Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 7 de março de 2010

Belo Jardim e o Dia Internacional da Mulher!


Apesar de todos os avanços/conquistas ao longo dos anos, em nossa cidade muitas mulheres ainda são espancadas e suportam esse sofrimento principalmente, pela falta de políticas publicas de emprego e geração de renda. Além disso, estas mesmas mulheres sofrem com a inexistência de uma Delegacia da Mulher.

Em nossa cidade, a mulher está presente nos Três Poderes: no Judiciário (juíza) e no Ministério Público; no Legislativo (duas Vereadoras); e no Executivo (a frente de 06 secretarias das 11 existentes),e isso é muito bom. No entanto ainda, sofremos com a falta de um Conselho Municipal de Mulher; com a inexistência de cursos de formação profissional (Não basta apenas cursos de culinária e bijouterias - precisamos de cursos que nos possibilitem de fato a disputa no mercado de trabalho); sofremos com a inexistência de creches em tempo integral...

Esperamos sinceramente (até acreditamos) que isso comece a mudar, já que foi criada recentemente a Secretaria da Mulher, tendo à frente a Prof. Luciene Gomes, uma chefe de família, que já na década de 90 integrou os movimentos sociais de mulheres na cidade, que a sensibilidade não tenha morrido, e que esta abra as portas dessa Secretaria para receber as mulhereres belojardinenses e suas reivindicações com o objetivo de desenvolver de fato políticas pública de gênero as quais melhorarão a qualidade de vida de toda a sociedade.

Esperamos ainda, que neste ano de eleição, o povo, especialmente nós mulheres saibamos escolher representantes que lutem por nossa causa, e assim possamos construir um mundo melhor para homens e mulheres!

E por fim, nossa homenagem as mulheres guerreiras da nossa cidade: D. Cotinha (in memorian) 1ª vereadora; Vanda Farias frente ao grupo de idosos da COHAB I; Nena Marinho - á frente da Pastoral da Criança; Mêrces Costa, protagonista da história do Movimento Sindical, 1ª e única candidata a disputar a Prefeitura; Militante dos Movimentos Sociais - mulheres, meio ambiente, fundadora do CONSU-Bitury...; Elisângela Coêlho à frente da Coordenação Regional do SINTEPE; Irene Sampaio, 1ª locutora de Rádio, militante das causas da mulher, poeta; D. Lúcia, chefe de família, catadora de lixo; Rosilda e Nazaré, garis e militantes do Mov.Sindical; Lourdes Coelho, fundadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais; D. Neuza Senhorinho e D. Zefinha Paes de Lira, comerciantes; Bernardina Araújo, educadora e pesquisadora das questões de gênero; Aliete, à frente do Lar Espírita Bezerra de Menezes; Maria Rita, 1ª controlista e programadora de Rádio com mais de 30 anos dedicados á Rádio Bitury; D. Maurinete Suzana, parteira em Serra do Vento e militante do Mov.Social Cais do Parto; Rivanete Simplicio, Adalva Galvão, Cal Brayner, Nevinha Ferreira, Cristiane Oliveira... fundadoras/membros do Grupo Mulher Ação (década de 90) - e a minha mãe D. Carmelita, a minha filha Camila Gomes, e a minha sobrinha Amara Ramos...


Os parabéns dessa blogueira

7 comentários:

john disse...

Parabens a todas as mulheres belo jardinenses, que na luta do dia-a-dia,sob holofotes ou anonimamente, constroem a sua dignidade!!Parabens tb a vc Adilza, pela sua garra, sua luta, como também por estar a frente de um blog tão bem estruturado, informativo, instigante e gostoso de ler!!!

Elaine disse...

Faltou meu nome nas homenagens kskskskskskks....
A nós todos guerreiras mães e batalhadoras donas de casas e esposas que é uma das coisas mais dificeis de ser poor causa das diferenças emfim parabéns a nós temos que ter uma homenagem a nossa altura ñ acha Adilza?
ksksksks...
Beijoooios

Elaine disse...

Parabéns pra nós todas principalmente a nós Belojardineses.
Nós merecemos afinal ser mulher já sermos guerreiras ser mãr esposa dona de casa trabalhadora emfim,somos
mais que merecedoras deste dia.
merecemos uma homenagem a nossa altura em Adilza,
kskskskksk
Beijooos a vc Mulher batalhadora inteligente e guerreira vc é um orgulho pra mim e muitoos!
Elaine Siqueira

camila evelin disse...

Vale a pena ler teu blog!
Vê ai se atualiza todos os dias!

carmelita Silva disse...

Muito bom!
Todas a postagens estão excelentes!
Parabéns.

Nilton Senhorinho disse...

Parabéns!!!

Precisamos de mais postagens para que possamos usufruir de uma sempre boa leitura.

Parabéns às mulheres que sempre tiveram e terão papel principal na história da humanidade.

Amara disse...

Eita Tia Adilza !! obrigada!!
Bjuuuu