Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aguardem: Novos Vereadores nas Câmaras do Brasil!


O Teatro do Shopping Difusora em Caruaru, no dia 23/06, foi palco do encontro de mais de 200 suplentes com lideranças políticas da região em nível: Estadual e Federal. O debate girou em torno dos encaminhamentos finais para a posse dos vereadores. Os deputados Estaduais se comprometeram em mobilizar os federais de seus partidos. Já os federais, vieram pra confirmar apoio!
O deputado Fernando Ferro - PT (foto) fez um discurso emocionado ressaltando as questões legais da causa, o papel dos três poderes no Brasil, e dismistificando os boatos de alguns vereadores/parte da mídia, que teimam em afirmar que a posse dos suplentes não servirá para esta legislação. "... Ou estão usando de má fé ou não têm conhecimento de causa, não sabem o que é uma PEC, que é um processo de Emenda Constitucional, uma vez aprovada..." "A causa é justa, o que precisamos é está todos juntos, demonstrando força, pois se trabalha por pressão. E isso é democracia!..."

Penso que agora é fato!


O deputado Silvio Costa,(foto) até bem pouco tempo contra a aprovação da PEC, refletiu e agora é um dos defesonres, e afirmou: "... Não tenho compromissos com a UVP nem com nenhum Vereador de mandato. Eles (os vereadores) são uns egoístas..."

Continuando, desceu a lenha em Magno Martins (o do blog). "... Desautorizo essse rapaz a publicar qualquer coisa a esse respeito usando o meu nome. Ele (magno) é contra os suplentes porque tem interesses próprios. A mulher dele é vereadora na cidade do Recife..."


O suplente do PT em Belo Jardim, Bruno Galvão (foto) na sua fala, reforçando inclusive o discurso do Deputado Federal Fernando Ferro (1ª foto) - que está na luta desde o início - Falou da importância de todos os suplentes de Pernambuco estarem em Brasilia para acompanharem de perto a luta, "...pois viu de perto que o Congresso Brasileiro só funciona na pressão, já que estive em Brasília em 03 momentos desse caminho... No entanto, para isso, será necessário uma grande mobilização para arrecadação de fundos..." o discurso surtiu efeito a coleta começou logo após os debates!


Clóvis Correia (foto) fez um relato sobre os trâmites legais a serem percorrido, muito pertinentes já que o mesmo é da área jurídica há muitos anos.

Quem não esteve presente por causa de agendas, ligou para reafirmar apoio e compromisso em mobilizar seus partidos para votarem fechado, foi o caso de Wolney Queiróz e Bruno Araújo.

Além desses dois, o Deputado Gozanga Patriota, na luta desde o início também ligou!

Um Brasil de Todos!



Relações raciais em debate:
II CONAPIR começa na próxima quinta-feira (25/06)


Durante quatro dias, Brasília será o centro das discussões sobre as políticas para um país mais justo sob o ponto de vista das relações étnico-raciais. É a II Conferência Nacional de Igualdade Racial (II CONAPIR), que de 25 a 28 de junho reunirá cerca de 1.500 pessoas de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Nos painéis e grupos de trabalho, o Poder Público e os movimentos sociais vão debater temas que vão desde a titulação de terras quilombolas até as cotas no ensino superior, passando pelo respeito às religiões de matrizes africanas, programas de saúde específicos para a população negra e o combate ao racismo institucional.

As demandas específicas dos povos indígenas e de etnia cigana também serão debatidas na II CONAPIR. A Conferência terá seis eixos centrais: Terra; Educação; Trabalho e Renda; Segurança e Justiça; Saúde e Políticas Internacionais.

Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e demais autoridades do Governo Federal, a abertura solene da II CONAPIR terá início às 18h do dia 25.

Os delegados, eleitos em etapas municipais, regionais, estaduais e também na Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais, estarão reunidos diariamente entre 9h e 18h para aprofundar o debate em torno das propostas encaminhadas à Comissão Organizadora, atualmente em fase de sistematização. O relatório final da II CONAPIR será apresentado e votado na plenária final, no dia 28, entre 14h e 18h.







Coordenação de Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília (DF)
Telefone: (61) 3411-3659 / 4977


JANELA JUNINA





Ao contrário de outras cidades vizinhas( a exemplo de Sanharó, Arcoverde...) A prefeitura de Belo Jardim há muitos anos - ao invés de incentivar as festas populares e com isso atrair turistar e consequentemente gerar emprego e renda - simplesmente fecha os olhos, incentivo kkkk Este ano a cidade contou com um concurso de safoneiro apoiado pela Fundarpe, agora pasmem (li isso num blogue): Não houve 2º lugar - Foram dois primeiros lugares e um terceiro. E ainda tivemos concurso da rua mais ornamentada.

Duas boas iniciativas, porém, pífias em se tratanto de Belo Jardim, a Terra de Redenção/Marocas etc.

O nosso apelo agora e que a Prefeitura junte as Secretarias competentes, busque apoio nos órgão estaduais e federal para dar uma repaginada na Festa de Redenção, até porque, tramita na Assembléia Legislativa um Projeto do Deputado Augusto Coutinho para transformar a Festa de Redenção em Patrimônio Cultural e imaterial da cidade. Agora só falta fazer juz ao apelo do deputado!

Aqui vai uma sugestão: Patrocínio da Prefeitura ao GRUPO CULTURAL BOI DA GENTE que é coordenado pelo artista plástico Adones Valença. Há 3 anos esse grupo abrilhanta as nossas festa e representa Belo Jardim no Encontro de Bois de Olinda.

Nós, o povo, estamos fazendo a nossa parte: Vendendo rifas e arrecadando doações para o Boi está na Rua na Festa de Redenção.

Parte da organização a cidade tem, porém precisando de apoio o ano inteiro:

Bandas de Pífano
Sanfoneiros de ótima qualidade (é só ver o resultado do concurso)
Sem contar que é aqui, a Terra dos Músicos (faltando apoio financeiro as bandas e facilitar nosso músicos se increverem na Ordem dos Músicos - mas não deixa de ser)


"Se não tivermos presente a tradição histórica, seremos como selvagens modernos na selva da cidade."
(Jostein Gaarder)

Vereadores ou PREFEITINHOS?


As ações do Legislativo nem sempre se tornam visiveis, pois o papel do Vereador e da Vereadora, que é de legislar e fiscalizar o executivo, principalmente, não tem a mesma visibilidade das obras públicas desenvolvidas pela administração pública municipal. E e por isso que o Vereador/a dá respostas a questões que são de responsabilidade do Poder Executivo. E a sociedade, fica a ver navios!

Quando o/a vereador/a te dar um remédio, ele deixa de fazer leis que melhorem a saúde de toda cidade, ou de fiscalizar o que é feito com o dinheiro!

Numa democracia participativa, os/as vereadores/as deveriam representar a vontade d@s eleitor@s.

Quantas vezes @ vereador@ que você votou lhe chamou para opinar em qualquer assunto?

Em geral, a maioria dess@s vereador@s acabam representando os interesses corporativos. E não são raros @s que, cooptados pelo Executivo Municipal, contrariam, no exercício do mandato, tudo aquilo que foi prometido na campanha eleitoral.

Por falta de informação a população até acha ser esse o papel d@s vereador@s.

No entanto, há algo de novo, não no reino da Dinamarca, mas na democracia brasileira (21 anos - regulamentados a partir da Constituição de 1988):

O CONTROLE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL PELA SOCIEDADE CIVIL!


Ou seja: OS CONSELHOS


E é sobre esse assunto que vamos falar por algumas semanas. Entre um fato e outro esse blogue dará informações sobre o que é; como funciona; para que serve etc.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Filosofia Diária!



Os que lutam.

" Há homens que lutam um dia;
E por isso são bons!
Há outros que lutam muitos dias;
E por isso são muito bons!
Há os que lutam anos;
E são melhores ainda!
Porém há aqueles que lutam toda vida;
Esses são os imprescindíveis!



Bertolt Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido pelas apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris1954 e 1955. durante os anos

Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu 'teatro épico', que, de certa forma, sintetizava os experimentos políticos na Alemanha de Erwin Piscator e do russo Vsevolod Emilevitch Meyerhold, influenciado pelo teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Explorava assim Brecht o teatro como um fórum de discussões das complicadas relações humanas dentro do sistema capitalista, criando sua versão de um drama épico, na perspectiva de uma estética marxista.



"O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala,

Nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,


O preço do feijão,

Do peixe,

Da farinha,

Do aluguel,

Do sapato e do remédio

Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro

Que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política

Nasce a prostituta,

O menor abandonado,

E o pior de todos os bandidos

Que é o político vigarista,

pilantra,

O corrupto e lacaio dos exploradores do povo."


(Bertold Brecht)