Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A população começa a reagir!



A carta de Ana Maria, ao blog do Magno demonstra claramente a insatisfação do povo belojardinense com o modo de governar de Marco Coca-cola. No entanto, devemos entender de uma vez por todas que esse senhor não caiu do céu não. Foi trazido para nós como presente do grupo Mendonça e faz o que o grupo quer, isso é fato!

Com certeza ele não é "arredio", ele é a arrogância em poder, e ainda, acredita ele ter "um rei na barriga", pensa o mesmo, que está livre de tudo e de todos, de qualquer julgamento, foi para pensar/agir assim, que ele foi treinado.



Vamos entender um pouco da revolta da Sra. Ana Maria, utilizando ditos populares, pérolas do imaginário coletivo que podem nos ajudar a refletir/entender melhor sobre esse momento, onde mais de 10.000 crianças e adolescentes têm os seus direitos privados pela truculência de uma gestão que não se importa com a educação. Estão el@s sem aulas, quem perde? Apenas estes/as alunos e alunas, ou toda sociedade?


"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", talvez seja esse o medo do prefeito e do secretário, que a frase do educador pernambucano Paulo Freire, seja de fato real. Na dúvida, eles preferem acabar com a educação.

Vamos aos ditos populares:








"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" - Esmorecimento não resolve. Cada educador, cada educadora tem o compromisso histórico de resistir, de lutar por melhores salário, por melhores perspectivas de trabalho e o compromisso histórico de desmascarar os desmandos na educação. E ainda, o de convocar a sociedade para participar da luta!


"De onde menos se espera sai." - Eu prefiro a versão do Barão de Itararé - De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada." - Pois bem, o que esperar de Mendoncinha, se o prefeito de Belo Jardim e o Secretário de Educação são pessoas de sua confiança e ai estão para cumprir as suas ordens. Como a própria Ana Maria diz: "Um homem moderno e visionário", concordo plenamente, Mendoncinha é de fato um homem visionário (no real sentido da palavra). Um homem de idéias extravagantes e irrealizáveis. Basta ver a atuação dele como Secretário da Agricultura, Dep. Federal, e vice-governador por oito anos. Essa criatura, de Belo Jardim só quer voto, o resto é balela.


"Ave, Maria!" - Vamos precisar também de muita oração, e muitas reverências ao que é divino. Devemos pois, unir forças para dar a luz a uma nova política educacional para Belo Jardim, que paute suas ações no respeito e no diálogo franco e aberto com @s professor@s.



E neste sentido, minha cara Ana Maria, car@s professor@s, não basta mudar de rumo, estratégias ou trajetórias é necessário trocar NOMES por Projetos políticos. Pode ser uma luta árdua, mas não é difícil, basta uma mudança de consciência em cada um de nós, "de grão em grão..."


Aqui, no reino de Coca-cola, o dito popular mais usado, e numa versão bem mais apropriada é: "Mateus, somente aos teus"! Afinal de contas ninguém é bom de serviço sozinho não é mesmo? Segurar tanta truculência, tanta rasteira nas leis, tantos desmandos... Custa caro, além dessa equipes de lobos e Hienas que os cofres municipais têm que sustentar,ainda tem que sobrar um troco para os chacais. É mole?




Greve da Educação em Belo Jardim: Essa luta também é nossa!

Belo Jardim é notícia no Magno!

19/05/2011
Tribuna do leitor: descaso com a educação em Belo Jardim

‘Caro Magno,

Os professores municipais de Belo Jardim estão em greve desde o dia 06/04/2011, reivindicando do gestor municipal, Marco Coca-Cola, o cumprimento de um acordo assinado pelo próprio no dia 17/05/2010. O que mais chama a atenção é a forma como o mesmo vem agindo com os professores, com ameaças de descontos salariais criando um clima de terror entre a categoria.

Na última segunda-feira (16) o juiz da 1ª vara deste município marcou uma audiência com o Sinduprom e o prefeito para uma conciliação. Para a decepção de todos, o gestor não compareceu e nem tão pouco o secretário de Educação, apenas os advogados da prefeitura dizendo que não tem acordo. Não levaram nenhuma proposta para a categoria e a greve continua por falta de diálogo e comprometimento com a educação.

O que pensar de um cidadão que está à frente de uma cidade há 27 meses e até agora não mostrou nenhuma benfeitoria para o povo e a cidade? Não tem respeito por ninguém, se negou até a comparecer a uma audiência de conciliação diante da justiça. Até quando vamos nos deparar com "políticos" que agem desta forma?

O que me admira é o chefe do grupo, o deputado federal Mendonça Filho, um homem moderno e visionário, não intervir diante desta situação. São mais de 10.000 alunos sem aula e o gestor continua arredio. Esperamos que a justiça tome alguma atitude diante deste desmando que vem acontecendo aqui em Belo Jardim.

Obrigada.’

Ana Maria

Utilidade Pública!







Postagem do blog: de olho na política, trás a notícia de que Maria José Barbosa - LIA, foi encontrada. A mesma tentava embarcar num táxi com destino a cidade de Caruaru.

A família agradece!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desaparecida!

A moça da foto: Maria José Barbosa, mais conhecida na cidade por LIA, está desaparecida desde o dia 18/05.


Por se tratar de pessoa excessivamente tímida e ainda sofrer com os males da depressão, a família acredita que ela pode está andando sem rumos pela cidade, sem noção de tempo ou do desespero de seus parentes e amigos.

Lia é irmã de Newton da Moura, o mesmo do Bar do Náutico na Vila Fernando de Abreu. Tia de Nancy (casada com Ary), Nadilza (esposa de Marcelo Lucena).


Se você viu essa moça por ai, ou se sabe onde ela está, por favor entre em contato com a família pelo telefones:

(81) 3726.1582
9705.5898
9247.4110


A família agradece!

Dia Nacional de Luta Antimanicomial - 18/05


Balada do louco
Arnaldo Batista e Rita Lee


Dizem que sou louco
Se eu sou muito louco
Por eu ser feliz


Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz.

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão.

Mas louco é que me diz
E não é feliz, não é feliz.

Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu.

Se eles tem carros, eu posso voar.
Se eles rezam muito, eu já estou no céu.

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz.
Eu juro que é melhor
Não ser o normal

Se eu posso pensar que Deus sou eu
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, eu SOU FELIZ






"A Psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia."
(Michel Foucault - filósofo)

"Nos indivíduos, a loucura é algo raro, mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra."
(Friedrich Nietzsche)


"A única diferença entre a loucura e a saúde mental, é que a primeira é muito mais comum."
(Millôr Fernandes)




terça-feira, 17 de maio de 2011

Do Blog Matizes Feministas!

Toda maneira de amor vale a pena.

Nesta terça-feira, 17 de maio comemora-se o Dia Internacional e Nacional contra a Homofobia. A data festeja a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais em mais de setenta países desde o ano de 1990. (Foto: Google)

Temos alguns motivos para festejar e muitos mais para seguir lutando. Uma das razões da alegria é que no dia 6 de maio (2011), o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Essa era uma reivindicação histórica dos movimentos LGBT no Brasil, pois desde 2002 o Código Civil já reconhecia oficialmente a união estável entre casais heterossexuais.

Na prática, os casais homossexuais passam a ter os mesmos direitos e deveres relacionados à união estável, tais como pensão alimentícia, herança, a possibilidade de inclusão do parceiro ou da parceira em planos de saúde. Com a mudança, fica mais fácil também a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.

Por outro lado, o Brasil segue sendo um dos países mais violentos para a população LGBT, com um recorde mundial de assassinatos de gays.
Segundo o jornal Le Monde (http://www.portugues.rfi.fr/node/69434) em 2010, 260 homossexuais foram assassinados no Brasil, registrando uma alta de 31% em relação a 2009.

A homofobia é toda e qualquer intolerância à população LGBT, que aparece das mais diversas formas. É um comportamento crítico, hostil, violento e discriminatório.

A Constituição Federal brasileira, desde 1988 define como "objetivo fundamental da República em seu (artigo 3º, capítulo IV) o de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor e idade, ou quaisquer outras formas de discriminação."

De autoria da deputada federal Iara Bernardi (PT/SP), o Projeto de Lei da Câmara (PLC 122/06), que atualmente tramita no Congresso, propõe a criminalização dos preconceitos motivados pela orientação sexual e pela identidade de gênero.

Sou radicalmente a favor do PLC 122. Mas a lei por si só é insuficiente. É preciso que existam políticas públicas nos três níveis. Que existam organismos no executivo que cuidem da questão, como coordenadorias, secretarias, superintendências ou seja lá que nome for.

É preciso que existam campanhas de promoção, respeito e reconhecimento da diversidade e também contra a homofobia. É muito importante garantir a realização das conferências LGBT, porque são nesses espaços que as políticas setoriais são aprovadas para que os governos, nos três níveis, as executem.

É fundamental que o segmento LGBT tenha representação nos lugares de tomada de decisão e de poder, entre eles o executivo, o legislativo e o judiciário. É fundamental que sejam implementados nos tres níveis, programas sobre educação não-sexista e de respeito à diversidade.

São essas algumas das medidas que o movimento LGBT propõe e que eu apoio.

Como a campanha do governo do Rio de Janeiro. Esse VT integra as peças da campanha. Seria tão bom que outros estados seguissem o exemplo e colocassem a luta contra a homofobia na ordem do dia das políticas públicas!


Para encerrar o post de hoje, deixo Milton Nascimento cantando Paula e Bebeto, pois " Qualquer maneira de amor vale a pena. Qualquer maneira de amor vale amar. "



Moção de Apoio!

O Partido dos Trabalhadores, através do seu Diretório Municipal, vem a público manifestar o seu irrestrito apoio aos trabalhador@s em educação do município de Belo Jardim que estão em greve há mais de 30 dias, por entender que a luta por melhores condições de trabalho e pela qualidade social da educação pública é legitima.

Nós do PT, entendemos que a deflagração de uma greve é o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho, e, lamentamos que o Prefeito bem como o Secretário de Educação, ao invés de buscarem o diálogo com a categoria no que se refere cumprir um acordo firmado há um (01) ano, preferiram recorrer ao Poder Judiciário como forma de intimidar @s educador@s.

O canal de diálogo deveria ter sido aberto pelo Poder Executivo, reconhecendo na prática, o direito constitucional à livre associação sindical e consequentemente o direito de negociar às suas condições de trabalho e perspectiva de carreira para o funcionamento permanente da educação pública.

Recorrer a decisões judiciárias contra o movimento sindical, lamentavelmente, representa o autoritarismo da prefeitura contra @s trabalhador@s, e, não comparecer a uma audiência de conciliação convocada pela justiça, essa provocada por ela, mostra claramente o descaso com os outros poderes constituídos da cidade.

O nosso apoio se fundamenta na questão legal para com o cumprimento da lei do Piso Nacional do Magistério, que deve sim ser garantida.

Para o PT, somente mobilizad@s e organizad@s @s trabalhador@s em educação poderão colaborar na construção de uma escola pública, gratuita e de qualidade para tod@s e em todos os níveis.

À luta companheir@s!


Bruno Galvão
Presidente do Diretório Municipal
Partido dos Trabalhadores
Belo Jardim - PE

16/05/2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cadê o Prefeito? Cadê o Secretário?




São 10 os princípios da Declaração dos Direitos da Criança, vejamos parte de dois desses princípios;

Princípio 7º -
Toda criança tem direito de receber EDUCAÇÃO gratuita e de qualidade para que possa ter OPORTUNIDADES IGUAIS para desenvolver suas habilidades [...]

Princípio 9º -
Nenhuma criança deverá sofrer por POUCO CASO dos responsáveis ou do GOVERNO [...] nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde. EDUCAÇÃO e DESENVOLVIMENTO.

Ficar em casa de cara pra cima, sem ter o que fazer, porque o Prefeito trata a Educação do município com total descaso, PODE?

Pois é, aqui em Belo Jardim a pisadinha é essa:

* Estatuto da Criança e do Adolescente não significam nada!
* Declaração dos Direitos da Criança é história de "trancoso"!
* A Lei do Piso Nacional do Magistério só serve para ser pisada!
* Para o Prefeito e sua equipe, aqui só existe um PODER o EXECUTIVO, os outros, na opinião deles é só pra fazer volume.
* A palavra DIÁLOGO foi banida do vocabulário destes senhores (Marcos e Wilsinho).

Hoje, mais do que nunca esse governo e sua equipe se mostram mais truculentos e opressores.



Dia 16/06 o Poder Judiciário (Juiz da 1ª Vara/Belo Jardim) convocou o Prefeito, Secretário de Educação e o Sindicato para uma audiência de Conciliação.

O sindicato compareceu, a sociedade compareceu, alguns vereadores compareceram. Marco Coca-cola e Wilsinho, mostrando o descaso que sentem pela Educação no Município, não pisaram lá.

O Prefeito mandou a sogra para representá-lo na tal audiência.Uso aqui a expressão do colunista Zé Simão: "Belo Jardim é a cidade da piada pronta".


E a audiência serviu apenas para provar que o Prefeito não tem nenhuma proposta para @s professore@s, e que o Secretário de Educação faz pouco caso da situação. E que @s trabalhador@s em Educação do município estão dando uma prova de persistência, de compromisso com a mudança de uma sociedade, possibilitando que tod@s acreditem que as forças dominantes não são eternas e que podem ser combatidas.

Estão, ess@s trabalhador@s, mostrando a tod@s que o principal produto dessa administração é a MARMELADA.




E é por isso que a greve continua!

domingo, 15 de maio de 2011

Feira do Verde promovendo a agricultura familiar!


"A XI Feira do Verde em Brejo da Madre de Deus teve a participação de vários grupos culturais que mostram através da arte, a cultura de um povo. A Feira do Verde se destaca por abranger diversos aspectos enraizados nas comunidades do campo, desencadeando esses valores na cidade, símbolo do controle social e econômico.

Escolas, Associações, Programas, Entidades, Instituições, Cooperativas, Sindicatos Rurais e Bancos, ligados ou não a governos: Federal, Estadual e Municipal, vem se encontrando nesses anos de parcerias para promover a agricultura familiar em nossa região. Assim se constrói a forma mais humana de fazer políticas públicas de qualidade, envolvendo homens e mulheres que dedicaram suas mãos e tempo em mostrar o que de mais bonito se tem no interior, a qualidade de vida que a natureza proporciona, por que quem não vive da agricultura familiar, depende dela para viver, disse o vice Prefeito Adelson Freitas."


No Brejo, a Agricultura Familiar é a base do fornecimento da merenda escolar.




Fonte: estacaonoticiasbmd.blogspot.com
Fotos: Geovani Barbosa
Reportagem: Atahanderson Mesquita