|
créditos: Gory Vieira |
Biu de Sancha, Biu Soriano, Biu do Boi...um homem de poucos bens, analfabeto mas de grande sensibilidade! Ao longo de quase meio século se organizou como pode para manter viva a tradição carnavalesca da nossa cidade, preservando a história do Boi Bumbá.
Enquanto os vários Blocos desse mundão sem porteiras teimam em ser, e não são, o maior bloco do mundo, Biu nunca se importou em ser o Menor, tendo gente ou não, nos dias de momo o Boi vai para a rua, talvez tenha sido essa forma de fazer, que fez do Boi de Biu o mais conhecido e autêntico bloco de carnaval da cidade.
Este ano, graças a Biu, Belo Jardim teve Carnaval sim, pois mesmo doente, ele botou o bloco na rua e que, felizmente, foi registrado pela blogueira Gory Vieira (
veja aqui).
Biu entendeu desde muito cedo que: "Toda invenção do homem, se não tiver quem cuide, morre". O bom seria que especificamente, os nossos gestores buscassem compreender o significado disso, as tradições são a representação de um povo e sua história. E na sua solidão, soube ser persistente/resistente.
|
créditos: Gory Vieira |
Hoje, o nosso Biu deixa esse plano, o corpo está sendo velado na Rua João Monteiro, 99 (nas imediações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), o sepultamento será amanhã dia 26/02, as 09h00.
Biu, um autêntico severino, "...certamente está em paz consigo mesmo, é o que importa. Não precisa de honras nem de alardes em seu último desfile, deixemos isso para os hipócritas. Desfila em paz Biu do Boi" (Décio Lima)
|
créditos: Gory Vieira |
Pela semente por ele plantada, fica conosco a responsabilidade de continuar!