Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 5 de março de 2010

08 de Março - ainda é preciso avançar!

O dia 08 de março é um marco na vida de todas as mulheres, por representar historicamente a luta pelo nosso espaço na sociedade, pelo combate à violência e à discriminação contra a mulher.

Longe de representar mais uma data comemorativa em alusão ao fato de termos nascido mulher, o dia 08 de março remonta aos movimentos de protestos realizados por mulheres em todo o mundo ao longo da nossa história, desde o século XIX, com a revolução industrial, quando em 08 de março de 1857, operárias da indústria têxtil realizaram uma marcha, violentamente reprimida, por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho, que chegava a 16 horas diárias, com salários inferiores aos dos homens.

Estamos no 3º milênio e apesar de toda evolução tecnologica, a igualdade social ainda é coisa do futuro. Somos 41% da população economicamente ativa, ¼ das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e com um agravante: a nossa renda anual é 70% inferior a do homem.
Por essas e outras, se faz necessário unir forças na luta contra a pobreza e as desigualdades sociais. É preciso ir às ruas e mostrar a nossa cara independente de cor, raça ou credo. Temos que denunciar que sofremos no nosso dia-a-dia: violência doméstica; assédio sexual; discriminação quando somos mãe solteira; que os nossos salários são inferiores...
Agora, é bom lembrar que a nossa luta não começa agora, nem se torna restrita a 08 de março. Mulheres de todos os tempos (no mundo) nunca se conformaram com a situação de desigualdade. No decorrer da história da humanidade a nossa luta se faz presente. Cada mulher ou cada grupo de mulheres encontrou a sua forma de luta no seu tempo e com o seu talento de lavadeira, agricultora, médica, dona de casa, poetisa... E com isso só temos avançado. Conseguimos votar, ser votada, mas, ainda nos falta muito.

Um comentário:

Cristina disse...

gOSTEI MUITOP PARABÉNS.....