A administração municipal alega, que há muitos anos não acontece reajuste nos valores venais dos imóveis. OK! E por que não aconteceu? Vejamos alguns pontos:
1. Em 2003, o então prefeito João Mendonça encaminhou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que dava direito ao Poder Executivo de elaborar/fazer os tais ajustes/ reajustes;
2. Os vereadores da época, (alguns deles, ainda à frente do Legislativo, e, contraditoriamente aprovando moção de repúdio contra o tal aumento do IPTU, é mole?) aprovaram a Lei.
3. Depois de aprovada, a dita cuja, foi engavetada por João Mendonça.
Ora, por que ele faria isso?
Porque não queria aumentar ainda mais o seu desgaste político, vinha, na época, amargando os reflexos da Lei da Indisponibilidade de Servidores, lembram? E sem contar, que o ano seguinte, 2004, seria ano de eleição e ele estaria na diputa pra se manter no poder por mais algum tempo.
Irresponsávelmente, João Mendonça também não reajustou os valores venais do IPTU, pelo período de 04 anos 2004/2008, e não fez o reajuste anual, como deveria e era a sua obrigação, por questões políticas, para parecer bonzinho perante a sociedade. E o índice de reajuste foi se acumulando por um longo período.
Chega Marco Coca-Cola em 2008 e nada de reajuste, e agora, praticamente nas vésperas de uma eleição, ele resolve fazer o reajuste, colocando todo o período acumulado de uma vez só, e de goela abaixo. Faz isso por estar com o cargo já leiloado pelo seus líderes José Mendonça, Mendoncinha e João Mendonça, esse último, com certeza será o candidato a prefeito em 2012, para representar o GRUPO.
Não sou contra o aumento do IPTU, queiramos ou não esse é um reajuste que deve ser feito. Sou contra a forma como ele foi feito agora, de forma abusiva, irresponsável... O aumento deveria ter sido gradativo, a cada ano seria aplicado um percentual, desta forma, o peso no bolso d@ contribuinte seria menor.
Nós não podemos ser prejudicad@s, punid@s pela incompetência dos prefeitos anteriores, tampouco pela irresponsabilidade do prefeito atual.
Para nós fica muito claro, esse aumento não será para pagar ou executar obras, mas, para sustentar o "inchaço" da prefeitura com mais de 1000 (mil) contratad@s, a qual nomeia quase que diariamente sempre mais um para ocupar cargos comissionados. Esse aumento desproporcional do IPTU, encherá ainda mais os cofres da Prefeitura e na mesma proporção, esvaziará os bolsos d@ contribuinte atingido pela exorbitante cobrança.
Queimar o Boleto da Cobrança do tal imposto resolveria o caso?
Não! Definitivamente não!
A questão só será resolvida VIA JUDICIAL, e com a população organizada.
Até porque, se você não pagar na data estipulada,
com certeza
seu nome vai para parar no cadastro da dívida ativa do município.