Aqui na terrinha, por parte dos governantes, tá sobrando hipocrisia e faltando seriedade para tratar os vários problemas da cidade, os quais estão resultando na morte da nossa juventude, principalmente em acidentes de trânsito, e, especificamente na estrada que liga Belo Jardim ao distrito de Serra dos Ventos.
Como dizem por ai: "problemas sem proposta de solução, aqui em Belo Jardim é boia!" Na minha opinião, o problema maior é a inoperância/incompetência das administrações públicas ao longo desses anos, pífias e que só conseguem ver a cidade como base eleitoreira, como forma de se manterem no poder e enriquecerem com mais facilidade.
Quantos jovens ainda precisarão morrer, naquela estrada, para que ações possam ser implementadas por lá com o intuíto de pelo menos minimizar a problemática daquela região?
Serra do Vento - Um paraíso ameaçado! Escrevi aqui sobre o tema, por várias vezes, a última, em 25/01/2011 (veja aqui)
A morte de mais um jovem, no último domingo (04/03), não pode ser encarada com mais um número estatístico. Ele não é o primeiro e com certeza não será o último se medidas não forem adotadas urgentemente. Muita gente, lendo essa postagem poderá dizer:
_ Foi irresponsabilidade dele que optou por fazer a combinação - álcool & direção. Sem dúvida, aquele jovem de 28 anos, tem sim a sua parcela de culpa. No entanto, se houvesse por lá a presença das esferas de poder a exemplo de uma blitz policial botando em prática o cumprimento da famosa Lei Seca, talvez ele hoje estivesse com vida.
E sem contar, que os vários acidentes seguidos de morte acontecidos por lá, nem sempre foram pelo motivo da famosa combinação álcool & direção.
Serra do Vento hoje é o "Point" da juventude, para lá se dirigem milhares del@s principalmente nos finais de semana, para se chegar ao locais dos encontros festivos, não dispomos de transporte. Para resolver a questão, pode-se encontrar pela estrada três pessoas ou mais numa mesma moto/mobiletes, devemos fazer uma reflexão sobre isso. Ess@s jovens/adolescente fazem isso apenas por serem irresponsáveis? Não, efetivamente não, fazem porque precisam de diversão e principalmente por saber que aquela área é totalmente abandonada de qualquer vigilância.
O jovem que morreu domingo, chegou ao Hospital ainda com vida.
Se tivéssemos aqui em Belo Jardim uma ambulância do SAMU, será que não poderíamos ter poupado essa vida? É uma questão para reflexão! Pois até a forma de socorro tem influência no salvamento de uma vida.
Pelo que podemos observar vários problemas estão envolvidos diretamente nessas mortes naquela estrada, e eu poderia listar aqui pelo menos uma centena, mas vou colocar para reflexão, apenas alguns:
1. Falta de transporte coletivo;
2. Falta de segurança pública/vigilância
3. Falta de projetos para implementação de Políticas Públicas para a juventude;
4. Falta de pelo menos uma unidade do SAMU;
5. A total escassez de atividades culturais e esportivas;
As eleições por aqui, têm sido disputadas na prática do discurso fácil voltado para a juventude, chegam inclusive a dizer que o futuro da cidade está nas mãos d@s jovens.
E eu fico me perguntando: _ Que juventude? A que está morrendo pelo simples fato de não serem colocadas em prática as ações e as políticas públicas voltadas para el@s, e tão "prometidas" em época de campanha?
Precisamos dar um basta nisso!
"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana"
(Dalai Lama)