Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 23 de abril de 2011

Uma boa Páscoa!


Feliz Páscoa aos que desdobram a subjetividade, rompendo a casca do ego para deixar renascer a mulher ou o homem novo, e a quem se nutre de TV sem enxergar as maravilhas encerradas no próprio peito.


Feliz Páscoa aos artífices da paz que, entre conflitos, exalam suavidade, não achibatam com a língua a fama alheia, nem naufragam nas próprias feridas. E aos emotivos que deixam escapar das mãos as rédeas da paciência e nunca abandonam as esporas da ansiedade.


Feliz Páscoa aos que tecem com o olhar o perfil da alma e, no silêncio dos toques, curam a pele de toda aspereza. E aos amantes tragados pelo ritmo incessante de trabalho, carentes de carícias, que postergam para o futuro o presente que nunca se dão.


Feliz Páscoa a quem acredita ser o ovo portador de vida, sem que a fé exija que o quebre, e aos incrédulos e a todos que jamais dobraram os joelhos diante do mistério divino.


Feliz Páscoa aos que identificam as trilhas aventurosas da vida mapeadas na geografia de suas rugas e não se envergonham da topografia disforme de seus corpos. E a todos aqueles que, robotizados pela moda, se revestem de estátuas gregas carcomidas pela anorexia, sem se dar conta de que a mente mente.


Feliz Páscoa aos que ousam ser gentis e doces, sem pudor de abraçar o menino que carregam dentro de si. E aos afoitos, competitivos, turbinados e sarados, enamorados da própria vaidade, incapazes de suportar uma fila de espera.


Feliz Páscoa aos que sabem amarrar o seu burrico à sombra da sabedoria e jamais negociam a felicidade em troca de uma arroba de milho que, vista à distância, parece pepita de ouro. E aos idólatras do dinheiro, fiéis devotos dos oráculos do mercado, reféns de pobres desejos que, saciados de supérfluos, nunca alcançam o essencial.


Feliz Páscoa a quem abre caminhos com os próprios passos e cultiva em seus jardins a rosa dos ventos. E aos que colhem borboletas ao alvorecer e sabem que a beleza é filha do silêncio.


Feliz Páscoa aos que garimpam utopias nos campos da miséria e trazem seus corações prenhes de indignação, sem jamais olvidar o próximo como seu semelhante. E aos que, montados na indiferença, atropelam delicadezas, até que a dor lhes abra a porta do amor.


Feliz Páscoa aos que nunca fecham a janela ao horizonte, regam suas raízes e não temem pisar descalços a terra em que nasceram. E aos que se embriagam de chuvas, ofertam luas à namorada e fazem da poesia a sua lógica.


Feliz Páscoa aos colecionadores de araucárias, que enfeitam de sonhos suas florestas e, na primavera, colhem frutos de plenitude. E aos que brincam de amarelinha ao entardecer e desconfiam dos adultos exilados da alegria.


Feliz Páscoa aos que se repartem nas esquinas, distribuem aos passantes moedas de sol e, nada tendo, nada temem. E aos que, ao desjejum, abrem sua caixa de mágoas e recontam uma a uma, gravando nos cadernos do afeto dívidas e juros.


Feliz Páscoa aos que caminham sobre tatames e, por terem muita pressa de chegar, jamais correm. E aos navegadores solitários, pilotos cegos e peregrinos mancos, que se arrastam pelas trilhas da desesperança.
Feliz Páscoa aos políticos obrigados a inventar, para os outros, o futuro que não se deram no passado, e estendem sorrisos para mendigar votos. E aos que não se deixam iludir pela insipidez da política e nem atiram seus votos na lixeira do desinteresse, alimentando ratos.


Feliz Páscoa aos trovadores de esperanças, aos fazendeiros do ar e aos banqueiros da generosidade, que sabem tirar água do próprio poço. E aos que mantêm em cada esquina oficinas de conserto do mundo, mas desconhecem as ferramentas que arrancam as dobradiças do egoísmo.


Feliz Páscoa a quem seqüestra o melhor de si, escondendo-o nas cavernas de suas mesquinhas ambições, sem coragem de pagar o resgate da humildade. E aos que nunca banem do espírito a presença de Deus e fazem da vida uma oração.


Feliz Páscoa às bailarinas fantasiadas de anjos que sobem, na ponta dos pés, a curva policrômica do arco-íris, e aos palhaços ovacionados que, no camarim, se miram tristes no espelho, vazios da euforia que provocam.


Feliz Páscoa aos que descobrem Deus escondido numa compota de figos em calda ou no vaga-lume que risca um ponto de luz na noite desestrelada. E aos que aprendem a morrer, todos os dias, para os apegos de desimportância e, livres e leves, alçam vôo rumo ao oceano da transcendência.

• Frei Betto é escritor, autor de “Treze contos diabólicos e um angélico” (Planeta).

terça-feira, 19 de abril de 2011

Teresa Leitão & Belo Jardim!

Aprovada em Plenário da Assembléia Legislativa, a Indicação nº 426/2011, da dep. Teresa Leitão, que solicita a TIM-Nordeste, a instalação de Antena para telefonia móvel, no distrito de Serra do Vento/Belo Jardim.

A Indicação da deputada, atendeu ao pedido de Bruno Galvão, presidente do Diretório Municipal do PT, na cidade.


Na sua argumentação, Teresa frisou a importância do Distrito de Serra dos Ventos para o desenvolvimento econômico de Belo Jardim e das cidades vizinhas, em se tratando de uma localidade com grande potencial turístico.

[1]"...Ainda como atrativos encontramos em Serra dos Ventos, o ecoturismo por suas serra com voos de asa delta a partir da Pedra do Caboclo até a Pedra do Cachorro. Ainda próximo de Serra do Ventos, encontra-se o maior Teatro a céu aberto do mundo, Nova Jerusalém... mesmo com todos esses atrativos, a comunidade padece de um bom sistema de telefonia móvel. Portanto é de suma importância, para o desenvolvimento local, que seja instalada uma antena ... com o intuito de fomentar os serviços locais e estimular o turismo da região."


Pois é, não existe deputad@s de uma cidade apenas, mas deputad@s que devem atuar a atender todas as cidades do Estado.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Blog do Inaldo!

Teresa Leitão participa de debate sobre o "Projeto Cultura Viva"


Um debate sobre “Pontos de Cultura de Pernambuco” foi realizado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa com participação da deputadaTeresa Leitão (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura.
Segundo ela, a mobilização está inserida num conjunto de ações em defesa da aprovação do projeto de lei “Cultura Viva”, pela Câmara Federal.
A matéria, apresentada pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), visa a estimular e transferir recursos federais para iniciativas já existentes, como o Programa Cultura Viva.
O representante da rede de “Pontos de Cultura de Pernambuco”, Fabiano Santos, explicou na ocasião que o Programa foi criado em 2004 durante o governo do presidente Lula.
A ação, disse ele, beneficiará mais de três mil pontos culturais em todo o país, que trabalham em prol da defesa e divulgação de manifestações tradicionais, a exemplo do maracatu, afoxé e cavalo-marinho.
De acordo com Fabiano Santos, todos os demais estados do Brasil realizaram audiências públicas, nesta segunda, para discutir a aprovação da Lei Cultura Viva.
Ele informou que, no dia 25 de maio, haverá uma grande mobilização em Brasília em defesa da aprovação deste projeto.