Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 15 de março de 2012

Belo Jardim: Educação em jogo!


A educação está em jogo, especificamente, o Curso Normal Médio (antigo magistério), uma Resolução/Portaria da Secretaria Estadual de Educação, diz que não pode manter uma turma de alun@s com menos de 40 matriculas.

As Escolas Luiza Leopoldina/Xucuru e Manoel Teodoro/Serra do Vento, pertencem ao município, mas têm uma parceria com o Estado para o funcionamento do Ensino médio, por isso, estas escolas, para esta modalidade de ensino, funcionam como anexo da Escola Frei Cassiano de Comacchio em Belo Jardim.

Pois bem, para atender as exigências contidas nessa portaria, @s estudantes dos dois distritos, devidamente matriculad@s nas turmas de 1º ano, são obrigados a desistirem do curso.

Na tentativa de solucionarem o caso, no primeiro tempo desse jogo absurdo, buscaram ajuda junto aos seus representantes legais: Vereador Claudemir e o Vereador Fernando, os quais, trouxeram daquelas localidades a reivindicações, justa, da comunidade estudantil. Na Câmara de Vereadores, ficou acertado que o Vereador José Lopes, na qualidade de presidente da Casa, representaria o Poder Legislativo na causa, e assim foi feito.

O mesmo procurou a gestora da Escola Cassiano, a Profª Cristiane Oliveira e, juntos, foram até a Gerencia Regional de Educação, em Caruaru, na tentativa de solucionar o problema junto ao gestor Antonio Fernando.

Lá, não obtiveram êxito total, segundo a GRE, o curso Normal Médio, para se adequar as resoluções da Secretaria de Educação teria que ser extinto, num acordo, saíram com a garantia de que o curso seria mantido, mas, apenas para as turmas de 2º, 3º e 4º ano. Ou seja, pra "bom entendedor, meia palavra basta" - isso significa a extinção do Curso de Normal Médio para os distritos da cidade, em médio prazo. Simples assim.

Já no segundo tempo do jogo, pais, mães e alun@s, buscaram ajuda com pessoas da Sociedade Civil Organizada, com as quais têm afinidades.


@s de Serra do Vento buscaram apoio de Bruno Galvão e as de Xucuru, o apoio da profª Marenilza Tavares, e esses dois, buscaram o apoio dessa blogueira que "vos escreve" que além de ser professora é ativista das causas educacionais.

Junt@s, buscamos o apoio do Conselho Tutelar e do Ministério Público, já que "a olho nu" as resoluções/portarias do Gov. do Estado ferem, mortalmente a nossa legislação. Desses encontros, saiu a necessidade de uma conversa da promotoria com @s representantes legais das escolas em foco, e, caso não se chegue a um consenso, já ficou agendado uma Audiência Pública para o próximo dia 26/03 onde o Poderes Constituídos e a Sociedade Civil organizada, possam debater/solucionar o problema.

Saindo do Ministério Público, nos reunimos na sala de audiência do Fórum, para avaliar os nossos caminhos e também, definir os rumos para o terceiro tempo desse jogo. Observamos a importância da população belojardinense se apropriar dessas informações no sentido de refletir sobre essas ações e assim, começar a decidir sobre os caminhos de suas próprias vidas.


Para isso, fizemos uso do grande MEGAFONE dos dias atuais - a blogosfera e redes sociais. Do debate caloroso,(veja aqui: http://www.facebook.com/adilzac) surge a necessidade da Vereadora Claudiane Alves de enriquecer seu leque de informações sobre o caso, como também a sua posição de engajamento nessa luta.




"Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar [...]

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Pra construir a vida nova [...]

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças [...]

recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
(O Sal da Terra - Beto Guedes)


Não podemos perder esse jogo,
tampouco aceitar o resultado de empate que ora nos é oferecido.
É um jogo onde a EDUCAÇÃO tem que sair vitoriosa.

Um comentário:

samir disse...

muito bem,desde ja abraço e apoio a causa e muito bom saber que tem pessoas assim como vcs q vestem a camisa e lutam pelo direito de todos.desde ja contem comigo p o q der e vier.