Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 6 de junho de 2010

Plenária apresenta resultados do trabalho da deputada Teresa Leitão!


A militância que apóia o mandato da deputada estadual Teresa Leitão esteve em grande número, no dia 4 de junho, na plenária “Apertando os laços”. A reunião é um balanço das ações do mandato que a deputada faz periodicamente. Com a presença de mais de 580 pessoas, a deputada e sua assessoria puderam apresentar os resultados do trabalho legislativo, político e partidária neste seu segundo mandato legislativo.


A assessoria da deputada fez um levantamento de números, ações e atitudes de Teresa Leitão que deram certo e contribuíram para melhorar a vida dos pernambucanos. Entre elas, as leis de sua autoria, as lutas que ela encampa e sua intermediação com diversos órgãos e instituições no intuito de aprimorar as políticas públicas no Estado.


Lideranças ligadas ao movimento sindical, de juventudes, mulheres e educação lançaram manifestos com centenas de assinaturas em apoio a Teresa Leitão. Foram ressaltadas ações como, por exemplo, a articulação de Teresa Leitão com o governo estadual para aprovação da ampliação da licença maternidade das servidoras estaduais de 120 para 180 dias e o acompanhamento que a Frente Parlamentar do Piso do Magistério, coordenada por Teresa, faz de quem está, ou não, cumprindo a lei federal do piso dos professores.


Também foram lembradas leis de autoria de Teresa Leitão que fortaleceram diversos setores da sociedade, como o da Economia Solidária, lei de promoção dos direitos humanos da criança e do adolescente e um projeto de lei que define a implantação das escolas em tempo integral para todo o Estado, além de muitas outras. O vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT), lembrou da atuação da deputada no Fórum de Reforma Urbana. Outras pessoas presentes também lembraram ações da deputada.

Agradecendo a presença, Teresa ressaltou a importância de prestar contas do seu mandato para as pessoas, lembrando que o trabalho parlamentar é durante os quatro anos. Para ela, é preciso enfrentar as afirmações que descredenciam a política.

“Ainda convivemos com aquele tipo de política do rural eleitoral, do voto de cabresto, com aquele tipo de política que renega as ideias, que diz que político é tudo igual, então, como a gente enfrenta isso? Com desilusão, com descrença? É claro que não, a gente enfrenta com argumento, com conteúdo”, disse.

Sobre a participação das pessoas no mandato, Teresa lembrou: “Essa é a boa política, que enfrenta as estruturas vazias”, disse. Finalizando a plenária, a deputada citou trecho de um texto de Paulo Freire. “Devemos acreditar na vida, acreditar na esperança e viabilizar o amor. Só dessa forma a gente pode fazer da política o que ela significa: o bem comum”, concluiu.


O presidente do PT licenciado, Jorge Perez, que ainda está em licença médica, compareceu a plenária e fez um discurso emocionado. Também estiveram dezenas de vereadores; dois deputados federais, Paulo Rubens (PDT) e Maurício Rands (PT); o prefeito de Itamaracá Rubens Catunda; o vice-prefeito de Olinda Horácio Reis; secretários de prefeituras e representantes de mais de 20 municípios.