Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 16 de junho de 2009

SINTEPE





Teresa Leitão critica utilização de cronômetro nas salas de aula

Hoje pela manhã (16/06), em protesto do Fórum dos Servidores Estaduais em frente à Assembleia Legislativa, a deputada estadual Teresa Leitão (PT) criticou a nova medida da Secretaria de Educação do Estado em contratar 300 educadores de apoio e técnicos pedagógicos para fazer uma pesquisa sobre o aproveitamento da aula nas escolas estaduais. Para Teresa, é necessário pesquisar o ensino e analisar suas debilidades, mas a deputada criticou a utilização de um cronômetro dentro da sala de aula, “um elemento meramente quantitativo”, disse ela.

“Usar um cronômetro em mãos para medir o tempo pedagógico e o aproveitamento da sala de aula é inadequado pedagogicamente. Isso é um constrangimento para o professor porque o professor é uma autoridade dentro da sala, alguém que deve ser uma referência para o estudante e é uma atitude controversa porque não constrói uma solução para as falhas da escola de forma integral. Não é um cronômetro que vai dizer onde a escola precisa melhorar”, disse Teresa Leitão.

Além disso, a deputada lembrou que existem pesquisas da UFPE sobre a utilização do tempo escolar, que já constatou experiências exitosas e posturas negativas na sala de aula. Teresa sugeriu que de posse desses dados diagnosticados, a Secretaria de Educação faça as necessárias alterações, lembrando que a intenção é boa, pois trata-se de melhorar a qualidade do ensino, mas o método e o instrumento propostos (a utilização do cronômetro) não contribuem para o envolvimento coletivo da escola na pesquisa.

Logo após o ato, os servidores reuniram-se na Assembleia Legislativa para pedir a intermediação dos deputados nas negociações com o governo estadual. Comprometeram-se com a comissão dos servidores a deputada Teresa Leitão (PT) e os deputados Augusto Coutinho (líder da oposição/DEM), Sérgio Leite e André Campos (ambos do PT).



Na minha opinião, o uso do cronometro é Assédio Moral!



Nenhum comentário: