Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Impotência ou Acomodação?


Muitas pessoas se acham impotentes para mudar alguma coisa neste país! Como um/a cidadão/ã que trabalha o dia inteiro e chega à casa cansado/a, poderia participar da vida política do país?


Quando a gente não quer, qualquer desculpa serve – é comum a gente escutar das pessoas na rua, dos alunos etc. – “como EU vou mudar isso sozinho? O povo não quer mudar?” –


Em parte eu até concordo com isso, sozinho, dificilmente faremos a diferença. Mas mesmo assim, EU posso ser peça fundamental para que as coisas boas possam acontecer.


Como?

Agindo com independência; seguindo princípios éticos e com responsabilidade. E quando muito estiverem fazendo isso individualmente, haverá uma pressão natural sobre aqueles que detêm o poder, aí as coisas começarão a mudar de fato.


Antes de mudar o mundo, se faz necessário rever conceitos e valores individuais.


Como posso combater a corrupção, se fico com o troco a mais, dado por engano pela mocinha do caixa do supermercado?


Ou quando dou um jeitinho de não enfrentar a fila do banco?










Ou ainda, quando por falta de tempo ou mesmo por preguiça dou ouvidos as notícias do primeiro jornal que leio?

Nenhum comentário: