Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Talento Reconhecido!


Experiências e experimentações artísticas que compõe a obra de arte em uma vida*

Minhas primeiras experiências e experimentações artísticas foram na infância. Lembro-me de ter "o meu jeito de desenhar", sem me importar com os decalques comuns e incentivados por professores e colegas na época. Era o "meu jeito de me expressar", potencializado pela presença constante de uma figura definitiva em minha formação, Maria José de Almeida Rufino, minha mãe e amiga. Inquietações artísticas fazem parte do que é hoje a artista, e é esse movimento de inquietações que movimentam o processo de constituição da técnica com adesivos em painéis figurativos.

Influências como a expressividade da Xilogravura e do compromisso social na obra de Cândido Portinari, ou Matisse em sua técnica "desenhando com tesouras", vão constituindo parte de um olhar pessoal lançado sobre realidades de forma subjetiva.
No decorrer de minha trajetória fui conhecendo e encontrando apoios fundamentais para minha formação, que me fazem refletir sobre o processo de construção da obra como um todo, no sentido que cada pessoa que passa por minha vida e deixa uma contribuição humana, é considerada por mim parte do todo que me compõem enquanto artista e pessoa, uma artista com mil olhares.

Portanto nesse espaço quero agradecer todos os incentivos que foram e são de grande importância, acredito que somos um em muitos olhares é que no contato com o outro vamos humanizando-nos, portanto existem muitos que fazem parte desse trabalho. Nas figuras da educadora Márcia Alaíde e seu esposo Edmilson Regis, agradeço a confiança depositada, que só fez a diferença nas primeiras experimentações com adesivo. Ao professor Aécio D’ Silva fundador da AQUA-University International e Ad. Professor da Universidade do Arizona-USA, que através de sua visão sistêmica, pode enxergar minha individualidade artística dentre a pluralidade do contexto, meu eterno agradecimento. Ao colunista do MyBeloJardim (http://mybelojardim.com) Salomão Soares, diretor da Rise Internacional em Angola, que através de seus artigos, foram meus olhos naquele país.

Ao SESC, FECOMERCIO e a todos que tanto têm apoiado a divulgação do meu trabalho. No decorrer de minha trajetória fui conhecendo e encontrando apoios fundamentais para minha formação, que me fazem refletir sobre o processo de construção da obra como um todo, no sentido de que cada pessoa que passa por minha vida deixa uma contribuição humana, e é considerada parte do todo que me compõe enquanto artista e pessoa, uma artista com mil olhares.

O convite do professor Aécio D’ Silva para expor nos Estados Unidos surgiu após ele conhecer alguns dos meus trabalhos artísticos e assim foi nascendo a ideia da temática que configura o trabalho sobre a reconstrução de Angola hoje. O Professor apoia e ajuda ativamente a RISE Internacional, organização humanitária que trabalha na reconstrução desta nação africana após 27 anos de guerra civil. A brutal guerra destruiu toda a infra-estrutura econômica, educacional, hospitalar e de serviços básicos no país. Angola conta hoje com esse apoio da RISE Internacional na construção de suas escolas rurais.

Atualmente, graças a esta organização, mais de 50.000 crianças estão tendo acesso a escolas decentes. O desafio ainda é imenso, pois milhões de crianças, adolescentes e adultos padecem sem o mesmo acesso. A minha contribuição será reverter parte da renda das exposições que vão acontecer neste ou no próximo ano nos Estados Unidos para essa causa social.

Mas todos podem fazer a sua parte. Visite e faça sua contribuição no Site da Rise International: www.riseinternational.org
Para mais informações sobre meu trabalho, visite: mybelojardim.com



*Relato da artista plástica Oswaldyene Almeida Rufino, prof° do Projeto Habilidades de Estudos do SESC LER de Belo Jardim - PE

http://www.sesc.com.br/jornalsescbrasil/nov09/talento_da_casa/talento01.html

Um comentário:

Oswaldyene disse...

Obrigada, pelo espaço e carinho de sempre.