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BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 17 de março de 2012

Parabéns aos estudantes de Xucuru e Serra do Vento!


"Não é no silêncio que os homens se fazem mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

"É preciso brigar para que a justiça social se implante antes da caridade."
(Paulo Freire - Educador pernambucano)


"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida"
(Jonh Dewey)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Belo Jardim: Educação em jogo!


A educação está em jogo, especificamente, o Curso Normal Médio (antigo magistério), uma Resolução/Portaria da Secretaria Estadual de Educação, diz que não pode manter uma turma de alun@s com menos de 40 matriculas.

As Escolas Luiza Leopoldina/Xucuru e Manoel Teodoro/Serra do Vento, pertencem ao município, mas têm uma parceria com o Estado para o funcionamento do Ensino médio, por isso, estas escolas, para esta modalidade de ensino, funcionam como anexo da Escola Frei Cassiano de Comacchio em Belo Jardim.

Pois bem, para atender as exigências contidas nessa portaria, @s estudantes dos dois distritos, devidamente matriculad@s nas turmas de 1º ano, são obrigados a desistirem do curso.

Na tentativa de solucionarem o caso, no primeiro tempo desse jogo absurdo, buscaram ajuda junto aos seus representantes legais: Vereador Claudemir e o Vereador Fernando, os quais, trouxeram daquelas localidades a reivindicações, justa, da comunidade estudantil. Na Câmara de Vereadores, ficou acertado que o Vereador José Lopes, na qualidade de presidente da Casa, representaria o Poder Legislativo na causa, e assim foi feito.

O mesmo procurou a gestora da Escola Cassiano, a Profª Cristiane Oliveira e, juntos, foram até a Gerencia Regional de Educação, em Caruaru, na tentativa de solucionar o problema junto ao gestor Antonio Fernando.

Lá, não obtiveram êxito total, segundo a GRE, o curso Normal Médio, para se adequar as resoluções da Secretaria de Educação teria que ser extinto, num acordo, saíram com a garantia de que o curso seria mantido, mas, apenas para as turmas de 2º, 3º e 4º ano. Ou seja, pra "bom entendedor, meia palavra basta" - isso significa a extinção do Curso de Normal Médio para os distritos da cidade, em médio prazo. Simples assim.

Já no segundo tempo do jogo, pais, mães e alun@s, buscaram ajuda com pessoas da Sociedade Civil Organizada, com as quais têm afinidades.


@s de Serra do Vento buscaram apoio de Bruno Galvão e as de Xucuru, o apoio da profª Marenilza Tavares, e esses dois, buscaram o apoio dessa blogueira que "vos escreve" que além de ser professora é ativista das causas educacionais.

Junt@s, buscamos o apoio do Conselho Tutelar e do Ministério Público, já que "a olho nu" as resoluções/portarias do Gov. do Estado ferem, mortalmente a nossa legislação. Desses encontros, saiu a necessidade de uma conversa da promotoria com @s representantes legais das escolas em foco, e, caso não se chegue a um consenso, já ficou agendado uma Audiência Pública para o próximo dia 26/03 onde o Poderes Constituídos e a Sociedade Civil organizada, possam debater/solucionar o problema.

Saindo do Ministério Público, nos reunimos na sala de audiência do Fórum, para avaliar os nossos caminhos e também, definir os rumos para o terceiro tempo desse jogo. Observamos a importância da população belojardinense se apropriar dessas informações no sentido de refletir sobre essas ações e assim, começar a decidir sobre os caminhos de suas próprias vidas.


Para isso, fizemos uso do grande MEGAFONE dos dias atuais - a blogosfera e redes sociais. Do debate caloroso,(veja aqui: http://www.facebook.com/adilzac) surge a necessidade da Vereadora Claudiane Alves de enriquecer seu leque de informações sobre o caso, como também a sua posição de engajamento nessa luta.




"Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar [...]

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Pra construir a vida nova [...]

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças [...]

recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
(O Sal da Terra - Beto Guedes)


Não podemos perder esse jogo,
tampouco aceitar o resultado de empate que ora nos é oferecido.
É um jogo onde a EDUCAÇÃO tem que sair vitoriosa.

terça-feira, 13 de março de 2012

Estudantes de Xucuru atropelados pela burocracia do Estado!




Aqui na terrinha, o mote para o povo é esse: "é pau pra comer sabão e pau pra saber que sabão não se come".

A novidade do momento, diga-se de passagem, um absurdo, é a de que estudantes do 1ª ano do curso Normal Médio (magistério), da Escola Luiza Leopoldina, localizada em Xucuru, tod@s, jovens e adolescente, são OBRIGADOS a deixarem o curso porque a turma só têm 20 alun@s!

Isso mesmo, você que está lendo entendeu corretamente - A turma deve ser fechada por esse motivo sim. Ai eu fico me perguntando: baseado em que lei, se dá um absurdo desses, na minha santa ignorância é fixado apenas o nº máximo de cada turma, e esse, é violado sem dó nem piedade, o comum é encontrar nas escolas e em várias turmas/séries 50 estudantes e até mais do que isso. Vejo ai dois pesos e uma medida, extrapolar pode!

Parece que aqui a educação só consegue caminhar em passos de tartaruga, @s "fazedor@s" de educação não conseguem assimilar quase nada, e, principalmente entender o que é legal ou não.

Acho importante lembrar a esse pessoal (Sec. de Educação, gestor da GRE, gestor@s das escolas, prefeito, vereador@s...) que a legislação é feita para homens e mulheres e nunca o contrário, o que significa que a pessoa deve ser a finalidade maior e não as instituições.

Acabar com essa turma pelo simples fato de ser composta por 20 estudantes é querer beneficiar
a instituição e não as pessoas, pelo contrário, estão castigando esses estudantes, condenado-@s a desistirem do seus sonhos, e aos que arriscarem vir a Belo Jardim (como lhes foi sugerido), serem obrigad@s a não frequentar as aulas no período de inverno e, consequentemente serem tod@s reprovad@s por falta.

O fechamento da turma vai trazer benefício para quem? Para a organização institucional ou para os estudantes?

Tá na hora de parar de "brincar de fazer educação"!

Tá na hora de encarar a legislação! Estes estudantes estão mais do que "acobertados" pela Lei. O artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é aquele que traz as conquistas básicas do estado democrático de direito em favor da infância e da juventude para o interior da instituição escolar, e o seu inciso V complementa e ESPECIFICA o direito ao acesso à escola, determinando que a mesma seja situada PRÓXIMA À RESIDÊNCIA DO EDUCANDO.

Querer que esses estudantes saiam de Xucuru todos os dias, enfrentando uma estrada naquele estado de conservação, (mais de duas horas de viagem) é no mínimo crueldade!

"É preciso mudar o mundo.
Mudar não só é preciso,
como é possível."
(Paulo Freire - educador pernambucano)



domingo, 11 de março de 2012

Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira!




"É preciso mudar o mundo.
Mudar não só é preciso,
Como é possível."
(Paulo Freire)








A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou na útima terça-feira (6) em decisão terminativa, por unanimidade, o projeto de lei da Câmara (PLC 50/11), que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. Caso não seja apresentado recurso para votação da matéria em plenário, o texto seguirá diretamente para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O projeto, que teve como relator na comissão o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é de autoria da deputada Luiza Erundina, que nomeou Freire como seu secretário de Educação, quando foi prefeita de São Paulo, a partir de 1989. Segundo a deputada, Freire, falecido há 15 anos, provocou então uma “verdadeira revolução educacional na cidade de São Paulo”.

Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, ficou órfão aos 13 anos e enfrentou uma “infância difícil”, como observa a deputada na justificativa de seu projeto. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a advocacia. Em 1960 desenvolveu um método “simples e revolucionário” de alfabetização de adultos. Durante o governo do presidente João Goulart, coordenou o Programa Nacional de Alfabetização, que tinha o objetivo de alfabetizar cinco milhões de pessoas.

O criador da “pedagogia da libertação” foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando o seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.

A partir da década de 60, observou o relator do projeto, a “pedagogia da libertação” passou a simbolizar a contribuição de Freire ao pensamento pedagógico mundial.

- Paulo Freire é um dos brasileiros mais conhecidos no exterior. Um brasileiro que tem bustos em praças e é nome de rua em países da África e América Latina. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e se transformaram em clássicos do pensamento relacionado à educação em todo o mundo. Houvesse um Prêmio Nobel para a educação, Paulo Freire possivelmente teria sido agraciado – disse Cristovam.