Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Desvendado o mistério da buraqueira!



Eu não entendia o porque de tantos buracos espalhados na cidade; de tanta reclamação d@s cidadãos/ãs belojardinense; da "cara de pau" dessa gestão em não dar um fim a essa buraqueira.

Tem buraco, que só não foi pra escola ainda, porque faltam vagas para essa faixa etária na rede municipal de educação - 0 a 3 anos.

De tanto querer entender, descobri tudo! Não se trata de descaso, nem de inoperância, nem de falta de respeito com as pessoas... Pelo contrário, trata-se da construção de uma grande obra, que é demorada mas justificável. Toda a sua base está fundamentada na filosofia Zen do Japão.

Trata-se de um grande projeto sim: O Dukaray SPA Urbano - Ofurô Social. Porque todo problema tem que ser cortado pela raiz. Com o tal do ofurô a pessoa purifica a alma e desenvolve o auto controle da mente, ficando pronto para o enfrentamento de qualquer problema e de qualquer ordem: Falta de segurança; falta de iluminação pública; escolas que ameaçam desabar; invasão de morcegos; falta de maternidade; insegurança no emprego...

O projeto do Ofurô social, vai além da simples construção de "banheiras" nas ruas, ele abre, literalmente, os caminhos para outras grandes edificações. Vejam o que diz as sagradas escrituras japonesas: "...graduados monges quando construíam monastérios, no século XII, primeiro montavam uma sala de meditação com o Ofurô, para depois dar início a construção do prédio local."


Pois é, tá aí: Foi desvendado o mistério, primeiro se cava ou ainda, se aproveita o buracos existentes, coloca-se em cada um o ofurô social, e transforma a cidade num grande SPA Urbano.


Você "tchibunga" lá com vizinh@s, purifica a sua mente e sai pront@ para enfrentar qualquer combate, assim fazia os samurais.

Você deve tá ai reclamando:

Mas isso é coisa de rico! E eu digo que não. Tudo têm que ser socializado, lembram que em 2001, nós, @s pobres não sabíamos nem o que era PISTACHE e Mendoncinha reduziu os impostos do tal do pistache, champagne e licores? Só faltava o Ofurô, e ele vem ai, aguardem!


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Em Belo Jardim creche é luxo!


Várias pesquisas mostram que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o aprendizado! O que, infelizmente, não é importante para o Secretário de Educação do Município, tampouco para o Sr. Prefeito. Aliás, aqui em Belo Jardim, isso nunca foi importante para administração nenhuma. Isso é fato.

Aqui na terrinha: Creche é luxo! A cidade conta com duas, que, para atender a população dessa faixa etária, deveria, no mínimo está atendendo cerca de 4.000 crianças em cada uma, o que não é a realidade, faço uma estimativa de que tenha, aqui na Terra do Nunca, cerca de 200 crianças atendidas, e essa é uma estimativa bastante otimista. O restante, está desamparada, e na maioria dos casos, @s avós estão "pagando o pato", com mais esse descaso, já que pais e mães têm que trabalhar.

A matrícula para as crianças até 3 anos de idade, não é obrigatória!







Porém a vaga na creche é um direito dessas crianças previsto na legislação que regulamenta a educação nacional. A Lei de Diretrizes e Base, diz que: "é dever dos municípios, com ajuda do Estado, garantir creches e pré escola para todas as crianças.
T O D A S!

Por que será que isso não acontece em Belo Jardim? Não seria por conta do valor repassado pelo Fundeb para essa faixa etária é menor do que o repassado para outros níveis de ensino? Na minha opinião, isso é crueldade!


Por que será que a Secretaria de Educação do Município não faz o cadastro no Programa Proinfância do Governo Federal? Será que é porque têm que oferecer como contra partida o terreno? Acho que não, até porque, terreno é o que não falta por aqui, tendo em vista a quantidade de terrenos que foram doados pela Prefeitura de Belo Jardim (para pessoas físicas) nesses últimos 10 anos, e tudo com a aprovação da Câmara de Vereadores.


Ou será que se trata de irregularidades da Prefeitura junto aos mais diversos órgão federais? Porque pra ser beneficiado, ou seja, para ter projetos de construção dessas creches, além de ter que dar o terreno, como diz o dito popular: é preciso tá com o nome limpo!

Pois é, isso quer dizer que temos que botar a boca no trombone, é preciso fazer valer os nossos direitos, ou melhor, os direitos das nossas crianças a uma educação de qualidade.



É preciso cutucar o Conselho de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente!

É preciso cutucar o Conselho Tutelar!

É preciso cutucar a Câmara de Vereadores!


É preciso cutucar o Ministério Público!


Enquanto a Prefeitura de Petrolina, inaugurou na semana passada a 38ª Creche da gestão, os gestores de Belo Jardim estão sucateando as 2 que existem na cidade.

As fotos que vocês observam nessa postagem são da Creche Mocinha Moura, localizada no bairro do Bom Conselho.


E já que circula a boca miúda que essa administração vai começar "agora" a mostrar a cara (prevendo as eleições de 2012) Fica a dica!

"Bora brincar" de construir pelo menos mais duas creches, as mulheres, maioria da população eleitoral agradecem!


Parabéns. Doutor!



O filho de D. Cica, acaba de conquistar mais um título, o de doutor, pela Universidade Federal da Paraíba.

De espírito inquieto, o Prof. Adilson, como gosta de ser tratado, se destaca na cidade e na região por sua capacidade profissional e intelectual. Sua vida é marcada pela inovação, consciência política e de classe, responsabilidade e determinação. Na vida acadêmica, têm dedicado seus estudos e pesquisas aos problemas que afligem a nossa cidade.


Na última sexta-feira (26/08), apresentou na UFPB, a sua tese de doutorado: Cidade e Jardinagem: Ambivalência sócio espacial, estigma e segregação na cidade de Belo Jardim. "O trabalho analisa a dificuldade de determinados indivíduos e grupos humanos para aceitar conviver com certas diferenças. O resultado da não assimilação do outro como igual ou estabelecido produz estigmas e segregação em diferentes bairros da cidade."





Muit@s amig@s foram assistir a apresentação do trabalho,dentre el@s, morador@s do "Beco de Eufrásio", localidade onde foi realizada parte da pesquisa.





Prof. Adilson, é também autor do livro: A Cidade Atravessada - novos e velhos cenários na política belojardinense.






Parabéns, Dr. José Adilson Filho!

Que sua vida seja sempre assim, marcada por muitas vitórias!




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os incomodados que...





Foi lançado na última sexta-feira, por petistas, o manifesto: Fortalecer o Projeto Estratégico do PT. 113 lideranças do interior e da capital, oriundas dos mais diversos setores populares (mov.Social e Sindical) assinaram o documento.

Quem subscreveu o manifesto se contrapõem aos métodos utilizados por alguns petistas, os quais, em suas atitudes estão promovendo o distanciamento do Partido com os Movimentos Sociais, excluindo o debate das decisões estratégicas e usando a prática de "fulanização de projetos políticos", adotando como regra a prática de decisões individuais, ou no máximo, de pequenos grupos.

Na coordenação do movimento estão: Jorge Perez, ex-presidente estadual do PT; Teresa Leitão, deputada estadual; Beatriz Gomes da Comissão Executiva do Diretório Estadual, Horácio Reis, vice-prefeito de Olinda;



A tarde que antecedeu o lançamento do Manifesto, essa coordenação concedeu entrevista coletiva à imprensa pernambucana, na sede do Diretório Estadual do PT. Na mesa, representando o interior: Bruno Galvão Presidente do Diretório de Belo Jardim e Dantas presidente do Diretório Municipal de São João.

"... Este manifesto é o início da discussão, de quem pensa na política como atividade coletiva e acredita que sonhos, quando colocados em movimento podem se transformar em realidade." É o manifesto de quem acredita que: "a qualidade de um partido político jamais será maior que a qualidade de seus/suas militantes"

Estiveram no centro social da Soledade, para o lançamento, representantes da CUT-PE, SINTEPE; Sind. das Domésticas; CNTE; Sind. Bancários; Sindicato dos Trabalhadores do Sindicato; de Diretórios Municipais...


No Partido dos Trabalhadores é assim: Quando a gente se incomoda, a gente não se muda! Grita... se faz ouvir! Porque foi e sempre será esse, um dos motivos pelo qual optamos pela democracia!