Nada mais do que um Programa Educacional da Secretaria Nacional de Juventude, que investe numa política integrada com ações voltadas para o desenvolvimento da juventude brasileira, o qual pretende criar condições necessárias no sentido de romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade no futuro do país. O programa é pautado em duas ações básicas: a) Oportunidade para td@s; b) Direitos universalmente assegurados. Com as dimensões de: 1. Formação Básica; Qualificação Profissional e Participação Cidadã.
Á organização:Professores Especialistas e Professores Orientadores - Estes/a com nível superior, Licenciaturas em: História, Geografia, Português, Inglês, Matemática e Pedagogia. Assistêntes Sociais - nível superior e Qalificadores Profissionais, para estes, a exigência de nível técnico.
Da seleção: Inscrições ( iternet) no Site da Sec. Estadual de Educação - entende-se portanto, que foi aberta para pessoas do país inteiro. No primeiro momento, avaliado o currículo, um dos critérios, além das notas - a experiência de trabalho com Educação de Jovens e Adultos. @s selecionad@s, passaram por uma capacitação do dia 19 ao dia 30 de junho e finalmente, passaram por uma prova final.
Aqui em Belo Jardim para o atendimento de três núcleos com 580 alun@s no total foram classificadas 21 pessoas. Dentre elas, pessoas de outras cidades, tais como: Recife, São Bento do Una, Agrestina, além de Belo Jardim.
O resultado de todas as etapas foram divulgados no site da seduc. Centenas de pessoas foram reprovadas. E até a presente data, nenhuma reclamação de fraude no processo!