O problema da violência nas escolas e maneiras de combatê-la. Este foi um dos temas discutidos no programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, na manhã desta quarta-feira (14/05), com a deputada estadual Teresa Leitão. Também participaram o conselheiro municipal de Defesa da Pessoa Idosa, Dr. Jorge Adolfo, falando sobre a violência contra idosos e o médico João Veiga falando sobre a violência nas emergências médicas.
Teresa apresentou um quadro preocupante da violência nas escolas, não só a física, como a violência psicológica. “Eu defendo que o professor tenha uma autoridade pedagógica na sala de aula, os estudantes devem ter a consciência de que precisam dele para se desenvolver”, disse, completando. “Essa é uma relação duradoura, é um ano inteiro de convívio, se não houver respeito e essa autoridade do professor, a relação entra nos vícios do cotidiano”, lembra Teresa que é professora aposentada. Contudo, a deputada lembra que não se deve regredir aos tempos do “caroço de feijão e da palmatória” tampouco a liberdade exacerbada.
Ela denunciou que muitos professores estão sofrendo de um sentimento de impotência pior que o estresse. “É um sentimento de desistir da profissão de professor, continuando na função de professor”, lamentou. Para combater tal situação, Teresa também colocou a família como personagem principal na formação da criança e do adolescente que vai para a escola.
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário