Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 9 de março de 2012

08 de março em Sanharó!

O Dia Internacional da Mulher, foi vivenciado (ontem) na cidade de Sanharó, em grande estilo. @s empresári@s Socorro e Evandro Valença, resolveram dar início as comemorações dos 30 anos da "Irmãos Valença", comemorando as vitórias alcançadas, ao longo da história, pela luta das mulheres, e, debatendo sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados para serem minimizados e solucionados.





"..._ Responsabilidade social e sustentabilidade, tão discutidas hoje, tem que ser vivenciadas na pática... " disse em sua fala, o Sr. Evandro.


As mulheres de Sanharó, lotaram o clube da cidade. Socorro Valença conseguiu organizar muito bem o evento.

No primeiro momento a palestra/debate com o tema: "Dia Internacional da mulher: Flores & desafios.

E no segundo tempo, um coquetel, música de boa qualidade, sorteio de brindes ... e boas conversas.





É isso ai, me sinto honrada/orgulhosa por ter participado de um momento como este!






Parabéns aos organizador@s, Socorro e Evandro Valença!

Parabéns às mulheres de Sanharó!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Além das flores!







Caminhemos na luta!
Os desafios ainda são muitos.












O 8 de março se firmou no mundo como um marco da luta contra a opressão da mulher. O maior problema hoje, é o desafio de não permitir a sua banalização, como o dia em que as mulheres devem apenas receber flores!
Que venham as flores, e com elas, o respeito!

Para Mulheres!



R$ 400 mil para projetos em políticas públicas para as mulheres em PE
Por Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR em 07/03/2012
O governo do estado e a Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) anunciam nesta quinta-feira, dia oito de março, Dia Internacional da Mulher, o financiamento de projetos em políticas públicas para as mulheres nos municípios, no montante de R$ 400 mil. O 'presente' será dado durante café da manhã nos jardins do Palácio Campo das Princesas.

Na ocasião, a secretária Cristina Buarque vai lançar oficialmente o 'Anuário ? Ano 06', que traz um balanço das ações da pasta em 2011, e anunciar novas políticas a serem implementadas em 2012.
A programação conta ainda com a assinatura do credenciamento do serviço de mamografia para a VII Região de Saúde no SUS, contemplando as mulheres de Salgueiro, Belém do São Francisco, Cedro, MIrandiba, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

A deputada estadual Teresa Leitão também vai anunciar a reformulação da Lei Nº 12.72, que institui a notificação compulsória da violência doméstica em Pernambuco. A notificação será obrigatória em toda a rede pública e privada de saúde de Pernambuco. Já o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira vai anunciar ações, como um programa mais efetivo no enfrentamento ao câncer de colo uterino e de mama para mulheres de todo o estado.

Prefeitas (os), deputadas (os), vereadoras (os), lideranças dos movimentos de mulheres representando idosas, profissionais do sexo, lésbicas, rurais, negras, índias, quilombolas, pescadoras, mandiocultoras e mulheres com deficiência participam do ato. Também foram convidados para a solenidade a diretora Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires; a deputada Federal Luciana Santos; a deputada e presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (ALEPE), Mary Gouveia; a prefeita do município de Floresta, Rosângela de Moura Maniçoba Ferraz; a Conselheira Estadual dos Direitos da Mulher de Notório Saber, Edusa Cesar; e a vereadora de Petrolina, Maria Elena Alencar.

terça-feira, 6 de março de 2012

Serra do Vento - Um Paraíso ameaçado II


Aqui na terrinha, por parte dos governantes, tá sobrando hipocrisia e faltando seriedade para tratar os vários problemas da cidade, os quais estão resultando na morte da nossa juventude, principalmente em acidentes de trânsito, e, especificamente na estrada que liga Belo Jardim ao distrito de Serra dos Ventos.


Como dizem por ai: "problemas sem proposta de solução, aqui em Belo Jardim é boia!" Na minha opinião, o problema maior é a inoperância/incompetência das administrações públicas ao longo desses anos, pífias e que só conseguem ver a cidade como base eleitoreira, como forma de se manterem no poder e enriquecerem com mais facilidade.


Quantos jovens ainda precisarão morrer, naquela estrada, para que ações possam ser implementadas por lá com o intuíto de pelo menos minimizar a problemática daquela região?

Serra do Vento - Um paraíso ameaçado! Escrevi aqui sobre o tema, por várias vezes, a última, em 25/01/2011 (veja aqui)

A morte de mais um jovem, no último domingo (04/03), não pode ser encarada com mais um número estatístico. Ele não é o primeiro e com certeza não será o último se medidas não forem adotadas urgentemente. Muita gente, lendo essa postagem poderá dizer:

_ Foi irresponsabilidade dele que optou por fazer a combinação - álcool & direção. Sem dúvida, aquele jovem de 28 anos, tem sim a sua parcela de culpa. No entanto, se houvesse por lá a presença das esferas de poder a exemplo de uma blitz policial botando em prática o cumprimento da famosa Lei Seca, talvez ele hoje estivesse com vida.

E sem contar, que os vários acidentes seguidos de morte acontecidos por lá, nem sempre foram pelo motivo da famosa combinação álcool & direção.

Serra do Vento hoje é o "Point" da juventude, para lá se dirigem milhares del@s principalmente nos finais de semana, para se chegar ao locais dos encontros festivos, não dispomos de transporte. Para resolver a questão, pode-se encontrar pela estrada três pessoas ou mais numa mesma moto/mobiletes, devemos fazer uma reflexão sobre isso. Ess@s jovens/adolescente fazem isso apenas por serem irresponsáveis? Não, efetivamente não, fazem porque precisam de diversão e principalmente por saber que aquela área é totalmente abandonada de qualquer vigilância.

O jovem que morreu domingo, chegou ao Hospital ainda com vida.
Se tivéssemos aqui em Belo Jardim uma ambulância do SAMU, será que não poderíamos ter poupado essa vida? É uma questão para reflexão! Pois até a forma de socorro tem influência no salvamento de uma vida.

Pelo que podemos observar vários problemas estão envolvidos diretamente nessas mortes naquela estrada, e eu poderia listar aqui pelo menos uma centena, mas vou colocar para reflexão, apenas alguns:

1. Falta de transporte coletivo;
2. Falta de segurança pública/vigilância
3. Falta de projetos para implementação de Políticas Públicas para a juventude;
4. Falta de pelo menos uma unidade do SAMU;
5. A total escassez de atividades culturais e esportivas;


As eleições por aqui, têm sido disputadas na prática do discurso fácil voltado para a juventude, chegam inclusive a dizer que o futuro da cidade está nas mãos d@s jovens.

E eu fico me perguntando: _ Que juventude? A que está morrendo pelo simples fato de não serem colocadas em prática as ações e as políticas públicas voltadas para el@s, e tão "prometidas" em época de campanha?

Precisamos dar um basta nisso!
"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana"
(Dalai Lama)


domingo, 4 de março de 2012

... Mande notícias, do mundo de lá...


"... Todos os dias é um vai -e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai
Prá nunca mais...

São só os dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida..."
(Milton Nascimento)

Até breve Hélder!