Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Preconceito Velado!


Preconceito = uma idéia pré-concebida e de forma errônea que fazemos de alguma coisa.


Quando falamos em preconceito, pensamos imediatamente em aspectos como: raça, credo, classe social, corportamento sexual... Ledo engano! Há os casos em que alguém pode disseminar um preconceito em relação a uma pessoa ou a um grupo, apoiando-se em aspectos reais ou não. E isso ocorre todas as vezes que uma pessoa, irresponsávelmente manipula ou tenta manipular outras causando polêmicas ou escândalos que magoam e causam rupturas.

Isso ocorre quando uma pessoa não se importa com os outros e muito menos ainda com os estragos que pode causar, e ainda assim, consciente da desordem que tenta provocar, se esconde atrás de uma postura de superioridade. Essas pessoas, em vez de enfatizar semelhanças em todas as situações, preferem desqualificar o outro em nome de uma superioridade, que não existe. São pessoas que desconhecem, no entanto, que o preconceito é um tipo de comportamento que não se baseia na realidade, mas, em idéias generalizadas.

Somos livres para fazer escolhas e para aceitar as pessoas com as quais queremos conviver. Isso é comportamento! Outra coisa é menosprezar capacidades, acusar, emitir juízo de valor sem conhecimento de causa. Isto é crueldade, falta de sensibilidade e de respeito e faz parte de um reperório distorcido.

Pessoas assim não suportam o diferente. Vivem numa espécie de bolha e acham que tudo se resume ao seu mundinho, geralmente coroados de padrões pautados pelo dinheiro, status e posição de poder.

A verdade é que, por mais que a sociedade brasileira tenha evoluido nos últimos anos, o preconceito ainda corrói as relações.

3 comentários:

Luiza Moura disse...

Excelente matéria...Parabéns pelas colocações Muita Paz!

Ana Flávia disse...

Adorei a matéria, Adilza! Palavras muito sábias.

camila evelin disse...

Isso é que podemos chamar de resposta com classe!