Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 30 de maio de 2009

REFLEXÃO!




"Na parede de um botequim de Madri, um cartaz avisa:
Proibido cantar!
Na parede do aeroporto do Rio de Janeiro, um aviso informa:
É proibido brincar com os carinhos porta-bagagem.
Ou seja:
Ainda existe gente que canta!
Ainda existe gente que brinca! "

(Eduardo Galeano)



Eduardo Galeano: Jornalista e escritor urugaio Autor de inúmeras obras literárias e jornalísticas, traduzidas em mais de vinte idiomas, ele exercita seu estilo literário compondo pequenas histórias que abordam desde temas políticos significativos no contexto histórico da América Latina até uma temática singela, enfocando fatos do dia-a-dia.

ELEIÇÕES DIRETAS NO PT!



A história do PT é a história de um partido político com vocação democrática e popular. Essas vocações se reafirmam a cada Processo de Eleição Direta - PED - realizadas.
O Processo Eleitoral que renovará as direções partidárias em todos os níveis - Nacional, Estadual e Municipal está marcado para 22 de novembro de 2009 - das 08:00 às 17:00 horas, e se houver 2º turno, este ocorrerá em 06 de dezembro.

Durante o PED, serão eleit@s @s delegad@s para o IV Congresso Nacional do Partido que deverá ocorrer no início de 2010, com o objetivo de debater o programa de governo 2010/2014 e o processo de escolha de candidaturas.

O debate já começou, no início do mês foi realizado no Recife Monte Hotel o Seminário Estadual/2009 - Construindo Um novo Brasil.

O Diretório Municipal de Belo Jardim - presidido pelo Prof. Ricardo Oliveira - foi representado por filiados do Setorial de Juventude: Bruno Galvão, Edson Kajuru, Jackson Braga e Gabriel Marcos e pela Secretária de Formação Política do DM, a prof. Adilza.



Partido dos Trabalhadores - 29 anos!


"...Fundado em 1980, num histórico encontro nacional em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores tem como nascedouro as históricas greves do ABC paulista de 1978 e 1979, nas quais forjou a liderança de Lula.
É também depositário das lutas contra a Ditadura Militar e pela Anistia, do Movimento Estudantil, da experiência de toda uma geração de militantes das causas sociais. O PT nasceu para combater o regime militar e sob o signo da opção pelos pobres, da justiça social e da liberdade.

Evidentemente, nem tudo são flores neste percurso. O PT cometeu erros graves, que estiveram no noticiário nos últimos anos, os quais não podem ser ignorados nem deixar de ser debatidos e corrigidos. Entendo que o PT não é uma ilha. O partido está inserido na sociedade, mantém relações com os diversos atores sociais e carrega inevitavelmente, dentro de si, os vícios dos quais esta sociedade ainda não se viu livre.

Cabe ao PT e às suas instâncias adotar as providências necessárias para evitar que esses vícios proliferem no interior do partido, da mesma forma que os combatemos no conjunto da sociedade. O PT não poderia ter a arrogância de se imaginar puro e a salvo das contradições sociais, arrogância pela qual fomos criticados por nossos adversários, muitas vezes justamente.

Mesmo com todos os percalços enfrentados, o PT continua sendo uma referência para a população brasileira e o partido de maior apoio popular.

Acredito que o caminho está em nossa própria história: ampliar a democracia interna, repactuar as relações internas, reforçar o entendimento de que os mandatos são coletivos, valorizar o debate, particularmente sobre as crises deflagradas nos últimos anos, e elaborar e propor soluções. Não podemos esquecer que não somos uma ilha, mas também não podemos utilizar isso como desculpa para os nossos erros.

Porém, o PT já mostrou ao longo de sua trajetória que tem vitalidade e pode perfeitamente vencer esse enorme desafio".

Péricles de Holleben Mello é deputado estadual, líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná

quinta-feira, 28 de maio de 2009

RECOMPOSIÇÃO DE VEREADORES II















Não é de hoje que sou a favor da Recomposição dos Vereadores.

Quando o Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu o número de vereadores em 2004, foi na "intenção" de tomar uma decisão moralizadora, infelizmente não teve poderes para igualmente, reduzir os repasses de verbas pelas Prefeituras para as Câmaras.
_Um pouco estranho não?

Ainda assim, deixou de levar em consideração vários pontos:

*As Câmaras Municipais são a base da hierarquia política de um país:
*Que @ vereador@ é o político mais próximo do povo:
*Que uma cidade com mais de 70 mil habitantes não pode ser comparada/nivelada com uma cidade de apenas 1.700 habitantes;
* Que se tratando de Poder Legislativo é muito esquisito o número de vereadores seja um número par, a exemplo de Belo Jardim que ficou com 10 vagas depois da resolução;

Por isso na minha opinião, a recomposição não aumenta o número de vereadores, apenas devolve as cidades os vereadores que foram retirados há cinco anos atrás.

Se a intenção do STF era "Moralizar", não atingiu seu objetivo, apenas contribuiu para acentuar que um mandado de vereador assumisse um caráter "mercadológico". A eleição para vereador depois dessa resolução, passou a ser a "compra de um mandato", o que é um absurdo e o que fere mortalmente a Democracia. Sem contar que essa decisão "moralizadora" do STF não trouxe qualquer economia para os cofres públicos, trouxe sim, patrocinio da farra com o dinheiro público. Trouxe sim, a péssima qualidade de assistência aos cidadãos/cidadãs.

E ainda por cima, essa decisão trouxe sim o JOGO DE DESMORALIZAÇÃO entre os Poderes:

1. O Poder Judiciário ao invés de aplicar as leis, num ato autoritário, resolve fazer as leis - papel exclusivo do Legislativo:

2. A Câmara Federal desmoraliza o Senado quando não promulga a PEC que trata da recomposição;

3. O Senado por sua vez resolve ficar desmoralizado e nada faz.

A diminuição das vagas das Câmara significa:
VEREADOR@S COM MAIS DINHEIRO NO BOLSO!

POPULAÇÃO MENOS REPRESENTADA!



BRUNO GALVÃO, lutar pela recomposição de vereador@s é lutar pela RECOMPOSIÇÃO MORAL DO PODER LEGISLATIVO!



Boa Sorte e conte com essa "blogueira" militante das causas sociais!

FILOSOFIA DIÁRIA!




"SONHA E SERÁS LIVRE DE ESPÍRITO... LUTA E SERÁS LIVRE NA VIDA."
(Ernesto Che Guevara)

RECOMPOSIÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

O suplente de vereador Aroldo de Azeredo (PSB), do município de Itiúba (BA), deu início a uma greve de fome nas dependências do Congresso Nacional para defender a votação da chamada PEC (proposta de emenda constitucional) dos vereadores. O suplente entrou em greve nesta terça-feira e promete encerrar o protesto somente depois que o Senado fechar um acordo para colocar a PEC em votação.

Os suplentes defendem a aprovação da matéria na expectativa de assumir cadeiras nas Câmaras de Vereadores de diversos municípios. A Câmara se comprometeu em pedir a promulgação de outra proposta --que aumenta o número de vereadores no país-- caso a PEC seja votada pelo Senado. Se a matéria for aprovada, Azeredo espera assumir o mandato.

"É tamanha a insensibilidade que a gente tem que chamar a atenção das pessoas que estão no poder. Infelizmente, tem malucos idealistas que têm que lutar para que as coisas aconteçam", afirmou.

O suplente de vereador argumenta que investiu recursos pessoais para viajar a Brasília com o objetivo de defender a aprovação da PEC. "Eu já vim dez vezes a Brasília sem um mínimo recurso financeiro. Nós estamos nos dirigindo de nossas longínquas localidades para estar em Brasília chamando os senadores para que resolvam logo essa situação", disse Azeredo.

Votação

A proposta reduz o limite de gastos das Câmaras de Vereadores de todo o país. Os senadores diminuíram os gastos de acordo com os tamanhos de cada município, fixando percentuais de gastos para os municípios que têm entre 100 mil habitantes e 8 milhões de pessoas. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou voto em separado do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que mantém como parâmetro para os gastos das câmaras municipais o número de habitantes da cidade.

GABRIELA GUERREIRO

Folha Online, em Brasília- Leia mais: www.folha.br

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A deputada Estadual Tereza Leitão defende autoridade pedagógica d@ professor@!


O problema da violência nas escolas e maneiras de combatê-la. Este foi um dos temas discutidos no programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, na manhã desta quarta-feira (14/05), com a deputada estadual Teresa Leitão. Também participaram o conselheiro municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Dr. Jorge Adolfo, falando sobre a violência contra idosos e o médico João Veiga falando sobre a violência nas emergências médicas.


Teresa apresentou um quadro preocupante da violência nas escolas, não só a física, como a violência psicológica. “Eu defendo que o professor tenha uma autoridade pedagógica na sala de aula, os estudantes devem ter a consciência de que precisam dele para se desenvolver”, disse, completando. “Essa é uma relação duradoura, é um ano inteiro de convívio, se não houver respeito e essa autoridade do professor, a relação entra nos vícios do cotidiano”, lembra Teresa que é professora aposentada. Contudo, a deputada lembra que não se deve regredir aos tempos do “caroço de feijão e da palmatória” tampouco a liberdade exacerbada.


Ela denunciou que muitos professores estão sofrendo de um sentimento de impotência pior que o estresse. “É um sentimento de desistir da profissão de professor, continuando na função de professor”, lamentou. Para combater tal situação, Teresa também colocou a família como personagem principal na formação da criança e do adolescente que vai para a escola.

Leia mais:

http://www.teresaleitao.com.br/

Péssima avaliação da Administração Marcos Coca-Cola/DEM por blogueiros e internautas da cidade!


O que se cogita por aqui é a péssima administração do Prefeito Marco Coca-Cola/DEM, nos Blogues e Comunidades sobre a política belojardinense. As discussões são acaloradas. Também concordo, estamos quase fechando o semestre e esta gestão ainda não mostrou sua cara ou disse à que veio. Discordo no entanto quando jogam toda a responsabilidade na pessoa do prefeito. Engana-se quem pensa que o Sr. Marcos age sozinho. Ele age sob a orientação do grupo político ao qual pertence e representa: Grupo do Deputado José Mendonça Bezerra. Basta ver o retrato do secretariado municipal: tod@s pessoas de confiança desse grupo.

No entanto, para o Grupo político do Sr. Prefeito, é muito estratégico que ele esteja sendo considerado um péssimo gestor. Com isso, nas eleições que se aproximam/2010, parte da população (pelo menos a que votou em Marcos) suplicará a volta do ex-prefeito João Mendonça na qualidade de Deputado Estadual, como o salvador da pátria!

A nossa cidade está abandonada sim! Está cheia de problemas: Ruas esburacadas, estradas inviáveis... dentre outros. Porém, problemas que não surgem agora, mas que vêm se agravando ao longo dos anos.

No entanto, vejo um único problema que está por tráz de todos os outros problemas na cidade de Belo Jardim: As pessoas não conseguem conceber o espaço público. Sem contar que a nossa cidade vem sendo construída sob a ideologia da propriedade privada, o que é extremamente prejudicial para toda a população:

É preciso e urgente aprofundar algumas reflexões:
* Por que a cidade vai tão mal? Ficou ruim nesses últimos meses?
* Ao longo desses anos o que tem sido prioridade para os nossos governantes?
* Os nossos representantes na Câmara Municipal: Fazem Leis que nos beneficiam? Fiscalizam o Poder Executivo?
* A quem beneficia a falta de lazer e cultura? Por que as políticas públicas voltadas para a juventude são inexistentes em Belo Jardim?

É chegada a hora de romper com o que está pré-estabelecido "... a água se conforma ao formato do copo..." o que precisamos fazer é transbordar o copo!

Se Marcos Coca-Cola não está cumprindo o seu papel de Gestor Público, a culpa não é só dele!
* É do grupo político ao qual ele pertence (Deputado José Mendonça/Mendoncinha/ex-prefeito João Mendonça...)
* É do Poder Legislativo (vereadores) que não fiscalizam nem acompanham o Poder Executivo (Prefeito);
* E é também e principalmente NOSSA (população)!

A elite não precisa fazer manifestação/reivindicação na porta da Prefeitura ou da Câmara Municipal, eles têm a chave da porta. E lá, entre acordos e conversas de "pé-de-orelha", aprovam suas leis e definem o destino de cerca de 80 mil habitantes.

Agora, se é assim que funciona, nós temos também que aprender a escrever Projetos; Leis; A fazer Política Pública e a escrever nossa própria história.

E como diz o grande Frei Betto: " Os políticos são como feijão, só funcionam na panela de pressão"!

Um forte abraço a tod@s!

terça-feira, 26 de maio de 2009

FHC vai falar sobre a criação do "mensalão" durante seu governo!



Justiça Federal adia para 4 de junho depoimento de FHC no caso do mensalão

da Folha Online



A Justiça Federal de São Paulo adiou para 4 de junho o depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no caso do mensalão --suposto esquema de compra de votos de parlamentares da base aliada. A audiência estava prevista para 29 de maio. O motivo da mudança não foi divulgado.


Leia mais


Passeando pelas comunidades sobre política belojardinense!

Apenas com a curiosidade de saber o que pensam alguns membros das comunidades sobre política belojardinense, fiz um passeio pelos tópicos. Num deles, para minha surpresa, um dos membros sugere o meu nome para disputa no pleito de 2010 (deputada estadual). O questionamento era o seguinte: E porque não Adilza do PT? Levando-se em cosideração o contexto da indagação, entendi o questionamento como "piada" - não no termo perjorativo - A questão é a seguinte: Sou ruim de voto. Quando muito, garanto o meu e o de mais 190 amig@s (resultados das eleições 2000/2004), porém o que eu prefiro mesmo é ser cabo eleitoral. Mas, cabo eleitoral de propostas como a Reforma Agrária; Empoderamento das Mulheres e da Juventude; Geração de Emprego e Renda; Valorização da Educação e do Magistério; Incentivo à Cultura e ao Lazer; Incentivo as iniciativas ao Desenvolvimento Sustentável etc. no entanto, a realização das eleições faz com que eu me aproxime de candidat@s, no entanto, me aproximo d@s que, cuja tragetória política e hitória de vida eu conheço e assumem compromissos reais para a melhoria da sociedade. E é por isso, que desde já assumo compromissos com :Tereza Leitão para deputada estadual e Pedro Eugênio para federal, caso os mesmos sejam candidatos em 2010!
A não ser que Belo Jardim apresente um nome que realmente represente os interesses de todos os belojardinenes, uma pessoa que saiba de fato o que representa um cargo público. Porque voto não é uma homenagem que se presta a uma pessoa, voto é delegação de poder e quem recebe tem o dever de prestar contas. Quando a gente vota em alguém, nada mais é do que uma procuração de plenos poderes que a gente dá para esse alguém nos representar. E procuração minha gente, só pra quem é confiável!

Um forte abraço a tod@s!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FILOSOFIA DIÁRIA!















" O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."


(Martin Luther King)











Martin Luther King, Jr. (Atlanta, Geórgia, 15 de janeiro de 1929Memphis, Tennessee, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

SUGESTÃO PARA LEITURA!





LEITE DERRAMADO
(CHICO BUARQUE)

Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a histórias da sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um Senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos.

A saga familiar marcada pela decadência é um gênero consagrado no romance ocidental moderno. A primeira originalidade deste livro, com relação ao gênero, é sua brevidade. As sagas familiares são geralmente espraiadas em vários volumes; aqui, ela se concentra em 200 páginas. Outra originalidade é sua estrutura narrativa. A ordem lógica e cronológica habitual do gênero é embaralhada, por se tratar de uma memória desfalecente, repetitiva mas contraditória. Obsessiva mas esburacada.
O texto é construido de maneira primorosa, no plano narrativo como no plano do estilo. ...

Vale a pena ler!

Ficha técnica:
Leite Derramado - Chico Buarque
Romance Brasileiro
São Paulo: Compahia dasras, 2009

POESIA NOSSA DE CADA SEMANA:

A Todos
(Martha Medeiros)

A Todos trato muito bem
Sou cordial, educada, quase sensata,
Mas nada me dar mais prazer
Do que ser persona non grata
Expulsa do paraíso
Uma mulher sem juízo,
Que não se comove com nada.

Cruel e refinada
Que não merece ir pro céu,
Uma vilã de novelas
Mas bela, e até mesmo culta
Estranha, com tantos amigos
E amada, bem vestida e
Respeitada;

Aqui entre nós
Melhor que ser boazinha
E não poder ser imitada!

JUVENTUDE E TRABALHO:DESAFIO NACIONAL!






















"[...] Um homem se humilha
Se castram seus sonhos
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho...

E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata [...]"
(Guerreiro Menino - Gonzaguinha)

Pesquisa realizada pelo DIEESE em cinco regiões metropolitanas, inclusive Recife, constata que a população jovem é a que mais sofre com a falta de emprego. O desemprego nessa faixa etária é duas vezes sperior àquele que afeta a população de adultos.

O mundo do trabalho no século XXI, no entanto, requer um novo perfil para @ trabalhadr@: "Sobreviver, é a ordem do dia". E iso significa está antenado às mudanças do hoje e do amanhã. @ trabalhador@ - segundo a UNESCO - precisa ser ético; Dinâmico; Criatrivo; Versátil...

Recebi hoje por e-mail o anúncio ao lado do jovem Publicitário, desempregado, Marcelo Galvão. Resolvi publicar nesse Blogue porque achei por demais interessante e por perceber que esse jovem tem sim o perfil desse novo trabalhador que o mundo do trabalho tanto exige.

Comente,
Divulgue...


Adilza Cristina
Profª especialista em Programação do Ensino de História!