Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O PT & Belo Jardim!


Desde a vitória do Partidos dos Trabalhadores em 2002, medidas inovadoras passaram a ser adotadas, graças a uma nova compreensão do Governo Federal com respeito a geração e sustentação do desenvolvimento econômico: com inclusão social, com distribuição de renda e com ampliação da participação popular, o que melhorou consideravelmente a vida das pessoas em todas as cidade do país, inclusive a nossa - Belo Jardim.

Isso porque, nós PETISTAS, defendemos um modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo, regionalmente integrado, tecnologicamente avançado e, ambientalmente sustentável. Tal modelo, pela sua condição, totalmente possível de ser aplicado em todo e qualquer município, o desafio está, portanto, no compromisso do Prefeito e dos VEREADORES em ter a vontade política de criar as condições favoráveis em cada cidade. O que não é o caso de Belo Jardim, diga-se de passagem.

Dizer que o PT nada fez por Belo Jardim, é faltar com a verdade, é falta de conhecimento de causa, e o pior, falta de conhecimento das principais funções dos poderes constituídos de uma cidade, principalmente para quem se propõem em levar INFORMAÇÃO a uma população.

Infelizmente, o blogueiro do paredão, falta com a verdade em seus desabafos a respeito desse partido no dia 02/09, onde declarou, que a cidade não tem nada trazido pelo PT, além do que, esse é um partido inoperante.

A postagem sobre o PT, rendeu alguns comentários, infelizmente, anônimos, e, por isso, o blogueiro Josué se sentiu na obrigação de desafiar o PT apontar de 5 a 13 obras aqui na cidade. Vejamos algumas:

01. Uma Sala de Vídeo Conferência para a Faculdade de Formação de Professores, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
(Uma pena, deveria estar noutra cidade, pois aqui, nunca teve serventia, a tal sala funciona como sala de aula normal, e ninguém fiscaliza ou reclama sua verdadeira função);



02.Construção da Escola Antenor Vieira, no bairro Santo Antonio (antigo prédio do matadouro); pelo MEC;


03. Ampliação do Hospital Júlio Alves de Lira, com recursos para aquisição de equipamentos. Pelo Ministério da Saúde;

04. Recursos para Macrodrenagem da cidade, pelo Ministério da Integração Nacional, quase um milhão e meio de reais.
Será que a obra foi feita, em que local? Pergunte ao Poder Legislativo que é o poder que têm como obrigação, fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

05. Recursos para pavimentação em diversas ruas da cidade, pelo ministério das cidades.
Trata-se do asfalto, ou o nobre acha que foi feito com recursos da própria prefeitura?

06. Recursos para pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas da cidade, pelo Min. das Cidades. Pra você ver, até calçamento aqui se faz com recursos federais, que, por coincidência, tem uma PETISTA como presidenta!

07. Recursos para aquisição de Caminhão e Carro Utilitário, pelo Ministério da Agricultura.
(algum vereador/a sabe se foram comprados, onde está sendo utilizado? Isso é papel de Vereador viu!)

08. Recursos para construção do Conjunto Habitacional Tereza Mendonça, pelo Ministério das Cidades; Você lembra disso? Ou acha que o dinheiro para a construção caiu do céu?

09. Construção da Academia das Cidades, no bairro do Tambor, onde já funcionava o parque do Bambú. Pela Sec. das Cidades/PE - (aqui, intervenção direta do PT municipal junto ao Secretário da época e hoje senador, o companheiro Humberto Costa - talvez esteja ai a justificativa para ter sido concluída e nunca ter sido inaugurada)


10. Recursos para execução de obras de Infraestrutura Turística, pelo Ministério do Turismo. Aqui nessa "brincadeira" foi quase um milhão de reais.
E aí também, o senhor pode cobrar da Câmara Municipal, onde tudo isso foi gasto. Será que el@s fiscalizaram?

11. Recursos do Ministério das Cidades para elaboração de projetos/planos habitacionais.

12. 07 ônibus, destinados ao transporte escolar, do Programa Caminho da Escola, pelo MEC;

13. Sancionada a Lei nº 11.892/08, que transformou a Escola Agrotécnica em Campus Universitário, ou seja, numa Instituição de Ensino Superior, básica e profissional. Hoje, além dos cursos técnico de enfermagem, informática... oferece o curso de Licenciatura em Música, com 10 oportunidades para habilitação: Bateria e Percussão; Canto Popular, Clarineta, Guitarra, Flauta Transversal, Saxofone, Trombone de Vara, Trompete, Tuba e Violão Popular. O qual prepara musicistas para atuar como professor@ na educação básica, para dar aulas em conservatórios etc.

Você pediu 13, vamos colocar mais algumas para as suas anotações: Informação/Conhecimento, é tudo quando se trata de Comunicação.

A tudo isso , soma-se a liberação para Belo Jardim, pelo Ministério da Cultura, de uma SALA DE CINEMA.
Tal cinema, deverá ter 162m2, totalmente climatizada... Onde está esse cinema? Ao que me parece, é dinheiro público sendo aplicado no setor privado, ou seja, nos empreendimento da ex-secretária de Cultura, ai fica difícil para o senhor, e para a Câmara de Vereadores "peitar" a ex- secretária de cultura né? É mais fácil cobrar do PT!

Some a isso, também, mais de 8 mil famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, e consequentemente, quase um milhão de reais injetados no comércio local, gerando desenvolvimento, gerando emprego e renda!

Some também, os vários postos de saúde espalhados pelos mais diversos bairros da cidade, do Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde. Ah! estão funcionando mal? Ora, a culpa é nossa, é do PT, ou do Poder Legislativo que vive de faz de conta, no fantástico mundo dos requerimentos inúteis. E os CRAS, CREAS, e as crianças do PETI... são recursos da Prefeitura?

Só para o seu conhecimento: Antes de 2002, os agricultores beneficiados com projetos de custeio... não passavam de 15, hoje são mais de 300 por ano em projetos elaborados pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e também pelo IPA. Já em 2003 esse minguado número, ultrapassou a casa das centenas, numa interferência direta d@s petistas locais e regionais.

Tendo a frente o Presidente do BNB, o hoje Dep. federal Pedro Eugênio, com o reforço do sindicalista Manoel dos Santos, hoje dep. Estadual do PT. De 2005 pra cá, mais de 25 milhões de reais circularam na economia da cidade de Belo Jardim, via aprovação dos projetos para agricultura familiar PRONAF. Isso significa que o comércio vendeu mais, mais empregos foram gerados...



Para que o Sr. tenha uma idéia, 15 dias depois, da posse do Sec. Isaltino Nascimento, fomos recebidos em sua secretaria para tratar de assuntos dessa estrada em que o senhor fala. Mas não foi uma ação pra promoção individual não, meu caro, foi para atender uma reivindicação d@s agricultor@s da região, numa ação coletiva do Diretório Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio dos deputad@s: Teresa Leitão e Manoel Santos estadual e Pedro Eugênio Federal. Procure saber o porque da cidade de Sanharó ter sido beneficiada com a questão, talvez a Prefeitura de Belo Jardim esteja INADIMPLENTE junto aos órgãos federais, e por isso, fique impossibilitada de receber recursos ou qualquer outro beneficio. Investigue, auxiliares para isso você tem: Burro, Papagaio, cachorros... além disso você é bem relacionado com @s senhor@s Edis.

Para o seu conhecimento, também, foi aprovado na Assembléia Legislativa, o Projeto da Deputada Teresa Leitão, para implantação de torre de telefonia da TIM para o distrito de Serra do Vento, a pedidos do Diretório Municipal, atendendo reivindicação da população daquele distrito.

[1] De 2009 até hoje, já foi liberado para Belo Jardim, Recursos do Governo Federal quase 6 milhões de reais, "EXTRAS", só em convênios. Fora dos repasses de praxe, que desses, o amigo deve ter
conhecimentos né? (SUS, FUNDEB, FPM...).


Cobre a construção de Creches, a vinda de ambulâncias do SAMU, e outros programas e projetos aos Poderes Constituídos da cidade.

Dos/as vereador@s que o amigo tanto defende, do prefeito do município...


E nós, petistas, estamos aqui à disposição.

Bruno Galvão
Presidente do Diretório Municipal do PT
Belo Jardim/PE


Todas as imagens foram retiradas do Google.

[1] Convênios: 614869, 613818 e 614607 (2009); 641237, 661406 e 706280 (2010) e, 631347/641348 (2011)

10 comentários:

Edson Kajuru disse...

Tá bom ou quer mais?!

O que me deixa indignado é que vereadores, prefeito, secretários, ex-prefeito, "imprensa local" etc, parecem estar preocupados, somente, com o individual. É a onda do "venha a nós". Essa briga que está sendo desenhada em nossa cidade entre JM e seu primo não tem como foco o bem estar da população, mas para o bolso de cada um.
É muito ruim saber que tem gente que se aproveita e ganha dinheiro pra propagar determinadas estratégias.
Por isso, parabéns Bruno. Saiba que estivemos, estamos e estaremos juntos, nos contrapondo à todo esse câncer instalado nos poderes de nossa cidade.

amor disse...

Correção o bolsa familia tem 11500 beneficiario e não 8 mil.

Helaine disse...

Em Belo Jardim a política é usada de forma nojenta e podre, chamo isto de politicagem. È inquestionável os benefícios que o partido dos trabalhadores (PT) trouxe para o País,principalmente no fator econômico. Todas as cidades Brasileiras são beneficiadas DIRETAMENTE pelos projetos do PT, porém, é de responsabilidade do município a manutenção e a concretização de tais projetos. Portanto, o governo federal está cumprindo suas obrigações, em contra partida, o legislativo e o executivo por aqui são inoperantes. Parabéns pelo texto, continuo no aguardo de uma cidade melhor.

Fabuloso disse...

Minha gente, foram muitas realizações em Belo Jardim que nos deixa satisfeitos. Inclusive, propagandas negativas é o que se chama de "o fim da picada", sáite, vote! Se mentirosas, já viu, uma lástima...
Deixamos registrados, ainda, nossa percepção sobre o avanço das cidades com o Governo Federal Lula/Dilma, muito importante!
Carlos Cunha

camila evelin disse...

Adilza Cristina, Parabéns por mais essa postagem, muito Pertinente as sua colocações... Agora, "SANTA IGNORÂNCIA" abrir a Boca e alegar que o PT não fez nada por Belo Jardim, aí da nossa Cidade se não fossem os projetos e obras do PT, nossa realidade estaria Pior, isso é FATO!!! Espero que tenham aprendido com esses exemplos demonstrados por Ti. Ademais, Como bem colocou Bertolt Brecht: "O Pior Analfabeto é o Analfabeto Político". Comungo das colocações de Edson Kajuru e Helaine. LAMENTÁVEL a atual situação política de Belo Jardim. Precisamos Unir Forças para reverter esse quadro. #Fica a Dica.

Jorge Perez disse...

Muito bem, companheiro, Bruno. Mais do que responder a quem fez a provocação é muito importante que a população de Belo Jardim tenha conhecimento do conjunto de ãçoes que nosso governo federal, nossos parlamentares e o Diretório Municipal do PTrealizaram e realizam. O povo de Belo Jardim sabe das obras pq sua vida melhorou como do resto de pais. Vão pras ruas, para a população e quero ver esse detrator enfrentar vocês. Parabéns, força ao PT de Belo Jardim.
Jorge Perez

Jackson Braga disse...

“Informação/Conhecimento é tudo quando se trata de Comunicação”. Simples, não? Para alguns parece que não. É lamentável (para não dizer revoltante) observar que a evolução dos meios de comunicação de massa não traz consigo a consciência do que realmente é a transmissão da informação. Como pode o responsável por um meio que deveria manter a população informada, lançar mão de inverdades nas suas postagens/comentários? Pior ainda, como pode a população (parte dela) levar em consideração o que é exposto “a torto e a direito” sem a devida averiguação? Como pode um cidadão que possui razoável convívio com o meio político/público insinuar que o Partido dos Trabalhadores não possui atuação por aqui? Como pode...? São muitos “como pode?”.
O que não se pode é aceitar tamanha calúnia sem esclarecer à população o que realmente acontece no nosso município: a politicagem, como foi bem abordado em comentário anterior. Parabéns ao colega Bruno Galvão pelo breve esclarecimento. Fica claro que os recursos vêm , que o PT opera sim para que eles cheguem, apesar das restrições que a situação municipal impõe.
Uma vez com o executivo, caberia, pela lógica, ao poder legislativo fiscalizar se os recursos estão sendo aplicados onde deveriam, certo? Mas, ao que parece, os integrantes da nossa Câmara Municipal estão muito ocupados mudando os nomes de nossos bairros e ruas e sendo fotografados ao lado dos problemas que nós sabemos que existem e que eles não fazem absolutamente nada para resolver. Muita ocupação para eles, não é?
Espere que fique claro para a população o que realmente se passa nos “bastidores” da nossa querida cidade. E mais, que os belojardinenses possam refletir muito sobre as opções que nos estão sendo apresentadas no momento: será que elas implicam mudanças? Sinceramente, creio que não...
Como uma pequena contribuição aos fatos expostos, cito o seguinte:
eu, jovem belojardinense, consegui obter minha graduação em uma das melhores universidades do país (UFPE), sem precisar ir à capital, graças à interiorização das universidades públicas; estou com o curso de mestrado em andamento nesta mesma universidade (novamente sem precisar ir à capital) devido a esta mesma interiorização – promovida por que partido mesmo? Nem preciso responder não é mesmo...

Suely disse...

Adilza, companheira de luta! Parabéns pelo texto. O papel transformador das administrações do Partido dos Trabalhadores é constatado diariamente, no enfrentamento à pobreza,na qualidade de vida da população, nos inúmeros benefícios do Bolsa família. Mesmo assim, ainda é preciso esclarecer os ignorantes e combater todos aqueles que agem de má-fé. Um abraço companheira e boa luta, sempre!

BRUNO GALVÃO disse...

Sem falar nas reprensentações que temos em encontros/congressos estaduais e nacionais com direito a voto. Discutindo políticas públicas, projetos, entre tantas outras coisas. É assim que construímos o nosso partido e a política que defendemos.
Agradeço a cada um que acompanha, milita, de uma forma ou de outra, e que acima de tudo acredita em uma cidade melhor. Estaremos sempre a disposição, um afetuoso abraço para cada um, cada uma, aqui representado nesta página de comentários. É com a participação, com as idéias, de cada um de vocês que chegaremos no objetivo.
Bruno Galvão.

stefano disse...

Notadamente falta de conhecimento é o que impera no blogueiro, que se superestima e se utiliza de termos no mínimo truculentos ao desafiar o PT a mostrar serviço, deve se achar um grande analista político, pois ele distingue o PT municipal e o nacional como se não fosse o mesmo partido. A cidade está acabada e o grupo mentor intelectual do blogueiro se preocupa somente em politicagem em lugar de trabalhar na fiscalização do emprego dos recursos publicos, está na hora de deixar a ladainha e vigiar é o melhor a se fazer se tiver competência para isto.