Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Para nós... as prévias!

Em Belo Jardim, terra de Músicos, de festas e de alegria, as prévias carnavalescas seguem, dia a dia animando @s foliões/ãs!

É a cidade ensaiando aqui, o carnaval de várias outras cidades da região.

A partir de hoje, (17/02) é "sebo nas canelas" é "pernas pra que te quero?", e lá se vai grande parte da cidade animar, gastar dinheiro e fazer a história dos carnaval de Sanharó, Pesqueira, Bezerros, Olinda, Recife... Tamandaré...

Faz uma falta danada uma administração que de fato perceba o carnaval como um grande potencial cultural e também gerador de emprego e renda.

Para quem está partindo hoje, boa sorte, bom Carnaval, para quem fica, como eu, só resta desejar que os sinais de TV estejam tinindo para que possamos acompanhar os grandes carnavais pela telinha!




Ensaiando para outros carnavais...

Nesta semana que antecede o carnaval, Belo Jardim se vestiu de confete e serpentina, botou o sorriso na cara e foi para para rua mostrar/declarar que a cidade tem sim vocação para a arte/cultura/folia!


No último dia 11/02 o espaço do clube de Dagoberto foi pequeno para tantos foliões/ãs da cidade e da região, uma festa linda marcada pela presença de famílias inteiras, todas as idades se via por lá, na minha previsão (pode até ser de muitas falhas) cerca de 3 mil pessoas marcaram o passo na festa.


O domingo foi o dia do povo fazer o carnaval!

No dia 12/02 a população marcou presença no já tradicional desfile dos blocos do carnaval independente, organizado/executado, exclusivamente pelo povo. A ordem desse dia foi a de ocupar as praças e invadir as ruas da cidade levando o glamour e a irreverência tão característica nas festas momescas. O Grupo Cultural Boi da Gente, ocupou a Praça dos Motoristas, e lá, recebeu a Vaca Profana que veio da Praça Aluísio Pimentel; o Besouro Verde vindo da Praça Pe. Cícero; e, as Muriçocas da Boa Vista, vindo da Av. Siqueira Campos. Sob uma chuva de prata os estandartes se encontraram, e, feito a entrega da chave da cidade ao Prefeito de Momo, os blocos invadiram as principais ruas da cidade!


Do dia 13/02 em diante. blocos e troças foram organizados e/ou patrocinados pela Prefeitura Municipal. Carnaval para todos os gostos e idades: Futebol; Papangus; Mulheres na Folia (no seu 2º anos); Carnaval estudantil para crianças e adolescentes; a irreverência das "Katraias" que já vêm fazendo história há mais de 20 anos. Todos esses blocos fizeram o maior sucesso, lotaram as ruas esbanjando alegria e numa harmonia de fazer inveja! Não se tem notícias da menor confusão em nenhum momento da passagem desses blocos!








Pois é, ta aí a "prova dos nove" organizados pela Prefeitura ou pelo povo, a cidade cai na folia, participa de tudo "com prazer e alegria"


Tá passando da hora de entender que Belo Jardim tem sim vocação ´para as folias momescas, tá na hora de compreender que carnaval também é gerador de emprego e renda e em muito colabora com o desenvolvimento econômico das cidades!