Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 5 de dezembro de 2009

Utilidade Pública!




O dia 6 de dezembro é lembrado, desde 2007 e por força de lei (nº 11.489), como o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta é uma das datas-marco da Campanha 16 Dias de Ativismo e foi inspirada na Campanha Laço Branco, uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

A Campanha do Laço Branco recebeu esse nome em razão do massacre na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma das salas da faculdade e matou, a queima roupa, 14 alunas do curso de engenharia. Outras 13 ficaram feridas no maior crime já registrado em território canadense em uma instituição educacional.


Em carta deixada pelo assassino, que se suicidou após o massacre, ele afirmava que não poderia aceitar o fato de mulheres estudarem engenharia, curso tradicionalmente escolhido e dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública e resultou em um amplo debate sobre o preconceito, as desigualdades de gênero e a violência gerada pelo desequilíbrio social. Lançava-se, então, a Campanha do Laço Branco.








6 de dezembro
Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Campanha do Laço Branco

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Utilidade Pública!



18 de dezembro 2009

I Jornada do Patrimônio Cultural,

Onde?

Palácio da Soledade Iphan – Católica.

Além de palestras e debates sobre Educação Patrimonial teremos “balcão de parceiros”, com a participação das principais instituições que trabalham com patrimônio cultural em Pernambuco.
As inscrições serão realizadas durante o evento.


Para maiores informações:

casadopatrimonio.recife@iphan.gov.br

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

1,2,3... Vamos Pensar!!!!!!!!!!!!!! (com Gandhi)


1

"Se ages contra a justiça, e eu te deixo agir, então a injustiça é minha."




2
"Só engradeceremos nossos direitos à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo."


3
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."

Política & Corrupção II


O que tem melhorado, no entanto, é que, cada vez fica mais difícil esconder os atos de corrupção. De uma maneira geral ela parece estar mais desnudada no país inteiro (é só acompanhar o número de prefeitos cassados...) e não é somente por conta dos casos que aparecem nos jornais, revistas e TV's, mas, porque atualmente há mecanismos de informações sobre os caminhos dos recursos públicos, muito mais acessíveis para as pessoas de todas as classes sociais.

A isso tudo, junta-se o advento popularizado, da internet. Assim, a tendência é a de que os corruptos, tenham no futuro, que sofisticar seus métodos diariamente.

A rede, como num passe de mágicas, difunde a informação em tempo real, e esse fator acaba trazendo consigo o efeito de revelar/desocultar...

Os avanços tecnológicos fizeram uma verdadeira revolução nos meios de comunicação, unido a isso, os novos modelos de experiências administrativas, estão levando as pessoas a serem menos tolerantes com esses abusos e de certa forma, contribuindo para um salto qualitativo na maneira como a sociedade reage a corrupção.

No entanto, ainda nos falta muito! Aos que denunciam estes atos, precisam fazê-lo porque Corrupção é crime! Porque é imoral! Porque é injusto com a população! E não apenas para derrubar A ou B e se colocar em seu lugar.

E nós o povo, precisamos ser intolerante com a corrupção sempre, e não apenas quando nos é conveniente. Precisamos sim e urgentemente associar a corrupção aos prejuízos que ela causa na qualidade das obras e nos serviços públicos.

A corrupção tira das nossas crianças o direito de nascer em boas maternidades na sua própria cidade! Tira delas o direito à creche, à escola de qualidade! Tira dos nossos jovens o direito ao lazer/esporte... Tira de toda uma população, o direito a uma boa qualidade de vida!

Pense nisso!

Política & Corrupção I

Tem sempre um caroço no angu!


Política e corrupção parecem acompanhar a saga humana na perspectiva do exercício do poder. É como "um mal inevitável", como uma conjugação fatal. É como se a corrupção fosse parte constituinte do ser político.

Nos episódios recentes, (Casos envolvendo o PT;caso da Sec. Turismo de PE; do governador de Brasília; rumores/insinuações sobre o Hospital de Belo Jardim...), por exemplo, nos salta aos olhos que o problema vem de muito longe e é mais amplo do que está aparecendo. No entanto, compreendemos que os fatos que insinuam corrupção remetem à práticas políticas do dia-a-dia, seguramente de todos os partidos, os quais, precisam de recursos para tocar suas campanhas, tocar seus projetos. Infelizmente, hoje mais do que nunca, o exercício da política foi mercantilizado e exige cada vez mais recursos financeiros.

Se assim não fosse, talvez, pelo menos o Poder Legislativo, atuasse mais no exercício da fiscalização dos recursos públicos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Utilidade Pública II


Falso médico em Belo Jardim!

Belo Jardim anda recebendo muitas visitas. Hoje foi a vez da Polícia Federal no Hospital Público!

Tem médico falso por lá!

Ainda bem que as nossas crianças estão nascendo em outras cidades!


Mais notícias daqui a pouco!

Utilidade Pública!




Essa luta é sua! Essa luta é nossa!




AIDS não tem sexo, não tem cor, não tem raça.



Pra combater a AIDS: Muita informação e CAMISINHA!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ditos Populares!


Diz o dito popular, que o "tempo é o melhor remédio"! Acredito que quem criou esse, criou também : "Quem espera sempre alcança"! e ainda: "Silêncio é ouro"! e, "Cada macaco no seu galho"... e com certeza não foi o povo!


Pode até ser que o TEMPO seja o melhor remédio, mas não pra quem está esperando ser beneficiado com o transporte escolar desde o dia 07 de julho. Como é o caso d@s alun@s do Projovem Urbano de Belo Jardim, os quais, depois de um dia exaustivo de trabalho, saem dos bairros: Bela Vista, Frei Damião, Floresta, Cohab I, Pontilhão, Bom Conselho e se dirigem ao Ceebeja no bairro de São Pedro, nas proximidades do Colégio Agrícola.

O TEMPO não poderá ser o melhor remédio, para esses alunos e alunas, jovens de baixa renda, que estão esperando a Merenda há cerca de 04 meses;

Esse tempo sim, está sendo cruel, injusto e imoral com essa parcela da sociedade, que hoje faz parte de um Programa de Inclusão, mas que é excluido dos serviços mais básicos da educação - TRANSPORTE & MERENDA ESCOLAR.

Eu prefiro seguir os bons conselhos que Chico nos dá nessa música!

"Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cança
Está provado, quem espera nunca alcança
[...]
Corro atrás do tempo
Vim não sei de onde
Devagar é que não se vai longe..."
(Bom Conselho - Chico Buarque)



Uma nova Filosofia!


A partir do dia 13 de dezembro, Alfinetes & Bombons se apresentará de cara nova!

Uma nova pauta nos guiará!


Domingo: Pequenos grandes sonhos!
Segunda: Opinião sobre a Política local!
Terça: Opinião Pública - "Retrat' Ação"
Quarta: Caleidoscópio Cultural
Quinta: Coluna de QUINTA-feira
Sexta: Feira de Talentos
Sábado: Vamos sair...

Voltaremos a atualizar:

* Sugestão para leitura
* Utilidade Pública.

1. Relatos de pequenos sonhos (copiada do blog do amigo Luciano Siqueira)

2.Um olhar da cidadã - essa blogueira - sobre a política da nossa cidade;

3.O mote para a opinião pública será: "Belo Jardim que temos e o Belo Jardim que queremos". Nessa coluna, várias pessoas dos mais diversos segmentos sociais opinarão sobre: educação, saúde, desenvovimento econômico e sustentável, turismo, educação fiscal... (coluna mensal). O blog tb criará uma campanha/concurso - para incentivar os comentários d@s leitor@s, os quais ao final de cada mês receberão prêmios (livros, CD's...)

4. O caleidoscópio cultural, servirá para divulgar, promover e incentivar as atividades culturais do município;

5. Aqui,(Coluna de Quinta) apresentaremos os mais diversos problemas dos bairros da cidade.

6. Na nossa Feira de Talentos, divulgaremos @s belojardinenses que fazem sucesso dentro e fora da nossa cidade (músicos, poetas, artístas plásticos, artesãos/ãs, atores, escritores...)

7. Apresentaremos algumas sugestões para o lazer (recantos, bares, restaurantes...)


Aguardem!



domingo, 29 de novembro de 2009

Filosofia Diária!


"Meu ideal político é a democracia para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado."

(Albert Einstein)

Poesia Nossa de Cada Semana!


"Quando querem transformar

Dignidade em doença

Quanto querem tranformar

Inteligência em traição

Quando querem transformar

Estupidez em recompensa

Quando querem tranformar

Esperança em maldição:

É o bem contra o mal

E você de que lado está?


(Duas Tribos - Renato Russ0)



Renato Russo - 1960/1996 - cantor, compositor e músico brasileiro - foi membro da Banda Legião Urbana.



"É na brinca? Não, é na vera!"


Impressionante o imbróglio causado pela agenda administrativa do governador a esta cidade no último dia 25/11. A mim, apenas mostra como os problemas reais da cidade são levados "na brinca" (linguagem de brincadeira infantis). E de como o debate para as eleições de 2010/2012 serão levados "na vera" para a população belojardinense:

Traição será o mote!


Mas o que é mesmo traição?


"... é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros..."

Juridicamente: "...é tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido..." Na lei, traição é o crime de deslealdade de um cidadão a sua pátria. Ex: "em tempos de guerra, uma pessoa que coopera ativamente com o inimigo é considerado um traidor."

No dito popular: Traição significa adultério.

Segundo o dicionário: (Aurélio) - Traição (do latim - traditione, entrega)

1. Ato ou efeito de trair;

2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo;

3. Infidelidade no amor.


Aí cabe a reflexão:


Viver numa democracia a exemplo do Brasil e querer participar das disputas eleitorais, é traição ou exercício da cidadania?

Seria traidor:

1. O ex-deputado Cintra Galvão, por querer apresentar seu filho o ex-prefeito Cecílio Galvão, como candidato a deputado estadual?

2.O PT apresentar o nome de Bruno Galvão para essa mesma disputa?

3. O G5 (Grupo dos 5 vereadores de oposição) juntamente com o empresário Moacyr Cintra apresentar o nome de Valdemir para disputar o cargo?

Não car@s leitor@s, aqui, em nenhuma das situações cabe esse discurso medíocre. Apesar de que, a palavra TRAIÇÃO no cenário político de Belo Jardim ser uma constante ela passa inexorávelmente pela conveniência momentânea.No entanto precisamos acabar com isso, e principalmente acabar com o costume truculento e interferêcias políticas e pessoais de certos políticos saudosistas do coronelismo e da ditadura.

TRAIÇÃO, é querer, dentro de uma democracia, polarizar uma disputa dessa magnitude em torno de um ou dois nomes apenas!