Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Participar é preciso!


A mídia local (blogs) noticiam que a Prefeitura de Belo Jardim cortará o repasse de sóci@s para o sindicato.

Ou seja, a contribuição sindical de cada filiad@ é descontada na folha de pagamento. A prefeitura recolhe e repassa o montante aos cofres do sindicato.

Neste momento, Prefeitura X Sindicato estão em pé de guerra. O Sindicato exige direitos da categoria e prefeitura/Sec.Educação não querem cumprir o que manda a lei, e na tentativa de enfraquecer a luta (justa) d@s professor@s o Prefeito Marco Coca-cola deixa de recolher/repassar tais valores.

Digo enfraquecer porque é com o dinheiro da contribuição de cada um/a que o sindicato pode pagar advogados, contratar serviços de carro de som, confeccionar faixas, boletins informativos, bancar os custos da sede do sindicato: água, luz, telefone, internet... enfim.

No entanto isso não é surpresa pra mim. Esse é o modelo DEM de governar! Marco Coca-cola está fazendo hoje com o SISMUBEJA o que Jarbas/Mendoncinha, fizeram com o SINTEPE (Sindicato Trabalhadores e Educação de Pernambuco) no passado. Outros Estados seguiram a mesma linha de pensamento, a exemplo de Santa Catarina com o SINTESC, lá a medida foi revertida na justiça.


A ação desses governos, não conseguiram enfraquecer a ação desses sindicatos, e são sindicatos que atingem toda uma categoria no Estado, o que fica mais difícil. Imagine o Sindicato ter estrutura para recolher a contribuição em mais de 180 cidades, como é o caso de Pernambuco.

E se não conseguiram no Estado, com certeza, companheir@s, não conseguirão em uma cidade do porte de Belo Jardim.


Se Jarbas/Mendoncinha não conseguiram enfraquecer o SINTEPE em nosso Estado, com certeza Marco Coca-cola/Wilsinho não conseguirão enfraquecer o SISMUBEJA.

O sindicato só será enfraquecido se a categoria quiser!

Quanto mais você participa, mas ele fica forte, essa é a receita!





Greve: Instrumento de luta d@ trabalhad@r!




Quando @s trabalhador@s em educação entram em greve, parte da população se pergunta: _ Não seriam os alunos e alunas @s maiores prejudicad@s com a paralisação?

Paralelamente, grupos de comodistas & pessimistas, sempre detonam a decisão d@s trabalhador@s, classificando como rebeldia ou politicagem.

E assim, de pitaco em pitaco, muitos criticam e poucos analisam os reais motivos da greve.


Claro que nem tod@s @s professor@s valorizam o movimento, para esse grupo, a greve não passa de férias extras! E quando poucos participam das manifestações, a classe é vista como: fraca e desorganizada. E assim, as personalidades (políticas) que deveriam ser desgastadas, acabam rindo dos profissionais que sustentam a greve e não conseguem sustentar os colegas na mobilização.

Em tempos de greve, aparece de tudo quanto é canto, gente para criticar. Só que elas criticam as pessoas, principalmente, as que estão à frente do movimento. E estas pessoas que param para criticar, em nenhum momento, nem por um segundo sequer, param para avaliar os administradores, que em campanha eleitoral colocaram a educação como prioridade e depois, quando estão no poder deixam de cumprir o acordo.

@s grandes críticos das greves não repercutem, por exemplo, que o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO É LEI E NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO; que o desperdício e os desvios de recursos públicos são responsáveis pela falta de merenda e transporte escolar; que, de bancas a livros tudo é insuficiente na rede municipal de ensino (este ano, escolas de Belo Jardim reduziram o número de matrícula por falta de bancas); que as verbas para pagamento de salário d@s trabalhador@s em educação servem para pagar toda e qualquer categoria; que alun@s portador@s de necessidades especiais, a exemplo de surdos, estão totalmente a ver navios, sem que haja nas salas um especialista em libras;


Pois é: os papéis, as imagens estão trocadas!


Quem são os lobos maus: O prefeito e o secretário de Educação que deixam a escola sem material didático, sem merenda... e ainda pagam mal aos professor@s, ou @s professor@s que estão em GREVE?

As aulas estão paradas, @s alun@s sem aula, isso é fato! Porém, muito fácil de resolver, basta que toda a sociedade se junte para fortalecer o movimento e fazer com que o prefeito cumpra o que está na lei, e vale lembrar: QUEM NÃO CUMPRE A LEI ESTÁ A MARGEM DELA!


A Constituição Federal que assegura o DIREITO A GREVE (art.9º)
e a valorização d@ profissional da educação (art.206, V) é a mesma
defende a educação como direito de todos e dever do Estado e da família (art. 205).

Tá aí, é chegada a hora de fazer valer nossos direitos: Pais, mães, responsáveis (FAMÍLIA), começar a provocar a Justiça contra a Prefeitura e a Secretaria de Educação para garantir aos noss@s filh@s o direito de estudar.


Trabalhador@s em Educação, grave não é férias, quando você deixa de ir na assembléia, na passeata... você está enfraquecendo o seu maior instrumento de reivindicação e de garantia de direitos: o sindicato.


Uma greve, na Educação, perdemos todos nós, e não apenas @s alunos!



quinta-feira, 5 de maio de 2011

A peleja do Sismubeja!



"Prefeito Marco Coca Cola diz que não pode pagar o piso aos professores municipais!.

Acabou agora há pouco no gabinete do Prefeito de Belo Jardim Marco Coca Cola, a reunião com os vereadores: Valdemir Cintra, Zé Lopes, Gilvandro Estrela, Zé Pereira e Cristiano Araujo, tentando sensibiliza-lo a atender as reivindicações do professores da rede municipal que estão em greve.
O Prefeito disse que a folha está em 64% e que já foi multado 4 vezes e já recebeu notificação do Tribunal de Contas do Estado.

Indagado sobre o alto número de contratados, o prefeito disse que mandou fazer um estudo e que se retirar todos os contratados do municipio, deixando somente os servidores efetivos, ainda não atinge a meta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em suma, se for para cumprir a lei teria que haver a FAMIGERADA DISPONIBILIDADE NOVAMENTE, disse o prefeito em outras palavras.

O Prefeito e o secretário Wilsinho que também participou da reunião afirmou que aguarda um julgamento da greve por parte da justiça.

Os vereadores tentaram sensibilizar o prefeito, falando do aumento de recursos, porém ele foi irredutível."

Prof² Adalgisa Lima



Valei-me Nossa Senhora das Finanças Públicas! Será que alguém ainda acredita em SENSIBILIDADE por parte desta criatura? Ora os filhos dele estão nas melhores escolas da rede privada, fazendo os famosos intercâmbios internacionais etc., @s filh@s de Belo Jardim é que estão precisando dos serviços de Educação Pública, e o prefeito, ou secretário de educação e demais... não farão nenhum esforço, pois nunca tiveram compromisso com o povo.

Já passa da hora de tomar decisões mais sérias! Tá na hora da sociedade belojardinense entrar em ação provocando o Ministério Público. @s nossos filh@s têm direito a Educação sim, e @s trabalhador@s de Belo Jardim, têm o sagrado direito de reivindicar o que lhe cabe.

Os lobos, as hienas e os chacais do Poder Executivo é que estão em falta conosco!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Para refletir!


[1] "Estamos cercados de lobos, hienas e chacais que são animais carnívoros e carniceiros. Os lobos são sanguinários e cruéis, por isso existe aquela expressão "cair na boca do lobo".

As hienas têm dentaduras fortes, são semelhantes aos lobos e se alimentam de cadáveres. Os chacais são carniceiros. Todos uivam e causam arrepios por serem impiedosos e astutos na arte da caça.

Entre nós os lobos chegam com peles de cordeiros, se aproximam sorrateiramente e depois com suas garras dão o bote fatal. As hienas não se importam de comer nossos cadáveres e os chacais se fartam das carniças, ou seja, os restos deixados pelos animais.

Essas espécies devoradoras proliferam a cada dia em nossos meios e nunca estão satisfeitas, mesmo quando se sentem de barrigas cheias. Também as presas são fáceis de serem encontradas e elas nunca reagem contra as investidas sagazes e traiçoeiras. Até convivem e deixam que eles se banqueteiem de seus semelhantes. Ninguém liga e acha que não será chegada a sua vez de ser comida dos lobos, das hienas e dos chacais.

As vítimas caem no entretenimento das festas, enquanto são estraçalhadas pelas garras ferozes que deixam rastro de sangue e terror."


O autor do texto, fala em linguagem figurada, mas nos dar a oportunidade de entender quem são os lobos, as hienas e os chacais de cada cidade.

Pense um pouco, e reconheça cada lobo, cada hiena, cada chacal que ocupa os poderes constituídos de Belo Jardim, assim fazendo, com certeza você deixa de ser a PRESA FÁCIL desses animais.

Fonte:
[1] Lobos, hienas e chacais
Jurandir Macário/Jornalista
www.blogdopaulonunes.com


Contagem regressiva!

Falta pouco para 2012!

Eu, particularmente, estou contando os dias, e, acredito que a maioria da população belojardinense também está. Pelos lados de cá o desejo é um só: O final da administração do grupo Mendonça no município, a qual, tem como gestor (se é que podemos chamar assim) o prefeito Coca-cola.

Aproximadamente, três anos de mandato e a situação da cidade é como a "cantiga da perua" - de "pior a pior".


* Falta médicos nos PSFs;

* Nos quatro cantos da cidade a buraqueira é grande;

* A escuridão toma conta conta dos 754 km2, para facilitar a ação de ladrões e outras atividades de violência;

* A merenda escolar, quando tem é de péssima qualidade;

* As festas populares vivem o apogeu da decadência;

* Não se paga o piso salarial d@s trabalhador@s em educação
como manda a lei;


A prefeitura de Belo Jardim se mostra falida e sem crédito com fornecedores. Até os aluguéis das casas para as famílias vitimas das enchentes do ano passado estão em atraso.

No entanto, sabemos que não falta dinheiro em Belo Jardim, basta acompanhar os repasses, nos vários portais dos governos estadual e federal para saber que aqui entra muita grana. Sendo assim, chegamos a conclusão de que, o que falta mesmo é COMPETÊNCIA.


É preciso tirar a cidade do atoleiro em que se encontra, e isso não se faz trocando seis por meia dúzia. A gente só vai tirar a cidade da lama, quando a gente for capaz de entender que tudo que acontece numa cidade é responsabilidade nossa.

Quando a gente começar a entender que pode andar com os próprios pés!

Pense nisso, 2012 é pra já, tá na hora da gente aprender a escolher um verdadeiro projeto político pra cidade!

E haja combustível!






"Belo Jardim vai gastar R$ 663.999,86 com combustíveis e lubrificantes e R$ 476.984,47 com Merenda Escolar. Uma inversão."

(Fonte: Jornal do Commércio - 04/05/2011 - Repórter JC)





Deve ser por conta da nova FROTA (risos) 07 ônibus para o transporte escolar, aqueles do Projeto Caminho da Escola!



O pior de tudo é saber que a Câmara de Vereadores é quem aprova orçamentos desse tipo!

domingo, 1 de maio de 2011

1º de Maio - Dia do Trabalhador

Perguntas de um trabalhador que lê

(Bertold Brecht)


Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas?

Nos livros estão nomes de reis; os reis carregaram pedras?

E Babilônia, tantas vezes destruída, quem a reconstruía sempre?

Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a

edificaram?

No dia em que a Muralha da China ficou pronta,

para onde foram os pedreiros?

A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo:

quem os erigiu? Quem eram

aqueles que foram vencidos pelos césares? Bizâncio, tão

famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na

legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados

continuaram a dar ordens a seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou a Índia.

Sozinho?

César ocupou a Gália.

Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da

Espanha chorou quando sua frota

naufragou. Foi o único a chorar?

Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem

partilhou da vitória?

A cada página uma vitória.

Quem preparava os banquetes comemorativos? A cada dez anos

um grande homem.

Quem pagava as despesas?

Tantas informações.

Tantas questões.