Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 13 de outubro de 2012

Hoje é dia de Jaikinho!

Um pouco de poesia pra alegrar o seu dia!



Não sei se a vida é curta ou longa para nós,
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,

Se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: 
Colo que acolhe,

Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silencio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia, 
Desejo que sacia,

Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida. 
É o que faz com que ela não seja nem curta,
Nem longa demais, mas que seja intensa, 
Verdadeira,
Pura enquanto durar.
Feliz aquele que transfere o que sabe 
E aprende o que ensina.
(Cora Coralina)

Hoje e sempre, muitas felicidades!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“Avesso” faz curta temporada no Teatro Capiba, SESC Casa Amarela

 


O espetáculo “Avesso”, em cartaz nos próximos dias 19, 20, 26 e 27/10, no Teatro Capiba (SESC Casa Amarela), tem encenação do grupo de artistas independentes Educandário Cicuta Sem Estricnina, e marca a primeira montagem em Pernambuco de dois contos dos aclamados dramaturgos da cena contemporânea nacional: Fernando Bonassi e Luís Alberto de Abreu. São estes os contos em que se baseiam Avesso: “Eu não sou cachorro” e “Três Esgares Cômicos (e um discurso mal-humorado)”, de Bonassi e Abreu, respectivamente.
A partir disso, dois atores em criação promovem o encontro de duas personagens, em conflito consigo mesmas e com o mundo capitalizado e autoritário, que as põe em zona marginal.
“Este não é o mundo onde seres inferiores possam se dar ao luxo de sobreviver entre os maiorais sem que sejam pisoteados, transformados em sabão ou mandados para a África da Morte ou América Latrina.” Fernando Bonassi
Ana Flávia e Igor Lopes, os intérpretes das personagens em questão, atuam juntos desde a época em que cursaram licenciatura em Artes Cênicas na UFPE, entre 2002 e 2006. Após inúmeros trabalhos com educação, leituras dramáticas, produções culturais e passagem por grupos teatrais de Pernambuco e São Paulo, os dois se unem ao Cicuta Sem Estricnina para colocar em prática seus experimentos de atuação, que referenciam o Teatro do Absurdo quanto ao uso de atemporalidades e não-lugares. Por isso, o espectador logo se confrontará ao perceber que a cena de Avesso se forma apenas por luz, folhas e uma privada, elemento cênico que pretende estimular divagações filosóficas.
“Me abaixei com minha curiosidade dominando meu medo – morro de horror desses bichos, essas coisas esquisitas – olhei de um lado, olhei de outro, pensei, assuntei e comprovei que o já desconfiava. Eu estava mesmo diante de um fato insólito. Mais, estava diante de uma improbabilidade. Pior, estava diante de um acontecimento inusitado, único, surrealista, que, se contar, ninguém acredita.” Luis Alberto de Abreu
A trilha sonora feita ao vivo, pelo artista multimídia Ricardo Brazileiro, a partir de recombinações de sons capturados por microfones espalhados pelo palco e na platéia, traz caráter orgânico ao universo surreal proposto. A direção do espetáculo é assinada por Igor Lopes, que há anos vem estudando sobre o Teatro do Absurdo, e também ministra oficinas sobre o assunto. Seus 3 (três) anos de estadia em São Paulo lhe proporcionaram sua primeira direção para teatro, em 2009, na peça Estilhaço, da Cia do Estilhaço - SP (apresentada no FIG – Festival de Inverno de Garanhuns 2010), e também a assistência de direção do espetáculo Memórias do Subsolo, de Mika Lins.


O Educandário Cicuta Sem Estricnina é formado por jovens artistas pernambucanos, advindos de diferentes áreas como artes cênicas, artes plásticas, cultura digital, música e audiovisual, que atuam de forma independente na cena contemporânea do Estado.
Textos de: Fernando Bonassi e Luis Alberto de Abreu
Direção: Igor Lopes
Elenco: Ana Flávia e Igor Lopes
Trilha Sonora: Ricardo Brazileiro
Iluminação: André Moretti. Operação: Carol Lopes
Fotografia: Ludimilla Carvalho
Produção e Assessoria de Imprensa: Natália Lopes
Realização: Coletivo Cicuta sem Estricnina
Duração: 60 min
Classificação Etária: 16 anos.
Espetáculo AVESSO, do grupo Cicuta Sem Estricnina
Com Ana Flávia e Igor Lopes
Dias 19, 20, 26 e 27 de outubro de 2012 (sextas-feira e sábados)
Teatro Capiba – SESC Casa Amarela – 20 hs
Contatos: 81 9298-3664 / 9792-3758 (Natália Lopes - Assessoria de Imprensa)