Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A opinião pública em Bordieu.


Por: João Adriano Oliveira

O pesquisador Pierre Bourdieu (1973) analisa rigorosamente a questão da opinião pública buscando apresentar de forma crítica seu funcionamento e suas funções. Para ele o caráter ingenuamente democrático, de que a produção de uma opinião esteja ao alcance de todos é contestável. De fato a opinião pública, tal qual a percebemos resulta mais da produção de fatos e ficções postas pela mídia para o cidadão comum do que da percepção dos fatos por ele percebidos e avaliados; lembremos que a ação crítica, que vai além de uma visão acomodada é exceção a regra; sobretudo numa sociedade de exclusão e de desigualdades como a capitalista.

Ao ler matérias relacionadas com a educação municipal, tantos fatos e eventos documentados pelas câmaras fotográficas nos fizeram refletir a proposição e os fins dessa exaustiva tentativa de colocá-la como sendo de qualidade e de primeiro mundo.

Iniciaremos pelo questionamento da qualidade; nesse contexto que é qualidade? O que se pretende dizer com a expressão primeiro mundo?

Sem nos atermos ao sentido mesmo das diretrizes de gestão de qualidade e muito menos em mencionarmos a expressão primeiro mundo, fomos revisando as fotografias e identificamos um padrão comum: as cores e traços dessa qualidade...cores e padrões do DEM, sim, as cores e padrões de um partido político...

Confira a logomarca do partido e depois compare com a estampa da fachada de cada escola municipal reformada com verbas públicas e com a estampa do fardamento da Rede Municipal que cada criança num ato de flagrante desrespeito ao estado democrático é obrigada a ostentar. Em cada uma das grandes escolas municipais se deu um toque do partido, cada cerâmica e tinta posta na fachada padrão reproduzem a cor e o símbolo do DEM.

Viu como a opinião pública não existe, ou melhor, que ela é criada com um leve ou grosseiro empurrãozinho da máquina para promover a opinião das massas, em nosso caso, para a qualidade de uma educação que apresente a marca do partido do próximo candidato. Mas espera lá? Fazer propaganda eleitoral usando a máquina não é crime? Isso mesmo; o CONDICA já havia identificado esse abuso e relatado que na cidade de Caruaru o Ministério tinha movido uma ação e que as fardas com logomarca e cores partidárias distribuídas pela secretaria de educação daquele município tinham sido recolhidas.

Para Boudieu (1973) todas as concepções, compreendidas na chamada opinião pública não possuem um mesmo valor, dado que elas refletem mais essa opinião produzida sobre as qualidades forjadas numa propaganda do que na visão e na necessidade popular. Ademais, de acordo com o autor, pensar que há um acordo sobre as questões apresentadas nessa chamada opinião pública denuncia um flagrante pretexto para promover a anulação da diversidade que se configura num estado democrático, onde todos pagam impostos e merecem respeito e não devem ser submetidos a carregar as cores e a logomarca de um partido pelo qual não tem simpatia; ironicamente o nome democrático estaria na raiz etimológica da sigla do DEM.

Concluímos pela consideração de que a opinião pública, tal qual a conhecemos, nas fotografias e nos slogans de educação de primeiro mundo e de qualidade vinculadas à logomarca e as corres do DEM, ao menos aqui em nosso contexto diário, é a opinião pública que se pretende produzir na cabeça de nosso cidadão/eleitor, pior com o uso da máquina pública, flagrante crime administrativo e que serve apenas para mascarar a educação real vivenciada por cada aluno e professor diariamente nas escolas municipais.


Professor, especialista em psico-pedagogia.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Corrupção: esse é o nome!

"Um dos direitos mais importantes do cidadão,
é o de não ser vítima da corrupção." [1]



Quanto mais se anda por Belo Jardim, mais se ver absurdos! São ruas esburacadas; calçamentos estourados; esgotos; loteamentos residenciais sendo autorizados pela prefeitura em localidade sem a menor condição de moradia; escolas que são verdadeiros alojamentos de morcegos e outras literalmente caindo de podre... Sinceramente, o caos se instalou por aqui.


E o pior de tudo isso, é saber que nos cofres da Prefeitura, o dinheiro tem chegado sim, continuamente, sem falhas ou atrasos. Para onde vai esse dinheiro é o que a maioria da população não sabe. Os caminhos da vinda desses recursos, qualquer cidadão ou cidadã tem acesso, para isso existe o Portal da Transparência e vários outros meios que nos são disponibilizados pela rede.


Podemos considerar a nossa cidade, como uma cidade rica.

De 1º de janeiro a 30 de junho do ano em curso, entraram nos cofres da prefeitura o total de R$ 22.934.482,93 ( Vinte e dois milhões, novecentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e oitenta e dois reais e noventa e três centavos), só de recursos do FPM, ITR, CIDE e FUNDEB, junte-se a isso os recursos do SUS, que são exclusivamente para a saúde, desde o pagamento de funcionári@s até as injeções de voltarem que são usadas por lá. Podemos ainda, somar a isso os recursos próprios - IPTU,ISS... e os montantes recebidos via convênios federais e estaduais.

Apesar da buraqueira nas ruas da nossa cidade, por esses dias a prefeitura recebeu, exclusivamente para PAVIMENTAÇÃO de vários logradouros da cidade, a bagatela de quase Um milhão de reais, através dos convênios 641347 e 641348 do Ministério das Cidades. Preste atenção! PARA PAVIMENTAÇÃO, o dinheiro do asfalto é outro.

E a Academia das Cidades? O governo do Estado, via secretaria das cidades liberou. Como está, já terminou a construção? Se terminou porque não houve a inauguração?

Para comprar dois caminhões novos com carroceria de 5.50M e um carro utilitário o Ministérios dos Transportes liberou, desde o dia 17/12/2010 o valor de R$ 195.000,00 (Cento e noventa e cinco mil reais). Eu sinceramente não vi estes carros, nem no blog da Secretaria de Ação Social da
Prefeitura onde tudo é bom e bonito (quando vejo esse blog eu penso que eles falam de outra cidade, ou eu estou doida), tampouco, vi esse carros naquele desfile de ônibus escolares do Programa Federal Caminho da Escola, lembram?

O que "danado" está sendo priorizado nessa gestão de caos?

Cadê o dinheiro da Prefeitura?




E pelo amor de Deus, só não me respondam com o refrão da musiquinha cantada por Gal: "...onde está o dinheiro, o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu..." Até porque, tem muita gente vendo!





Corrupção: esse é o nome que deve ser dado ao que ocorrendo em Belo Jardim, e as minhas SUPOSIÇÕES, são fundamentadas na falta de informação pela Prefeitura. São negados todo e qualquer pedido de informação feito por sindicatos, pelos vereadores... e ainda, pela falta de prestação de contas a população. Direito inclusive, assegurado pela Constituição Federal.


" O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos,
como leva ao abandono obras indispensáveis
às cidades e ao país.
Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula
a formação de quadrilha."[2]





[1] e [2]Cartilha: Como combater a corrupção - AMARRIBO

Acompanhe os repasse para prefeitura de Belo Jardim, acesse, sempre que puder:

http://www.stn.fazenda.gov.br/estados_municipios
ou http://portaldatransparencia.gov.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

E o descaso com a educação segue seu rumo!


Lamentável a situação em que se encontra a educação em Belo Jardim. É pagamento de profess@r pela metade, é o Piso Nacional do Magistério que não é cumprido; escola infestada de morcegos... é uma fartura de problemas e muita falta de iniciativa e vontade política tanto do prefeito quanto do Secretário Wilsinho.


São realmente precárias as condições das escolas aqui do município, o Grupo Escolar José Zeferino da Rocha, localizado no Distrito de Água Fria, como noticiou o Blog do Vereador Cristiano Cabeludo(PSC) está caindo literalmente. E segundo o vereador, os problemas não são recentes. O muro por exemplo caiu há mais de 05 anos.

De acordo com as imagens feita pelo vereador, a situação da escola é deplorável. Os estragos tomaram conta de tudo e o cenário piorou com a chegada das chuvas.

Hoje o Grupo Escolar Zeferino da Rocha, representa apenas um ambiente de perigo constante para as crianças e adolescentes que ali estudam, e para @s que ali trabalham.



A maioria dos problemas é estrutural, e, vão desde infiltrações até banheiros sem as mínimas condições de uso. Quando chove, o telhado, como num passe de mágica (risos) transforma-se numa grande peneira e, quem tenta solucionar pelo menos esse problema são alun@s e professor@s.


A secretaria de Educação do município já recebeu relatório do estado da escola, e ainda, vários requerimentos do vereador foram feito neste sentido. Quando vai consertar? "Deus proverá"!


Atenção!

Hoje a escola recebeu a visita do vereador Cristiano, mas, com tantos perigos aos alun@s e funcionári@s, não será surpresa pra ninguém se "amanhã" a visita for do Ministério Público, e mais, solicitando a interdição do grupo escolar.


Wilsinho, mande recuperar a escola, afinal de contas "a educação se concretiza também, em cada sala de aula, passando obviamente pela utilização de toda estrutura escolar."


Parabéns @s professor@s da escola, que, apesar de enfrentarem um problema desse tamanho, ainda conseguem ensinar a essas crianças e adolescentes como exercer de fato sua cidadania, pudemos perceber esse fato com o Mural de Recados afixado na parede contendo os pedidos de melhoria para o ambiente.




Parabéns ao Vereador Cristiano Cabeludo por divulgar essa situação de calamidade naquela escola.



Não queremos ser a Roma do Agreste!





A temperatura para as eleições 2012, aqui na terrinha, tem tudo pra esquentar.
Desde já, até junho do próximo ano, mês das convenções, o caminho para traçar as estratégias será longo e tortuoso . Muita água vai rolar. Até lá, especulações, surpresas e capítulos emocionantes estarão por vir. O Processo Eleitoral, que por aqui, sempre foi digno de novela mexicana com o mote da traição (tod@s el@s adoram a traição/trair, mas, abominam os traidores) poderá trazer cenas dignas das aventuras americanas onde do "pescoço pra baixo vai ser canela."




Os últimos acontecimentos (leia-se: racha da família Mendonça) já vem demonstrando isso, tudo indica, será uma luta pra ver quem derruba quem.


Sobre essa temática, tenho recebido d@s meus/minhas leitoras, muitas "alfinetadas" cobrando uma opinião aqui no blog.


Por enquanto, prefiro não dar minha opinião, o desenrolar dos acontecimentos, está sendo noticiado pelo grandes jornais e pela blogosfera local e regional. E não vou dar uma opinião mais aprofundada sobre o assunto, porque, pra mim, ele ainda está na esfera familiar e, nesse tipo de relacionamento as intrigas/traições... por vezes faz até o caso não resistir, mas, na maioria das vezes serve mesmo é para incrementar/fortalecer/melhorar o relacionamento. Acredito nisso, e acredito também, que a palavra TRAIÇÃO não cabe por aqui, o que está de fato acontecendo na família Mendonça é um jogo de interesses paralelos, e, interesse é assim: cada um tem o seu!

O engraçado disso tudo, é que a política de Belo Jardim é forjada nesse mote, vem um e diz que foi traído, chora... descabela-se e com isso ganha alguns adeptos. Os traidores são muitos, e de 2010 pra cá, a onda tem crescido, o medo é ela transformar-se num tsunami. E o trágico é que todos que são acusados de traidores nas suas defesas para com o povo só apontam os seus interesses pessoais como tendo sido negligenciados.


É a mesma cantiga todo período eleitoral: fulano traiu beltrano que traiu sicrano... e a gente (povo) vai entoando a moda, e com isso esquecendo o que de fato faz sentido:

Nós é que somos traíd@s nos nossos interesses a cada eleição. Nós é que somos submetid@s aos mais severos sacrifícios afim de manter as hienas, os lobos e os chacais do poder abastecidos e saciados as custas do nosso suor.

É preciso se rebelar a esse tipo de traição, porque senão, além da nossa fama de Terra dos músicos; Terra das Marocas, vamos, em pouco tempo, ganhar com pompas e circunstâncias o título de Terra de Idiotas.

E definitivamente não precisamos disso. Precisamos de educação de qualidade, de respeito com @s funcionári@s, de creches, lazer, cultura, esporte, emprego, geração de renda... E principalmente, de uma administração que governe a cidade para tod@s e não apenas para um grupinho de cabos eleitorais e de apadrinhados políticos.

Se João Mendonça está certo? Só o tempo dirá!


Se Cintra Galvão vai recebê-lo? Com certeza sim, é um homem inteligente!


Se Moacir já é aliado de João? Não se sabe ao certo!


Se Fábio Galvão é o candidato do grupo político de Cintra? Não se sabe ainda, apesar de ser a preferência da maioria dos aliados do grupo!


Se o PT lançará candidatura própria?

Se não houver espaço para um amplo debate sobre um PROJETO POLÍTICO, que de fato venha colocar a cidade no rumo do desenvolvimento e que de fato possa ser concretizado, SIM!




Estamos fartos de pão e circo e com certeza não queremos ser a Roma do Agreste!





domingo, 17 de julho de 2011

Bom dia Camila, Bom dia Fernando Pessoa!


Se em certa altura

Tivesse voltado para esquerda

Em vez de direita;

Se em certo momento

Tivesse dito sim em vez de não

Ou não em vez de sim;

Se em certa conversa

Tivesse dito frases que só agora,

No meio do sono elaboro

Se tudo isso tivesse sido assim,

Seria outro hoje, e talvez

O universo inteiro

Seria insensivelmente outro também.


(Fernando Pessoa - poesias de Álvaro Campos)





Fico feliz com os rumos que a minha vida tomou!

Parabéns Camila!