (CNPJ 008.144.575/0001-90 – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 246, SL 18, São Paulo). O responsável chama-se Frederich Resende Soares Marinho.

Marinho é consultor de informática e trabalha em Piraúba (MG). Há uma série de reclamações de que ele vendeu hospedagens de site e não entregou o serviço. Ele é membro da Assembleia de Deus em Sorocaba.

Outro dado interessante: Ingo coloca um link no e-mail para quem não quiser mais receber as mensagens. Esse link aponta para o seguinte endereço: ingo.newssender.com.br. Newssender é um serviço de marketing eletrônico (leia-se spam) registrado e vendido pela Locaweb Serviços de Internet S/A. O curioso é que é o mesmo provedor que hospeda o site do candidato tucano.



http://poemaseconflitos.blogspot.com

terça-feira, 12 de outubro de 2010

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRO DILMA


Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimen to econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.

Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.

Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.

Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.


Leonardo Boff
Chico Buarque
Fernando Morais
Emir Sader
Eric Nepumuceno


http://www.viomundo.com.br/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uma luz !!!!!!!!!!!!



Sou das que consideram que o nível político d@s candidat@s tem que subir e que a nossa cidade, aos poucos vai se tornando mais exigente e se transformando em um lugar mais habitável politicamente. As transformações sociais experimentadas pelo povo povo brasileiro a partir de 2002 com o governo Lula, passam a ser exigência no "cardápio político" d@s eleitor@s de Belo Jardim.

"As visões estão se clareado", as pessoas começam a entender que "gado é que se tange, marca... mas com gente é diferente."

A hora é de lutar para acelerar a modernização do nosso modo de fazer política, pois se avaliarmos mais friamente os resultados de 03 de outubro, vamos nos deparar com uma realidade "cruel", 12.717 eleitor@s deixaram de comparecer as suas seções eleitorais. Sabe-se que muitos motivos podem ser agregados a esse fato: moram em outros lugares, doença, viagem ... mas sabemos também que a maior parte deixou de ir votar porque deixou de acreditar na política.




E aos caciques de plantão um alerta! Belo Jardim não engole mais essa história de ter que abraçar um projeto político (seja ele qual for) apenas porque @ postulante ao cargo é da cidade. 21.199 eleitor@s, disaseram não a essa velha prática de fazer política. Fizeram a opção por branco/nulo/Legenda e em outros candidatos fora da "localidade".

O fiel da balança!

Com base na votação de 2008 (ultima eleição que nos serve como referência) podemos observar que as forças políticas de Belo Jardim, estão bem definidas, em se tratando de "poder" no que se refere, transferir votos.

vejamos os dados:


Bruno Galvão do PT:
59% dos seus votos foram para o federal apoiado por ele e 36% para o estadual.

Os dois candidatos apoiados por ele foram eleitos:
Pedro Eugênio federal e
Teresa Leitão estadual.




O Grupo dos dissidentes, liderados por Moacyr Cintra:
55% para o federal apoiado por eles e 43% para o estadual.

Seus candidatos foram eleitos:
Bruno Araújo e Leonardo Dias.




O Verador Cristiano Cabeludo:
35% para o federal e 26% para o estadual

Os dois candidatos do vereador foram eleitos: Cadoca e Júlio Cavalcanti.


Cintra Galvão:
tranferiu para o seu federal 33% e para o estadual 38%

O federal Augusto Maia está dependendo de decisão do TSE e o estadual Cecílio Galvão não foi eleito.




Optamos por não fazer essa relação com o candidato do DEM, levando em consideração o resultado eleitoral. Faltou apoiadores para o mesmo.

E com isso João Mendonça Perdeu ganhando:

O PT e as eleições de 03 de outubro!

A dinâmica de trabalho do Pertido dos Trabalhadores, se diferencia dos demais. O movimento Social/Sindical, tem peso e interfere no processo político eleitoral. E dentro desses movimentos, vários nomes foram discutidos para representar suas bases na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa.




A Contag/Fetape, retitrou da sua base o nome de Manoel Santos - o mesmo foi apoiado aqui pelos sindicalistas Paulo Paiva, Araújo (e toda a direção do STR-BJ) e por Neilton Senhorinho do Sindicato do Metalúrgicos.



O SINTEPE, mais uma vez apresentou o nome de Teresa Leitão, a mesma foi apoiada aqui por Bruno Galvão e parte da juventude petista (Kajuru, Adones, Gênison e Jackson Braga).


A CUT (núcleo de PE) apresentou o nome de Sergio Goiana, e o mesmo foi apoiado aqui pela presidenta do SISMUBEJA, Lourdes Coêlho.


Já a "velha guarda" do PT local (Prof. Adilson, Prof. Ricardo, dr. Manoel Gabriel, Samuel da Caixa, Luizinho... entre outros), decidiram por dar apoio a uma candidatura mais regional, uma candidatura que fosse mais distante da área metropolitana, sendo assim, apostaram no nome do companheiro Rogério Menezes da cidade de Caruaru.





Pois bem, com essa dinâmica, que muita gente (leia-se alguns blogueiros de plantão) não compreendem, e até mesmo eu, acredito não ser boa para o projeto político municipal. obtivemos 1.293 votos válidos para Deputad@s estadual e 1.432 para federal. Ajudamos a garantir os mandatos de Teresa Leitão e Manoel Santos para a Alepe, e para Câmara federal: Pedro Eugênio, Fernando ferro, Maricio Rands e João Paulo.


Uma coisa é certa, ao longo do tempo aprendemos a conviver com as diferenças e respeitamos a democracia!



Em 2012, a eleição é de fato MUNICIPAL!

O grupo dos dissitentes!


A 3ª via, formada por vereadores dissidentes do grupo de Cintra Galvão e liderados por Moacyr Cintra, entrou de cabeça no "jogo político", local, todo o esforço foi concentrado na retirada de votos do eleitorado de Cintra, seu objetivo era claro: derrotar Cecílio Galvão.

Voto por voto foi buscado/conquistado lá, na sua base de origem. Não houve nenhum esforço na conquista de novas bases, no convencimento as pessoas que não acreditam mais na política, na juventude...


O espaço de 2010, foi por eles bem aproveitado também, para o lançamento "extra-oficial" da candidatura do seu líder Moacyr Cintra à Prefeitura de Belo Jardim, em 2012.

O que trouxe de bom para Belo Jardim, o surgimento desse novo grupo político?


Nos trouxe a afirmação de que: quem tem de fato, um projeto político, e deseja vê-lo implementado numa cidade, ouve as pessoas, cede em alguns pontos das sua certezas...


Nos trouxe o ensinamento de que o forte da política é o diálogo, o entendimento e não a imposição!



Foram traidores? Não! Definitivamente não! Apenas quiseram ser ouvidos!

As candidaturas da terra! (2)


Das candidaturas "locais/da terra" - Um era candidato de si mesmo, se apresentou como candidato da união, no entanto ficou claro para @s belojardinenses que ele não era candidato de um grupo, se assim fosse, teria lhes rendido votos na grande Recife, bem como na região metropolitana, reduto eleitoral dos dois federais do seu grupo.

João Mendonça, conseguiu fazer com que 15.324 pessoas abraçassem o projeto político de Mendonça Filho, e este, com mais de 140.000 votos no Estado, não conseguiu ou não quiz, nem 10% desses votos para garantir o mandato do estadual da "sua terra".

parece que o adágio popular tem um grande fundo de verdade: " Em festa de cobra só entra quem tem veneno."


O outro candidato da "terra" dono de uma rejeição expetacular, foi de fato apoiado por uma das grandes lideranças política da cidade, seu pai, o ex-deputado estadual Cintra Galvão. Por outro lado, foi o pivô da discórdia dentro do seu "ninho político".

Apesar de ser Cecílio Galvão, muito jovem, optou por velhos métodos de fazer política. Por velhas práticas, as quais, nos dias atuais, não rendem lá muita coisa.

Toda a sua campanha foi pautada e direcionada para o eleitorado já conquistado por seu pai ao longo da sua vida política. Nenhum esforço foi feito para a conquista de novas bases.

Resumindo:

Um dos líderes políticos há mais de 40 anos aqui na cidade, fez corpo mole e com isso deixou despontar uma nova liderança dentro do seu grupo. João Mendonça, e digo isso levando-se em consideração ter tido o mesmo, mais votos que o federal.

O outro lider, não fez corpo mole. Foi com tudo! No entanto, nos mostra que a sua "força" política, depende e muito de outras forças!

As candidaturas da terra!



Em Belo Jardim, numa característica bem típica da região, o apelo maior foi para "os candidatos da terra! Candidaturas estas, mergulhadas no suspoense do TRE/TSE e em contradições.

Partiram com toda a garra para os ataques pessoais, sem a menor preocupação em apresentar propostas reais para a melhoria da qualidade das pessoas.

Os dois candidatos (com ajuda de uma 3ª força) conseguiram transformar a eleição num "plebiscito" - "Quem teria sido o melhor prefeito de Belo Jardim: João ou Cecílio?"

O povo respondeu a altura, e indicou João Mendonça como melhor prefeito. O povo disse que João Mendonça foi melhor do que Cecílio Galvão, como prefeito, no entanto, achou por bem não conduzí-los para serem seus representantes na Alepe.

Avaliando as eleições (1)



Os resultados das eleições de 03 de outubro em Belo Jardim, refletem a grande vitória/vontade do povo brasileiro.

Mandamos para o senado dois grandes nomes: Humberto Costa e Armando Monteiro, e, acreditamos, farão um bom trabalho no que se refere a qualidade de vida da população.

Colaboramos com a recondução de Eduardo Campos ao cargo de governador.

Para a Câmara federal, ajudamos a maioria da base de apoio ao governo Lula, quiçá Dilma Roussef, e o mesmo aconteceu com a Assembléia Legislativa do Estado.


Agora é só cobrar!!!!!!!!!!!!!