Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Choro na Escola!



Belo Jardim é de fato, terra de grandes musicistas. Quem os assiste fica encantado com tanta sonoridade, harmonia, desenvoltura, capacidade ... Chego a conclusão de que, muitos estarão, em pouco tempo, fazendo sucesso por esse mundão sem porteiras!

Para se ter idéia do que falo, no último dia 03/12, a Escola Antenor Vieira foi palco para o espetáculo musical do Grupo de Choro "Naquele Tempo" coordenado pelo Maestro Mozart Vieira, tal apresentação partiu da idéia de um estudante que, ao assistir em outro ambiente, a apresentação dos músicos, percebeu que a comunidade escolar da qual faz parte precisava também conhecer essas maravilhas, "meus colegas perderam um grande momento de boa música e de conhecer também um pouco da história do Choro como principal Gênero da Música Popular Brasileira"

arquivo pessoal de Leonardo Araújo

Sensibilizados com o apelo do estudante do Projeto Travessia, Joervison, o Grupo "não se fez de rogado", mandou que ele organizasse a data, hora... e, pela primeira vez, na "Terra dos Músicos" se apresentaram: Leonardo Araújo, flautista; Ronaldo Batata, bandolista; Renan Melo e Mozart Vieira violonistas, em uma escola da rede municipal e por conta da iniciativa de um estudante.

O grupo de Choro Naquele Tempo, é formado pelos musicistas: Mozart Vieira, Leonardo Araújo, David Birigui, Pierre Ramon, Daniel Podsk, Willian Vanderlei, Denis Rodolfo, Daniel Victor, Elias Oliveira, Ronaldo Batata e Marcilio Duarte.


@s estudantes e @s profissionais da educação da Escola Antenor Viera, ficaram maravilhados com a apresentação!



 Fonte: Leonardo Araújo



Ressaltamos aqui, que a inclusão da música no currículo é uma exigência da Lei nº 11.769/2008, e que determina o ensino de música como conteúdo obrigatório na educação básica. 

E a contar com o histórico da nossa cidade, com absoluta certeza, se a coisa for feita com seriedade, Belo Jardim poderá servir de modelo nessa questão.


Uma dica a quem está com esse desafio (ensino de música) nas escolas:

O livro A Música Na escola, org. por Sergio Molina (Músico) e Adriana Terahata (pedagoga), é material indispensável para essa temática nas escolas. Dirigido especialmente para professor@s de Música, o conteúdo justifica a importância da Música na escola e na vida de cada um, nos leva pelos caminhos da música no Brasil e no mundo, e ainda nos aponta atividades práticas de Ensino Musical desde a pré-escola até o Ensino Médio. 


acesse o link e baixe o livro, com certeza você ira gostar!











Nenhum comentário: