Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 2 de abril de 2011

Para refletir!










Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Chico Xavier
Se estivesse encarnado, hoje, 02/04 estaria completando 109 anos

A Paz invadiu a blogosfera...



"Prego batido, estôpa virada..." selada a paz entre os mebros da família Mendonça, noticia a blogosfera!


Volto a afirmar, essa guerra nunca existiu, tudo não passa de histórias para boi dormir. Expressei a minha opinião aqui neste espaço, defendedo a tese do TRIDENTE, lembram?

Aquela postagem me rendeu alguns e-mails, indagações na rua e argumento em conversas com pessoas que frequentam a minha casa, com a tentativa de me fazer acreditar o contrário. Ouvi muito a frase: _ Você está enganada, o rompimento é sem volta, e João Mendonça é candidato.

Ora, que ele é candidato, nunca duvidei. É candidato sim, mas o candidato do grupo Mendonça. Isso é fato! ( Até porque, Zé Mendonça ajudou marco ganhar as eleições com o discurso de que o seu adversário, Cintra Galvão, era velho. A campanha foi toda pautada neste agurmento. Nesse caso, em 2012 qual seria o argumento de Mendonção que tem a mesma idade de CG, e que de fato se aposentou oficialmente, da vida pública em 2010).

As notícias sobre o acordo de paz, só vem a reforçar minhas opiniões, até porque, na política Made in Belo Jardim, as opiniões costumam mudar conforme interesses pessoais. E ai eu te pergunto: desde quando os interesses de João, mendoncinha ou Mendonção foram ou são diferentes? E é por isso que torno a dizer, nunca houve rupturas.




E, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, no poema Quadrilha. Digo: No grupo mendonça a pisadinha é essa:



Marco Coca-Cola que amava João;
Que amava Mendoncinha
Que amava mendonção
Que não ama ninguém!

Marco Coca-Cola ganhou a disputa pela prefitura, é o prefeito mas recebe ordens para administrar MAL;

João Mendonça não se elegeu deputado, porque o projeto da sua família é o dele voltar para prefeitura em 2012;

Mendoncinha foi pra Brasília para continuar viabilizando sua projeção pessoal e quem sabe, disputar a prefeitura do Recife;

Mendonção, direto do seu trono, na sua Fazenda em São Bento do Una se encarrega de soltar os "balões de ensaio" pro lado de cá.

E o povo belojardinense, que não tinha entrado nessa história: se não se orientar, se não disser basta! Amargará mais quatro anos de retrocesso na base no pão e circo.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Made in Belo Jardim! Parte II






Política de Belo Jardim se faz num caldeirão!


Ingredientes:

40 anos de experiência de vida pública;
10 ou 12 anos de vida útil;
01 vida dedicada a lealdade
Madeira de dar em doido a gosto.





Com um discurso carregado de arrogância e contradições, o ex-deputado José Mendonça, fala ao Blog: namiradoparedão.blogspot.com



Ao tempo em que diz ter ENCERRADO sua carreira política em 2010 para dar lugar ao seu filho, e porque o político tem que saber a hora certa de parar, lança-se candidato na disputa política pela prefeitura de Belo Jardim.

Era a hora de parar, ou apenas de descansar?

E continua o tro-ló-ló - Ao tempo em que afirma ser um homem leal, que sempre teve um lado para se posicionar, afirma também, está apenas esperando o convite do senador Armando Monteiro para mudar de lado. Numa arrogância típica dos coronéis diz: (se referindo a Armando) "ele ainda não me convidou não, mas vai convidar, e na hora que convidar eu aceito."

Das duas, uma! Ou a Baraúna do Agreste, com essa fala quer mostrar ao seu inimigo político aqui da cidade, o ex-deputado Cintra Galvão, que está por cima da carne seca, numa tentativa de abalar ainda mais o grupo adversário, ou está dando provas de que não é tão fiel assim.

Porque se eu estiver errada, se ele estiver falando o que realmente pensa, essa afirmação é a prova de que a Baraúna do Agreste não é tão fiel assim, repito. E que ele não pode sair por ai cobrando fidelidade de ninguém, pois nesse momento está apunhalando o próprio filho, Mendoncinha, que é atualmente presidente do DEM e encontra-se na maior maratona de sua vida na tentativa de reestruturar o Partido tendo que, estrategicamente, segurar dentro dele suas "lideranças" históricas. E não conseguir segurar o próprio pai dentro do seu partido, fica meio complicado. Nesse caso José Mendonça estaria desmoralizando o próprio filho. Ou será que Mendoncinha vem junto para o PTB?

É muita contradição e muita arrogância numa entrevista só!

Num outro trecho da entrevista ele diz: "Eu acho sinceramente que Marco Coca-cola está começando a decolar, e vai decolar para a satisfação nossa..." e continua, "eu garanto uma coisa, Marco não é ingrato."

Em outras palavras, fica claro para nós: ele afirma: "O Estado sou eu". Tem coisa mais arrogante que essa frase?

Porque venhamos e convenhamos, o prefeito apresentado pela Baraúna do Agreste, e, defendido por ele todo esse tempo, deveria ter "decolado" no seu primeiro ano de mandato, agora está um pouco tarde, falta-lhe pouco mais de um ano para botar em prática o que prometeu ao povo. E se, só vai fazer isso agora, o objetivo é claro: Botar a máquina da Prefeitura para fazer a campanha do que já estava aposentado, e ganhar por mais quatro anos o poder no município.

JM, além de arrogância e contradições, deixa bem claro o quanto subestima a população da cidade, a qual diz amar e querer administrar, quando afirma: "quando eu colocar o andor na rua".

Pois é, ele acha que basta colocar a campanha na rua, que nós, imbecis que somos iremos tomar a pílula da fórmula mágica que irá nos oferecer e que a tal pílula irá substituir a nossa própria consciência. É mole, ou que mais?


Enquanto isso:

Cintra Galvão amarga em casa suas mágoas!

A oposição do G5 espera uma liderança messiânica!

Tá na hora de compreender que há um rico e complexo espaço de articulação política a ser explorado entre a adesão incondicional e a oposição sistemática.

A política Made in Belo Jardim, não deve servir de exemplo pra ninguém, creiam, há vida inteligente além desse modelo. Isso é politicagem barata!


Muito discurso e pouco trabalho!

O Poder Legislativo (leia-se vereadr@s), não perdem a oportunidade em atirar pedras no Poder Executivo (leia-se Prefeito). Atiram as pedras e nem se preocupam com os seus telhados de vidro.

O mote do momento é a reconstrução do prédio da Câmara, que, segundo el@s, a prefeitura se nega a fazer.

Metem a boca no trombone e se apresentam como vítimas (na minha opinião, de uma tragédia anunciada).

Anunciada sim, porque há 30 anos ocupam um prédio que pertence ao Poder Executivo, pelo qual, tinham a obrigação de zelar. Não cuidaram e o resultado: o prédio caiu. Agora cá pra nós, se não cuidaram do prédio onde trabalham (será), imaginem vocês se terão compromisso em fiscalizar o que acontece com o resto da cidade, quando FISCALIZAR é papel principal na atuação de um/a vereador@.

Para refletir & compreender - Essa peleja d@s vereador@s com o Prefeito:

1. O prédio que caiu, pertence ao patrimônio do Poder Executivo, isso é fato!

*Basead@s em que Lei, o Poder Legislativo reconstruirá o prédio? (Já que é isso que eles falam por onde andam)

2. Se o Poder Executivo está se furtando ao compromisso de custear a obra, por que desde o dia 15/02 decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA para o fato?


Entendendo o que significa Situação de Emergência:

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, a Situação de Emergência é decretada por conta da ocorrência de uma situação anormal de desastre, QUANDO O MUNICÍPIO NECESSITA TOMAR MEDIDAS EXCEPCIONAIS DE URGÊNCIA, e, principalmente quando já COMPROMETEU TODA A SUA CAPACIDADE ADMINISTRATIVA.

Ou seja, o gestor de uma cidade, decreta uma situação de emergência, quando necessita recorrer aos cofres do Estado e da União para solicitar recursos financeiros, e também, com o objetivo de agilizar/solucionar o problema "emergencial" sem que para isso, precise enfrentar a burocracia com os processos de licitação, concorrência de preços etc, já que determinações desse tipo, consente que providências jurídicas e econômicas sejam tomadas para a restauração e proteção do patrimônio público.

Cuidado senhores e senhoras vereador@s, comecem a fiscalizar, exercer seu papel, foi para isso que vocês foram eleit@s. Muito cuidado para não está havendo ai desvio de finalidade, violando os princípios da constitucionalidade, da impessoalidade, boa-fé, legalidade e eficiência do serviço público.

Tá na hora de acabar com o discurso de agressão e botar a mão na massa!

Ao trabalho senhor@s! É isso que estamos esperando de vocês!

Utilidade Pública!


Morre o fundador da Teologia da Enxada, experiência vivenciada pela primeira vez em Pernambuco na cidade de Tacaimbó entre os anos 1970 e 1980.

Morreu na manhã deste domingo (27), aos 88 anos, o padre belga José Comblin, um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação. Ele faleceu no município de Pedro Simões, no interior da Bahia, onde ministrava um curso para comunidades de base.

Comblin é autor de vários livros, entre eles "Teologia da Enxada", uma corrente teológica surgida em 1969 na Igreja Católica do Nordeste do Brasil e que tem como base a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas.

O religioso trabalhava na América Latina desde 1958 e, devido às suas ideias, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, chegando a exilar-se no Chile. Em 1972, voltou ao Brasil, onde foi preso e deportado para a Bélgica. Só em dezembro de 2010 o pedido de sua deportação foi oficialmente extinto pelo governo brasileiro.

Atualmente, ele morava na cidade de Barra, no interior da Bahia. Comblin pediu para ser enterrado em Arara, próximo a João Pessoa, na Paraíba.


Padre José Comblin, exemplo de dedicação à causa comunitária, de solidariedade e de militância em favor de um mundo melhor, mais fraterno, mais igual e menos injusto.