Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fotos da folia!





Fotos !

Relembrando os grandes blocos da cidade!

Alun@s & Professor@s!




Alun@s, Professor@s & @s que acreditaram no projeto!


Para ver a cobertura completa da festa, acesse:

www.belojardim.net

Projovem Urbano na Folia!

A massa "freveira" do Projovem Urbano de Belo Jardim, foi às ruas na última quinta-feira, pelo sagrado direito de viver nas suas fantasias os seus sonhos, amores, esperanças e alegrias nesse ambiente de liberdade (rua) conquistado pelo povo há muitos anos.

Alun@s e professor@s cairam no frevo e ainda se deixaram envolver pelo batuque eletrizante das alfaias que conduziram o Boi Teimoso.





Carnaval & Geração de Renda! (1)




Apesar de se tratar de uma festa de expressão da cultura popular, com as modificações estruturais que sofreu ao longo dos tempos, o Carnaval passou a ser observado sob uma perspectiva profissional, passou a ser gerenciado e transformou-se num grande negócio que hoje movimenta um número sem fim de pessoas, recursos e serviços para a sua realização. É uma festa que impulsiona de fato o desenvolvimento econômico de qualquer cidade pois gera emprego e renda, e ainda, tem influência direta em uma das atividades que mais cresce na atualidade, o TURISMO, que atrai pessoas de todas as partes do mundo para festejar, se divertir e fazer circular capital nos dias do Reinado de Momo!





Já está mais do que na hora dos gestores públicos da nossa cidade começar a pensar seriamente no nosso carnaval, não só na perspectiva do "pão & circo", mas, na perspectiva da geração de emprego e renda. Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento econômico na nossa cidade.

Vocação foliã? Temos sim senhor!

Criatividade? Temos sim senhor!

Um passado de grandes Carnavais? Temos sim senhor!

E o que é que está faltando?

Vontade política meu senhor!

Carnaval & Geração de Renda! (2)




A economia da região onde são realizadas as festas carnavalescas é impulsionada durante o transcorrer de todo o ano, pois toda sociedade trabalha e produz direta e indiretamente para a construção final dos dias apoteóticos da festa!

Carnaval & Geração de Renda! (3)




A preparação de um grande carnaval, com seus blocos, shows, bailes... exige um grande número de tarefas exercidas por profissionais das mais diversas áreas de atuação tanto com qualidades artísticas como técnicas (bordadeiras, costureiras, carpinteiros, escultores, pintores, decoradores, eletricistas, ferreiros, mecânicos, desenhistas, soldadores, borracheiros, sapateiros, cantores, instrumentistas...) e todas essas atividades, criam um efeito multiplicador em toda a economia local.

Carnaval & Geração de Renda! (4)


A indústria do Carnaval, além de ser movimentada pela participação dos grandes blocos, troças... ainda recebe a influência econômica em decorrência da participação popular nas ruas, nos bares, restaurantes, hotéis.... sem contar com o dinheiro que circula da confecção das fantasias e da decoração dos diversos elementos que integram a festa.

Carnaval & Geração de Renda! (5)


Portanto, a indústria do Carnaval é inquestionávelmente uma fonte de recursos financeiros que incrementa ainda mais a economia de uma cidade, seja através do efeito multiplicador da mão-de-obra envolvida, bem como dos resultados obtidos com as transações comerciais, ou pelas divisas geradas nas movimentações do turismo!

Carnaval & História!

O Carnaval é uma das mais tradicionais manifestação cultural que existe, além disso, é a festa mais animada e a mais popular no mundo.

É a festa profana mais antiga que se tem registro. Tais registros datam mais de 3.000 anos. As suas raízes mais remotas encontram-se na Grécia antiga, no culto a Dionísio, que mais tarde foi celebrado em Roma. E posteriormente espalhando-se por toda a Europa.

O Carnaval nos foi apresentado pelos portugueses com o nome de Entrudo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

É Carnaval no Projovem Urbano!


Bloco Carnavalesco do Projovem Urbano desfila pelas principais ruas da cidade, hoje - 11/02!


O Boi da Gente e o Boi Teimoso/Prjovem, leva você e a sua família, numa viagem pelo Carnaval (ontem) de Belo Jardim!


Concentração:
19:00 horas
em frente ao Ceebeja (ao lado da Sec. Ação Social)





Venha você também cair na folia e relembrar os grandes carnavais de nossa cidade!


Vale a pena conferir!!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Filosofia Diária!

Arte e vida se misturam.
Fantasia e realidade se acrescentam!


(Affonso R.Santana)

Desenrolando a Serpentina! (1)



As iniciativas populares nestas semanas que antecedem o Reinado de Momo, tem nos mostrado que Belo Jardim tem sim vocação para folia!


A tarde do último dia 05 foi de festa & alegria para @s pequen@s foliões/ãs do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) numa iniciativa da Secretaria de Ação Social. Da minha janela observando o sorriso daquelas crianças, o frevo no pé... e a euforia das professora, me deram motivação para acompanhar os blocos da noite.


Desenrolando a Serpentina! (2)

Quem foi que disse que o povo queria pagar o pato pelas polêmicas antes da saída desse bloco?


E quem foi que disse que o Pato não saia?


O povo não que saber de confusão, quer mais é "botar o bloco na rua"


Polêmicas à parte, a noite do dia 05 foi de festa, alegria, fantasia e muita serpentina! Os Papangus não deixaram nada à desejar. Organização, brilho e máscaras pra todos os gostos.



O Pato veio com tudo, caiu na folia e arrastou uma multidão de foliões pelas principais ruas da cidade com "prazer e alegria"! E muito frevo.



E então: "Como é que foi? Como é que é?

E nós, até que enfim saimos ganhado com as rivalidades alheias!

E que venha outros carnavais!




Pelo sucesso que foi, duvido que no próximo ano tenha briga para boicotar bloco.

Vai ter briga sim! Mas pra sair pelas ruas muitos outros!



Parabéns à França e Nazidir pela organização do Bloco dos Papangus!


E Parabéns aos guerreiros Danuzia e Ivonaldo, pela força, pela determinação e pela coragem de enfrentar até "Zé Buraco que já dizia que o Pato não saia"!

Desenrolando a Serpentina! (3)



Dizem as "Boas Línguas" que o Baile Municipal foi um arraso,!segundo uma foliã: Foi tudo de bom!

A noite do dia 06 foi de organização, beleza e muita alegria, a cidade pôde, no Baile Municipal, (@s mais velh@s) reviver os grandes carnavais dos clubes sociais, relembrando o Preto X Branco
.


A informação que tive, é que a festa mereceu nota 1.000, desde a decoração até a disposição dos foliões!



Parabéns à secretária de Ação Social Joelma Gomes e sua Equipe pela organização e o bom gosto na escolha do tema.

E parabéns ao trabalho do Decorador da festa o Artista Waldeir Marinho!

Desenrolando a Serpentina! (4)


A tarde do dia 07 foi de Arrastão Cultural, ao som de contagiantes alfaias e da orquestra de frevo, uma multidão percorreu as principais ruas da cidade seguindo As Muriçocas da Boa Vista e o Grupo Cultural Boi da Gente!



Foi um show de animação, frevo, maracatu, ciranda...


Parabéns aos organizadores:

Rômulo Maia - Bloco Muriçocas da Boa Vista
Adones Valença - Grupo Cultural Boi da Gente!

Parabéns ao povo que acompanhou o cortejo!