Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 29 de março de 2012

Nota

O deputado federal Mendonça Filho vem esclarecer a população de Belo Jardim que, as especulações criadas pelo blog “A Voz do Povo”, sobre a candidatura do seu filho, Vinícius Mendonça, a deputado estadual em 2014 são improcedentes.

A notícia não condiz com a realidade, pois Vinícius atualmente mora no Rio de Janeiro, onde prioriza sua formação profissional e lá permanecerá por mais cinco anos, até a conclusão de sua graduação em engenharia. O jovem, de apenas 18 anos, não tem sequer idade para concorrer ao cargo no Legislativo Estadual, daqui a dois anos.

No ensejo, Mendonça Filho deixa claro que o seu candidato a deputado estadual em 2014 é Marcos Coca Cola, atual prefeito de Belo Jardim.

Por fim, convém destacar que, a ausência de apuração e de checagem dos fatos por alguns profissionais de comunicação da nossa cidade, tenta promover ambiente de discórdia e de hostilidade inexistente. Todavia, tais investidas somente fortalecem e unem ainda mais o grupo político Mendonça.


Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Mendonça Filho


Ou seja: Já está tudo organizado na cúpula (rsrs) só falta agora combinar com o povo!

terça-feira, 27 de março de 2012

Ano de eleição, "a pisadinha é essa: 3 inauguração por segundo!"

Num curto período de 20 (vinte) anos a Prefeitura de Belo Jardim entregou a população, 03 (três) creches. As duas primeira, surgiram, uma, da iniciativa do Grupo Moura, depois abraçada pela Fundação Belo Jardim numa parceria com a Prefeitura, no início, instalada perto da Serra do Gavião, uma das áreas mais poluídas da cidade, e por esse motivo, anos depois, transferida para o bairro do Bom Conselho, é a Creche Mocinha Moura. A outra, iniciativa da Maçonaria, também em parceria com a Prefeitura. Nas minhas contas, as duas devem atender cerca de 200 crianças. Esse tema foi assunto aqui nesse blog por várias vezes, a última em 30/11/2011 (veja Aqui ).


A Terceira creche, surge agora, no último ano da gestão do DEM, localizada no Bairro São Pedro, vai atender 40 (quarenta) crianças de 0 a 4 anos.


Enquanto isso, a Prefeitura de Petrolina, num "longo" prazo de 02(dois) anos, entregou a população daquela cidade, nada mais nada menos do que 56 (cinquenta e seis) Creches para atender crianças de 0 a 6 anos de idade.
E cada uma dessas unidades contam com sala para pré-escola; Maternal I e II; berçário; 04 banheiros; cozinha; refeitório; despensa e área de lazer. Oferecendo ainda, 05 refeições diárias, educação e assistência odontológica. Ao todo as creches de Petrolina atendem mais de 3.000 (Três mil) crianças e ainda, gera emprego para 848 pessoas.


Se atentarmos para a população dessa faixa etária na duas cidades, para fazer festa mesmo, a Prefeitura de Belo Jardim, deveria estar entregando a 15ª unidade com capacidade de atendimento para no mínimo 500 crianças em cada uma. Por que as 3 que nós temos, atende no máximo 300 crianças e mais de 7.000 mil, ficam ao "deus dará".

Por isso que continuo afirmando: CRECHE AQUI É ARTIGO DE LUXO!

Parece que essa administração continua sem entender que bastam apenas dois neurônios para questionar toda essa campanha eleitoreira que nos é apresentada neste último ano de governo.

"É dever do Estado assegurar à TODA criança de 0 a 6 anos, creche e pré-escola. É um direito determinado na Constituição Federal e Estatuto da Criança."

Basta de tanta palhaçada, mais do que nunca,
nós precisamos ser de fato a mudança que queremos nesta cidade!

Blog do Kajuru. Ponto Final!

PTB, PSB... Cintra!!




Mesmo com 80 anos Cintra Galvão ainda pretende concorrer a prefeitura de Belo Jardim. É mole ou quer mais? Quer mais? Pois bem. Caso ele não seja candidato, pretende apostar em seu filho Cecílio ou em seu sobrinho Fábio Galvão, que foi um grande administrador da cidade, que até hoje lembra da sua gestão.

O grupo Galvão sofreu uma ruptura no ano de 2010, quando alguns vereadores iniciaram um motim contra a candidatura de Cecílio. Desde então Cintra vem tentando mostrar-se forte, mesmo sem seus "soldados". O resultado disto é que em 2010 Cecilio teve uma votação razoável, levando em consideração o quão ruim foi como prefeito, mas não conseguiu chegar até a ALEPE. Mesmo assim, Cecílio está desempenhando o papel de "articulador" neste ano, já que Cintra tem 80 anos e é limitado para algumas coisas.

Por falar em limitações, imaginem comigo se, hipoteticamente, Cintra fosse eleito em Belo Jardim: Como iria fazer para "peregrinar" em Brasília defendendo e representando nossa cidade se ele nem a caminhada da feira faz andando? Mas aí alguem pode dizer: E num tem o vice!!! Então coloque-se o "vice" como candidato e Cintra como "vice"!!!

O problema é que Cintra assimilou muito bem o apelido de Pavão misterioso. Ele é tão vaidoso que gosta de ser candidato só pra ver o povo cantando essa música ( e olhem que há 4 anos eu também tava virado na cantiga).

É inegável que Cintra tenha um papel importante na política do município. É experiente: já foi deputado, prefeito... Mas acredito estar na hora dele ajudar a cidade mais do que nunca seguindo aquele grito ensurdecedor que vem da arquibancada que diz: Pede pra KH e sai!!! Isso não o deixaria fora do processo, nem tampouco das tomadas de decisões. Muito pelo contrario, só mostraria o quanto Cintra é inteligente e deseja o bem da nossa cidade.

Apoiar outra candidatura seria a prova de que Cintra é, de fato, um grande homem. Que sua vaidade não é maior que seu desejo por melhoria na vida de cada um belojardinense. Seria fechar com chave de ouro a vida política de um homem que ainda tem muito o que ensinar. Seria ajudar Belo Jardim a sair do escuro. E aí, sim, quando ouvíssemos a música do pavão saberíamos que é uma homenagem à um homem que sempre se dedicou aos outros, e não em um projeto estritamente pessoal.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Qualquer semelhança é mera coincidência!


* Licitações com cartas marcadas;

* Negociatas;

* Combinações indecorosas de suborno;

* Propinas;

* Truques para escapar da fiscalização...



Muita calma nessa hora! Isso não está acontecendo em Belo Jardim, foi só o resultado dos dois meses de trabalho de Jornalismo Investigativo realizado por Eduardo Faustini e André Azevedo, repórteres da Globo para o programa Fantástico.

Agora cá pra nós, será que tem algum repórter do Fantástico infiltrado nas repartições públicas da terrinha? Uiiiiiiiiiiiii chega a dar um frio na barriga (hihihi).

Só eles para nos socorrer!

O Maranhão é Aqui! (2)


A expansão urbana aliada a industrialização têm provocado o crescimento desordenado de cidades como Belo Jardim, e consequentemente, a destruição de áreas com edificações, cuja importância arquitetônica ou histórica, muitas vezes, passa despercebida pela maioria da população.

Pouco a pouco estão mudando o perfil da cidade, e não estou querendo com isso dizer que as paisagens são estáticas, pelo contrário, no entanto, muita coisa deve ser preservada, e, tod@s nós, homens e mulheres temos o dever de querer essa preservação com o intuito de que elas sejam testemunhadas pelas gerações futuras.

Parece que o nosso destino é o de mostrar a essa geração do futuro, a nossa história escrita/desenhada nos muros da cidade.

Como se não bastasse todos os cinemas da cidade terem sido extintos (e por falar em cinema, cadê a sala do Cine + Cultura?); dois teatros: O Diná de Oliveira e o Anfi teatro Tito de Barros Correia estarem hoje com outras finalidades totalmente diferentes da proposta inicial; de não existir mais nenhum dos clubes sociais (tínhamos 3); de ver as antigas instalações da Estação Ferroviária, diferentemente de outras várias cidade, sem nenhuma serventia para instalações culturais...

Pude ver esta semana, que a estrada de ferro que passava por trás da Moura, simplesmente sumiu. Isso mesmo, os trilhos foram totalmente arrancados do lugar, para dar vasão a expansão daquela indústria.

Ótimo que a Indústria esteja expandindo seus negócios, com certeza trará muito mais empregos para a nossa população. O que causa estranheza é que esta ampliação está acontecendo em plena via pública, uma rua inteira está sendo utilizada na ampliação, inclusive com a retirada dos trilhos, que na minha ignorância não deixa de ser uma estrada federal.

Deve no mínimo ter tido uma autorização para isso né? Bom seria que no local tivesse também uma placa informativa. E sobre a utilização de uma via pública controlada pela administração local (Prefeitura) deve ter havido no mínimo uma troca, ou não, a rua entrou apenas como incentivo fiscal? Porque as casas que haviam no local, a Moura comprou todas, e pagou muito bem por elas. Será que com a rua aconteceu o mesmo?

De fato, aqui é a Terra do Nunca, nada acontece e, contraditoriamente, tudo pode!

domingo, 25 de março de 2012

O Maranhão é aqui! E haja homenagem!



A nossa cidade, já dita aqui nesse blog por várias vezes, tão carente de memória edificada, vem agora com outras novidades, um verdadeiro plantio de outras tantas edificações para serem colocadas/plantadas em nossa memória.

Quando eu pensava que já tinha visto de tudo na "Terra do Nunca", me deparo com a notícia que estão construindo no meio da ex-avenida Siqueira Campos uma estátua do já falecido Dep. José Mendonça. Da oficina imaginária da Prefeitura, surge mais essa invenção, acredito eu (ou é a prefeitura que acredita?) que a obra vai render uma reflexão profunda sobre as relações humanas (hihihi), nessa altura do campeonato, é correr pra construir...

Se sou contra a essas homenagens?

De modo algum! Sou contra a forma de como elas são feitas, ora, uma cidade com mais de 700 Km ², e só a antiga Siqueira Campos servir para todas as honrarias! "Fica puxado" né?

Mas dá pra entender: em qualquer outro bairro da cidade seria necessário que houvesse outros melhoramentos. Imaginem o Busto (aliás, dizem as más línguas que é de corpo inteiro e com braços erguidos...) sendo colocado no bairro Santo Antonio, localidade essa com uma população maior do que a de cidades como Tacaimbó ou Sanharó, no qual não se encontra sequer uma praça,onde esgotos correm a céu aberto... Enfim, o monumento seria destruído rapidinho pela população. Assim sendo, bem pensado a localidade pela a administração pública.

O engraçado é que na mesma avenida tem o prédio onde funciona o Hotel da família. Não teria sido mais fácil trocar o nome do hotel ao invés do da avenida? E o Busto/Estátua, nos jardins daquele empreendimento, com recursos da própria família não seria o justo?


Agora, cá pra nós, uma maneira simples da Prefeitura Municipal que é responsável pela grande homenagem, mesmo que ela não tenha sido submetida a vontade popular, pudesse cumprir as leis e colocasse no local da obra uma placa informativa onde constasse as seguintes informações:


a) Valor da Obra;
b) Origem dos Recursos;
c) Nº do Processo Licitatórios (se houve, pois sabemos algumas obras não precisam)
d) Empresa e engenheiro responsável;
e) Identificação completa da obra ou serviço. como: extensão, área, tipo, finalidade. prazo de execução; nome dos autores do projeto;

Evitaria muitas especulações e com certeza o índice de rejeição a esta administração começaria a se minimizado.