Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CULTURA, CONSCIÊNCIA & TRANSFORMAÇÃO.

"A cada dia fica mais claro que a produção simbólica articula comunidades, produz movimentos, desperta rebeldias e inventa futuros. Mas a relação entre cultura e transformação social é muito mais profunda que a vã filosofia dos que se apresentam à "politizar as rodas de samba"... (Eleilson Leite).

A cultura é por si geradora de desenvolvimento na medida em que estimula processos criativos, individuais ou coletivos. Todo ser humano tem potencial criativo e por isso é um agente cultural em potencial.
A cultura é a expressão da criatividade humana. É a produção simbólica de um grupo, uma comunidade, um povo. A arte é apenas uma dimensão da cultura, e têm suas próprias materialidades.
Compreendo no entanto, que artistas, arquitetos, intelectuais, produtores de bens artísticos, o cidadão, a cidadã... mesmo excluídos do processo de decisão das políticas públicas das áreas de cultura, têm o compromisso de resgatar a reflexão sobre as práticas culturais e a imagem da cidade em que vive. Compreendo ainda, que é nossa a responsabilidade de melhorar o lugar onde vivemos. Uma cidade sem poesia, sem memória e sem história é um abismo de simulacros e referências artificiais. E não se pode imaginar o futuro sem descortinar o patrimônio nela guardado.

"...A cultura na qual estamos mergulhados é responsável por essa cidade que estamos edificando..." (Almandrade - artísta plástico e mestre em Desenho urbano).

Aqui em Belo Jardim, infelizmente estamos edificando a cidade da especulação imobiliária, da disputa por metros quadrado das nossas praças que estão aceleradamente sendo transformadas em bares, como se essas praças fossem apenas uma mercadoria e não um lugar de convivência e de liberdade!

Artistas, produtores de artes, cultura... A nossa cidade tem muito, o que nos falta são espaços, investimentos e vontade política para implementá-las.


Adilza Cristina
Especialista em Programação do Ensino de História
Sec. de Form.Política do PT
Militante dos Movimentos Social e Sindical.


Nenhum comentário: