Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 7 de março de 2013

É hora de acionar o sensibilímetro!



O dia 08 de Março, considerado o Dia Internacional da Mulher, existe em homenagem a luta de mulheres por direitos trabalhistas, muitas morreram por isso. A data portanto deve ser lembrada/comemorada no sentido de reafirmar ideais da luta pela igualdade.


E, se a data foi criada em homenagem àquelas mulheres e suas lutas, hoje a data deve nos remeter em "quanta luta foi necessária para chegarmos onde estamos e ainda na luta que temos pela frente no que nos falta fazer."

Muito me orgulha a nossa história pois "aceitar o sonho de um mundo melhor e a ele aderir, é aceitar entrar no processo de criá-lo" (Paulo Freire). 



Agora, sinceramente, o que não dar pra suportar é ainda precisar ver os recursos públicos (Prefeituras e Câmaras de Vereadores) serem utilizados de forma irresponsável na compra de flores, chocolates, cartões... lembrancinhas para serem distribuídos às mulheres no dia 08 de Março. O dinheiro público tem que ser utilizado de forma responsável, na verdadeira discussão sobre as mulheres, sem clichês, machismo ou sexismo. 

Definitivamente não precisamos ser homenageadas com flores e chocolates, precisamos ser homenageadas e presenteadas com uma Secretaria Especial da Mulher que possa de fato formular, desenvolver, articular, apoiar e monitorar políticas públicas que visem a promoção, proteção e defesa dos nossos direitos e a melhoria da nossa qualidade de vida. (A de Belo Jardim parece está fadada em "ajeitar" apoios políticos)


Precisamos receber do Poder Legislativo (vereadores) não flores e chocolates, mas Leis que possam nos garantir a cidadania plena através da igualdade e efetivação de direitos. E que cada Vereador, cada Vereadora possa de fato ser um agente fiscalizador das políticas públicas implementadas na cidade, ainda fiscalizar se as escolas da Rede Municipal estão desenvolvendo/aplicando atividades que possam transformar esse espaço num ambiente de reconhecimento/discussão de uma sociedade plural.


Senhor@s gestor@s públicos, nós estamos fazendo a nossa parte, se liguem, guardem as flores e os chocolates e façam a sua parte como deve ser feita!



"Lutar pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo."
(Olga Benário)

5 comentários:

Idinaldo Júnior disse...

Concordo,e com o olhar de um filho de santo,ou seja,candomblecista,toda a vida veio da mulher,do mar,de Yemanjá,que hoje está em concordância com a ciência.Portanto,elas sendo detentora desse poder merece ser observada com a devida atenção e respeito,mãe,cuidadora,cuidadosa,guerreira como minha mãe Yansã,amorosa como Oxum,estudam,trabalham,cuidam,tem sempre uma preocupação a mais,as vejo dignas de um posto maior em nossa sociedade!!

Idinaldo Júnior (cabeleireiro) disse...

E baseado nisso,poiíticamente falando,em nosso município padecemos da ineficiência dos órgãos governamentais,seja por incompetência,por má vontade política,por conservadorismo ou por incompetência mesmo,pois políticas públicas sérias são feitas com participação popular,não a seguir blocos de campanha,mas a sermos convacad@s a falar,ouvir,debater o que acontece por aqui e buscamos junt@s melhorias de fato,com atitudes sérias,de valorização,proteção dessa parcela da sociedade que carece e merece lhe ser dado o devido valor!!

Idinaldo Júnior (cabeleireiro) disse...

E ainda penso:"como o ser que detém o dom da vida pode ser agredida e até assassinada pelo ser que disse amá~la,respeitá-la,com quem tem os filhos muitas vezes?" Para refletir...

Severina Beatriz disse...

Parabéns pelo texto e formato do Blog!

Conceição Silva disse...

Muito engraçado as comemorações da Câmara de Vereadores. Mensagens, flores etc e nenhum projeto que possa a vir melhorar a vida das mulheres na cidade. Por ex: O conceito de creche aqui precisa mudar, se é pra ajudar principalmente as mulheres têm que estar aberta no mínimo as 7 da manhã e encerrar as 18horas. Aqui funciona de 08 as 16. É pra rir mesmo!