Quem sou eu
- Alfinetes & Bombons
- BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
- "... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano
sábado, 17 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
(Coluna Econômica - 05/10/2009)
No restaurante, as mesas comemoraram pedindo vinhos e champagnes. Nas ruas, uma população orgulhosa do feito brasileiro. No Blog, centenas de comentários de leitores orgulhosos de serem brasileiros, finalmente orgulhosos de serem brasileiros, repito.
Chego no escritório, ligo a Internet e procuro o vídeo com o discurso de Lula, defendendo a candidatura do Rio e, depois, com Lula com os olhos marejados falando de sua maior especialidade: o modo de ser brasileiro. Tecendo loas ao Brasil, ao Rio, à ginga, à alma brasileira.
E me espanto de como é possível que parte da opinião pública ainda não tenha se dado conta da dimensão política global de Lula. Ele se tornou um dos governantes paradigmáticos do maior processo de transformações que a humanidade atravessa desde o pós-guerra.
***
A população pobre, que era custo, hoje se tornou o grande ativo dos emergentes China, Índia e Brasil. Lula representa não apenas a história de sucesso do operário que chegou a presidente. O polonês Lech Walesa também teve esse papel e não passou de mera curiosidade histórica. Já Lula tem desempenhado um papel civilizatório inimaginável.
Assumiu um país exaurido pela insensibilidade social, liderando um continente propenso a exageros populistas históricos, como contraposição aos exageros liberais. Globalmente, o fracasso das políticas neoliberais projetou uma sombra de xenofobia, intolerância e radicalização sobre todos os continentes.
Foi nesse ambiente propício à radicalização que Lula projetou sua imagem de pacificador, de agente do processo civilizatório mundial.
Com a mesma bonomia com que trata seus adversários políticos no Brasil, ou como tratava os peões de fábrica no ABC, ajudou a criar uma alternativa democrática no continente, orientando Evo Morales, contendo os arroubos de Hugo Chávez, tornando-se a esperança do Ocidente de manter uma porta aberta com o Irã.
Quando leva Obama para uma sala para explicar, em um bate-papo, como agir no caso do Irã, o severino retirante se despe de toda liturgia do cargo, dos tremeliques da diplomacia, usa a linguagem tosca e direta com que as pessoas normais se comunicam e ajuda a desenhar a nova diplomacia mundial. E com a cara do Brasil, a afetividade do Brasil, alisando as pessoas, tratando-as com o carinho brasileiro.
Na coletiva que deu após a escolha do Rio, a profissão de fé no Brasil ent rará para a história. O orgulho de ser brasileiro, o "sim, nós podemos" entra definitivamente para o repertório brasileiro do século 21, do mesmo modo que JK empurrou o país com seu otimismo e sua genuína crença no valor do brasileiro.
Daqui a vinte anos, quando o país estiver definitivamente entronizado no panteão dos grandes países do mundo, será mais fácil avaliar a verdadeira dimensão de Lula, como o grande timoneiro dessa travessia".
Seminário Estadual de Educação!
“Educação profissional: qualificação e cidadania”
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet
A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove o III Seminário Estadual de Educação do Poder Legislativo entre os dias 19 e 21 de outubro. O tema será “Educação profissional: qualificação e cidadania” e abordará os desafios de oferecer aos nossos jovens uma educação profissional que o prepare para o trabalho e para a vida.
Participam do seminário conferencistas como o professor Antônio Carlos Maranhão, que é diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PE) e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet-PE), professor Sérgio Gaudêncio. Além deles, professores e gestores públicos da Secretaria de Educação do Estado também contribuem.
A presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão, autora do projeto que criou o seminário há quatro anos, destaca a importância deste fórum de discussão. “Desde que lançamos o seminário, nunca deixamos de realizá-lo, com a crescente participação da sociedade”, observou. O encontro é direcionado a educadores, educandos, gestores do segmento e representantes da sociedade civil ligados à temática educacional.
Para inscrever-se, basta clicar aqui, baixar a ficha de inscrição e enviá-la para a Escola do Legislativo no e-mail escola_legislativo@alepe.pe.gov.br ou ligar para (81) 3183.2407. As inscrições são gratuitas e limitadas.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
15/10 - Dia d@ Professor@
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
A tod@s @s professor@s os meus parabéns por esse dia!
Em especial aos que fazem o Projovem Urbano de Belo Jardim:
Aldenice Carvalho
Anna Koscina
Keylla Souza
Oswaldyrene Almeida
Erick Gueiros
Laércio Severino
Lindormar Figueiredo
Socorro Araújo
Isnaldo Vieira
Tereza Cristina
Zilma Ferreira
Andreza Campelo
Danielle Navarro
Lindinalva Santos
Humberto Priori
Henrique Figueiredo
Kelma Godoy
Natália Branco
Bárbara Cunha
Jacilene
Conceição Araújo.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Uniforme Escolar acelera o aprendizado?
"As Normas Regimentais Básicas [...] em seu capítulo IV - das Normas de Gestão e Convivência estabelece que a escola não pode fazer solicitações que impeçam a frequência de alunos às atividades escolares ou venha asujeitá-los a discriminação ou constragimento de qualquer ordem..."
Tirar @ alun@ da sala de aula porque @ mesm@ não está usando a FARDA, é:
1. Facilita a vida d@ estudante,pois acaba com aquela preocupação: "com que roupa eu vou?"
2.Ajuda a economizar roupas;
3.Colabora com a escola no sentido de organizar o acesso a escola;
4.Ajuda @ alun@ a ser identificado na rua como estudante, principalmente os que estudam a noite e moram nos bairros mais distantes da cidade.
Informação é tudo!
Cotidiano Escolar!
Na integração é @ alun@ que tem de se adaptar às exigências da escola.
Se você não sabe "como" falar...
Todos os dias passava por ele, de manhã e à noite, um publicitário que deixava sempre alguns centavos no chapéu do pedinte. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:
virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu, muito contente:
O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era: