Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ano I do Blog!!!!!!!!!!!!!!!!



Hoje o Alfinetes & Bombons completa seu primeiro ano de vida!


Não podemos agradar a tod@s isso é fato! No entanto são muitos os elogios e os incentivos! Algumas pessoas reclamam da demora para o blog ser atualizado, e têm razão, as vezes fico um pouco ausente, mas, prometo que, a partir de agora será "ainda mais" pra valer: novas idéias, postagens diárias e uma nova filosofia de encarar a blogosfera.

Por enquanto, parabéns para todos nós, sem vocês a credibilidade do Alfinetes & Bombons, que tanto me orgulha, não seria construída, sem vocês, seria sem sentido as noites em claro que essa blogueira passa escrevendo.


Sigamos em frente! Separad@s talvez por ideais divergentes, mas imbuíd@s de um espírito comum: A luta pela melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

Muito obrigada, sua atenção e sua leitura fazem este trabalho valer a pena!


Este é o primeiro ano dos muitos que virão!
Abraços à tod@s!

Prof. Adilza Cristina

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reivindicações do Projovem Urbano!



Fui convidada para estar em dois eventos da visita do Governador a nossa cidade. Para estar nas atividades no Distrito de Serra dos Ventos, pelo Vereador Fernando, ao qual apresento os meus agradecimentos, e aproveito a oportunidade para justificar a minha ausência. "Não compareci por ter assumido outros compromissos".
No entanto, quero aqui dar os meus parabéns, extensivos a: Valdemir, Zé Pereira, Zé Lopes, Cristiano, pela iniciativa de vocês.


Fui convidada também a comparecer a casa do ex-deputado Cintra Galvão, para o almoço que foi servido lá.

Fui com o objetivo específico de fazer chegar as mãos do governador Eduardo Campos, algumas reivindicações d@s alun@s do Projovem Urbano do Núcleo II que funciona no Ceebeja.


Além da entrega, tive oportunidade de explicar todos os problemas enfrentados. Na oportunidade, a Prof. Socorro Araújo que também estava no evento,conversou pessoalmente com o Secretário de Educação Sr. Danilo Cabral para ratificar as nossas reivindicações. Os dois (O governador e o Secretário) nos garantiram resolver no mais curto espaço de tempo estas questões.


Vamos aguardar! Só não vamos ficar de braços cruzados!

O Mistério da Agenda II !


Vai! Não vai! Vem! Fica!

Se for vai prestigiar fulano. Então não vai! Se não for fortalece sicrano e desmoraliza beltrano...
É muita "picuinha" para uma visita só!


A quem interessou/interessa toda essa trama. Toda essa rede de intrigas, fuxicos, especulações?

Ao cidadão e a cidadã belojardinense? Com certeza não! Interessa apenas a quem está na corrida pelo poder, ao povo apenas "circo"!

A nossa cidade tem problemas demais, e o desafio das forças políticas deveria ter sido o de ter unido forças para levar o Governador do Estado a ver de perto esses problemas.

1. Nossas ruas mais parecem as crateras da lua. É um tal de "fecha o buraco daqui..." Pra resolver esse problema de uma vez por todas, será necessária uma parceria de governos. Trata-se de rua calçadas há mais de 30/40 anos e que desde essa época nunca passaram por uma revitalização. A buraqueira de nossa cidade não é culpa só dessa administração, é culpa de várias administrações que nunca se deram ao trabalho de perceber que a cidade estava crescendo e junto com ela sua frota de carros etc.,


2. Os vários bairros da nossa cidade. Onde falta de "um tudo" de saneamento básico a ... sequer o local possibilita a entrada de carteiros. Ou seja, nem os serviços oferecidos pelos Correios a população tem direito. Como exemplos: Loteamentos, Maria Cristina, Bela Vista e Frei Damião. Os problemas desses bairros não tem Prefeitura sozinha que consiga fazer.

3. O nosso trânsito, um caos! Mas isso o governador Eduardo Campos e toda sua equipe não puderam ver. A disputa se deu apenas para utilizar a imagem desses para a corrida que leva às eleições de 2010/2012.
Ai foi trânsito interrompido, meio-fio pintado, hinos de campanha tocado, etc...

4. Apesar da nossa Escola Agrícola ser uma instituição Federal, quem trouxe o governador a cidade deveria o ter levado lá, talvez conhecendo a estrutura e os serviços de lá, pudesse o gorvernador e seu secretariado se sensibilizarem na perspectica de realizarem parcerias para que @s trabalhador@s do campo tivessem acesso a esse serviços: técnicos agrícolas, modos de produção para o desenvolvimento sustentável etc.(falaremos mais disso em outra ocasião).

5. O governador deveria ter ido também ao bairro do Santo Antonio. Lá ele poderia ver de perto a miséria que assola o bairro ao longo dos anos. Lá falta tudo, sequer tem uma praça para as crianças brincarem!

6. Em Serra do Vento, além da estrada, que eles pudessem ter visto o grande potencial turístico da região. Com certeza, no mínimo teria saído a idéia de convênios com o objetivo de desenvolver essa área inclusive voltados para um desenvolvimento sustentável.

Na minha opinião, deveria ser esse o objetivo da visita do Governador do Estado a cada cidade visitada, ver de perto os problemas que aflingem a população!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Filosofia Diária!

"Sem a cultura, e a liberdade que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva."



(Albert Camus)
escritor e filósofo - 1913/1960

Poesia nossa de cada semana!


Tecendo a manhã
(João Cabral de Melo Neto)


Um galo sozinho não tece uma manhã
Ele precisará sempre de outros galos
De um que apanhe esse grito que ele lançou
E o lance aoutro
De um outro galo
Que apanhe o grito de antes
E o lance a outros
E de outros galos
Que com muitos galos se cruzem
Os fios de sol de seus gritos de galo,
Para que a manhã,
Desde uma teia tênue,
Se vá tecendo, entre todos os galos.


João Cabral de Melo Neto - Poeta pernambucano.

Patrimônio Histórico & Cidadania!


Em consonância com a política mundial, a nossa Constituição reconhece que o patrimônio cultural do povo brasileiro é ingrediente de sua identidade e da diversidade podendo também tornar-se importante fator de desenvolvimento sustentável, de promoção do bem estar social, de participação e cidadania.

Um conjunto de elementos compõe o que entende-se por Patrimônio Histórico e esses elementos têm como sujeitos de interesses toda a sociedade que reflete sua relevância e é uma categoria que abrange bens de natureza diversa, que podem se classificar como bens materiais ou imateriais, públicos ou privados.

As três dimensões fundamentais do fenômeno cultural - criação, difusão e conservação - estão contempladas no texto constitucional, que as coloca sob a responsabilidade do Poder Público, em colaboração com a sociedade.

Mas, ainda é comum verificarmos nas estruturas administrativas dos municípios, Secretarias de Cultura que atuam na promoção e na preservação de manifestações culturais sem que consiga envolver outras secretaria. Ainda há tímida relação entre as dessas secretarias com outras secretarias que compõem os governos (Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente...) pois se faz necessário um trabalho conjunto. No entanto, consideramos que, mais do que previsões legislativas, a proteção do nosso Patrimônico Histórico depende de medidas políticas e é por isso que ao Poder Executivo cabe a grande responsabilidade e à sociedade cabe ser atenta às medidas tomadas. Juntos: os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) com a sociedade, poderão resgatar e preservar o Patrimônio Histórico Cultural de Belo Jardim e com isso promover de fato um desenvolvimento econômico e sustentável.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Mistério da Agenda!!!!!!!!!!!!!

Dia 25/11 o Governador do Estado estará/passará (não se sabe ao certo) em Belo Jardim. A agenda aqui na cidade é um verdadeiro MISTÉRIO! Todos os dias os blogueiros da cidade publicam um roteiro que em poucas horas é desmanchado - É café da manhã com fulano! É almoço com beltrano! É visita de cortesia com sicrano...! Tal hora assina ordem de serviço... não assina mais essa ordem...

A especulação é grande sobre esse mistério!


Eu particularmente gostaria muito de saber ao certo os pontos onde o governador vai passar/parar. Já que isso "pelo andar da carruagem" não vai ser possível, deixo aqui o meu apelo aos Vereadores, Prefeito, Lideranças Políticas, no sentido de colaborar com a vida de mais de 500 estudantes do Projovem Urbano.


Questionem o Governador Eduardo Campos sobre:




1. A falta de merenda desde o dia 07/07 do ano em curso para os alunos do Projovem Urbano!

2. De quem é a responsabilidade do transporte escolar para esses mesmos estudantes. Da Prefeitura Municipal (Que já recebeu mais de meio milhão de reais para esse fim) ou do Governo do Estado com quem o Governo Federal fechou a parceria.

3. Se será preciso o próprio governador visitar a Direção da Escola de Referência Ceebeja para autorizar o uso de equipamentos eletrônicos de apoio didático pelos profissionais da educação do Projovem Urbano. Para solucionar este problema já falamos com a direção do Ceebeja, com o Diretor da GRE e com o Prof. Paulo Dutra responsável geral dessas escolas. Até agora nada.!

Final de semana pra ninguém botar defeito!



O II Encontro deMúsicos do SESC LER, foi de fato um banho de cultura, o qual teve um público crescente, o que nos confirma o sucesso do Projeto.





Várias gerações e de todos os recantos da cidade.Pessoas se deram as mão para partilhar uma roda de ciranda, ao som do grupo musical "Casas da BR 232", grupo inclusive, que fez escola - " vamos participar mais do coral, aprender cantar mais, pra formar um grupo de cantoras igual a esse" - (fala de crianças da comunidade)




Alun@s do Projovem Urbano Núcleo III - Santo Antonio



A atenção da criançada com a novidade!


Fotos de Marcelo Galvão/Fotógrafo e Publicitário.

A cultura a serviço da cidadania!


A identidade cultural de um povo é o que mais qualifica para a verdadeira cidadania, assim eu acredito!

de 20 a 23/11 Belo Jardim teve um encontro com a cultura, especialmente, as Cohab II e III. Nesse encontro, puderam atestar um fazer de qualidade e profundamente identificado com a descoberta de suas raízes.

O segundo encontro de músicos do SESC LER, foi além da simples apresentação de grupos e/ou artistas, esteve de fato à serviço da promoção e da inclusão social.


Projetos como esse são exemplos de que, qualquer instituição pode ser comprometida com um fazer comunitário que responda às necessidades da população.

É fácil investir em cultura!


É rentável investir em cultura!


É sustentável o investimento cultural!


O blog parabeniza o SESC LER pela iniciativa em especial toda a equipe do Setor de Cultura:

José Manoel Coordenador regional e Ana Flávia coordenadora local,

e ainda, toda a equipe de apoio:

Marcelo Galvão - Publicitário,
Natália Branco - Turismóloga
Ninão - Agente de Políticas Públicas para Juventude!

Numa escala de 0 a 10 a minha nota pra você é 100!
E que venha outros Encontros!

Domingo Democrático!



Neste domingo (22/11) Petistas do Brasil inteiro foram as urnas para escolher @s dirigentes do partido em todos os níveis: Nacional, Estadual e Municipal!



Em Belo Jardim, o jovem Bruno Galvão foi eleito presidente do partido com 96% dos votos!



No Estado, o presidente eleito foi o Sindicalista e ex-presidente da CUT, Jorge Perez, que pertence a corrente CNB - Construindo um Novo Brasil.