Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Portador@s de Necessidades Especiais e os descasos da cidade!

Em belo Jardim é assim!
Isso aqui, é a nova calçada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição!
Cadeirande ou outra pessoa portadora de Necessidades Especiais entrar pela porta da frente? Jamais!




Essa construção é novinha! Se a Lei de Acessibilidade já tem 10 anos, esse "palco" construído na via pública - leia-se calçada - tem pouco mais de 2 anos, e ja foi notícia aqui nesse blog!




Vejam o que sobrou da calçada! É essa parte ai, pintadinha de cal!




A Prefeitura deve ter recebido por umAlvará de Construção! Ou não, será que Igreja é isenta dessas taxas? Que seja, mas o papel da secretaria compentente em fiscalizar, ah! esse é "sagrado".

A prefeitura não fiscalizou!

A Câmara de Vereadores não reclamou!

E a Diocese construiu.



E as pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, se quiserem frequentar a Igreja, que entrem pela porta dos fundos! Por lá deve ter uma rampa.


E olhe que em nossa cidade existe já o CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA!


Você car@ leitor@, imagina um@ cadeirante, uma pessoa com moletas, um@ idos@ ... subindo ai na CALÇADA DA FAMA?

21/09 - Dia Nacional de Luta pelo Direitos dos Portadores de Necessidades Especiais

2 comentários:

Taninha disse...

Verdade Adilsa cadê as leis? Quem conhece não coloca em prática.Nesta cidade também sofro com este problema não deste tipo ,mas falta na saúde muita coisa .Eu tenho um filho especial como Belo Jardim em peso sabe .Há muito tempo sofro ,falta um buco maxilo,neurologista,tem particular sim...Hoje ele está quase sem andar com um problema na coluna por conta das crises epiléptica,pensa que não sofro ganhando um salário mínimo como comerciária ,porque a prefeitura não colocou minha contribuição,retiraram onde ficou?
Os especiais de todos os níveis sofrem.

PORTAL DOS CONSELHOS disse...

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
a passeata do dia 21, é justamente pela "luta" não podemos perder o foco do nosso intiuto, em concientizar e humanizar as pessoas, o papel do conselho é cobrador e de articular politicas públicas dos direitos da pessoa com deficiencia, nosso trabalho é recebr denuncias, averiguar os fatos, proceder com os procedimentos legais e encaminhar ao Ministério Público para que seja tomada as devidas providencias.
Josivaldo Paz - Presidente do COMUDEBEJA