Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vereadores ou PREFEITINHOS?


As ações do Legislativo nem sempre se tornam visiveis, pois o papel do Vereador e da Vereadora, que é de legislar e fiscalizar o executivo, principalmente, não tem a mesma visibilidade das obras públicas desenvolvidas pela administração pública municipal. E e por isso que o Vereador/a dá respostas a questões que são de responsabilidade do Poder Executivo. E a sociedade, fica a ver navios!

Quando o/a vereador/a te dar um remédio, ele deixa de fazer leis que melhorem a saúde de toda cidade, ou de fiscalizar o que é feito com o dinheiro!

Numa democracia participativa, os/as vereadores/as deveriam representar a vontade d@s eleitor@s.

Quantas vezes @ vereador@ que você votou lhe chamou para opinar em qualquer assunto?

Em geral, a maioria dess@s vereador@s acabam representando os interesses corporativos. E não são raros @s que, cooptados pelo Executivo Municipal, contrariam, no exercício do mandato, tudo aquilo que foi prometido na campanha eleitoral.

Por falta de informação a população até acha ser esse o papel d@s vereador@s.

No entanto, há algo de novo, não no reino da Dinamarca, mas na democracia brasileira (21 anos - regulamentados a partir da Constituição de 1988):

O CONTROLE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL PELA SOCIEDADE CIVIL!


Ou seja: OS CONSELHOS


E é sobre esse assunto que vamos falar por algumas semanas. Entre um fato e outro esse blogue dará informações sobre o que é; como funciona; para que serve etc.

Nenhum comentário: