Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sábado, 31 de dezembro de 2011

Para tod@s vocês...

O eterno Drummond, em sua Receita de Ano Novo:



Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo,
remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo

até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,


você não precisa beber champanha
ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança

a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

(Carlos Drummond de Andrade)


É o que desejamos à tod@s:

Adilza Cristina,
Camila, Thiago e Bruno.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Acorda Pra Dançar! Fotos.










Foi Show !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por iniciativa de grandes artistas da nossa cidade, o dia 25/12 teve sabor de festa com recheio de muita cultura popular.




O Projeto: Acorda pra Dançar começou o show com o batuque das alfaias do Grupo Cultural Boi da Gente que fez um passeio pelo samba de coco, samba de roda, ciranda e maracatu sob o comando do artista plástico Adones Valença, que, na ocasião incorporou um brincante prá lá de animado.









O Grupo ainda, contou com uma palhinha da cantora Maria Clara - integrante do Grupo Cultural "O Baile dos Seres Imaginários", e poemas recitados pelo poeta popular Sebastião.





Helton Romão, idealizador do projeto, continuou o show com a sua banda "Feira de Mangaio", seguido pela apresentação do Grupo Virgulados, e outros tantos.


A juventude lotou a Praça Desembargador João Paes, e pela primeira vez aquele coreto teve de fato serventia.





De lá o cortejo seguiu por várias ruas da cidade!








Pelo que eu pude entender, esse foi o primeiro de muitos shows que virão por ai!

Adones Valença,
Birygui,
Helton Romão,
Júnior...
Parabéns, vocês fizeram acontecer!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Acorda Pra Dançar!




Com a inquietude que caracteriza a juventude, vári@s jovens da nossa cidade aproveitarão os festejos natalinos para realizar uma grande confraternização cultural onde expressarão as várias formas de fazer arte.

Cantando, atuando, dançando, recitando poesias... é com esse formato artístico que o Projeto "Acorda pra Dançar" se apresentará neste domingo, dia 25/12 a partir das 16h00 e, até as 22h00 na Praça Desembargador João Paes, e, pela primeira vez aquele coreto irá ter serventia.

É a expressão cultural nordestina marcando presença na Terra dos Músico!


As bandas: Virgulados e Feira de Mangaio juntamente com o Grupo Cultural Boi da Gente vai encher a praça com música de qualidade, muita poesia, muita batucada...

Não perca!

Dia 25/12/2011
16h00
Praça Desembargador João Paes!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confraternização do Sindicato dos trabalhadores Rurais - Fotos





Então é Natal...



No último domingo (18/12) no Solar dos Flamboyant, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim, reuniu agricultor@s do no município para mais uma festa de confraternização, que foi regada a feijoada, boa música (ao vivo) e sorteio de brindes.

Cerca de 1.500 agricultor@s participaram da festa, que foi prestigiada por lideranças da FETAPE, CONTAG e do Partido dos Trabalhadores e, ainda, lideranças políticas da região.

Na ocasião, o presidente, ARAÚJO DO SINDICATO, fez um resumo das atividades no ano de 2010 e uma retrospectiva dos avanços e conquistas do Movimento Sindical a partir de 2003 com a vitória do Presidente Lula.

Adelson Freitas, Diretor da FETAPE, ressaltou a importância do Movimento Sindical marcar presença no Movimento Político Partidário, como exemplo, citou a cidade do Brejo da Madre de Deus, onde é também vice-prefeito, "Lá a produção agrícola tem caminho certo, é vendida a Prefeitura Municipal para a Merenda Escolar, com isso, houve um salto de qualidade na vida d@s agricultor@s. Hoje, a nossa cidade é referência internacional."

Lembrou ainda, que isso só foi possível porque a base sindical abraçou a luta política e elegeu o Vereador Laelson/PT e ainda o Vice-prefeito da cidade. "É preciso que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim siga esse exemplo e eleja Araújo do Sindicato em 2012, só assim o homem e a mulher do campo de fato será representad@."


"O fortalecimento da Agricultura familiar está na união e participação de tod@s".

Nosso Natal Tem Brasil - DVD 4 Cantos - Bate o Sino





A mais linda mensagem de Natal que eu vi!

sábado, 10 de dezembro de 2011

A luta continua: Pelo Fim da Violência contra as Mulheres




Hoje se encerra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Exatamente no dia em que se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948.

Segundo a enciclopédia livre, "Os direitos humanos e liberdade são os direitos básicos de todos seres humanos". Pois, a violência contra as mulheres é uma violação aos direitos humanos das mulheres.

A violência contra a mulher é muitas vezes chamada de doméstica, porque ela é praticada em sua maioria dentro de casa e por pessoas unidas por parentesco. É um tipo de violência em geral perpetrada pelo marido, companheiro, namorado ou amante. Também é muito comum que a agressão parta de ex - namorado, amante, cônjuge.


A violência contra a mulher atinge e afeta as mulheres independente da religião, classe social, raça e etnia, orientação sexual, idade e local de moradia.
É um tipo de violência que expressa as desigualdades entre mulheres e homens, que reflete a subordinação das mulheres na sociedade, que está ligado às relações de gênero, à forma como mulheres e homens estão na sociedade. Tem muito a ver com o machismo.
Ao contrário do que muita gente pensa, o álcool não é determinante da violência contra as mulheres. Pode até ser um agravante, naqueles casos em que os homens no cotidiano tem comportamento violento.
Para erradicar a violência de gênero é preciso um complexo conjunto de fatores, incluindo políticas públicas, uma educação não-sexista, um sistema integral de proteção e promoção dos direitos humanos das mulheres, mudança de comportamento, de cultura e de mentalidade.
Por isso, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres termina hoje, mas a luta continua.
www.planalto.gov.br/spmulheres




Veja também:

Postado originalmente no blog:
http://matizesfeministas.blogspot.com

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A FABEJA, em: "Alegria de pobre dura pouco"



Há alguns meses atrás, a Faculdade de Belo Jardim foi contemplada pelo Proupe (Programa Universidade para Todos) do Governo do Estado, o programa destina bolsa de estudos para alunos das autarquias municipais. A AEB foi contemplada com 800 bolsas, a segunda colocada dentre as treze autarquias do Estado. Motivo de festa para @s estudantes, a notícia foi veiculada/festejada nos meios de comunicação da cidade e região.


Essa seria,inclusive, uma maneira da FABEJA sair da crise, professor@s, alun@s e funcionári@s contavam com isso.

Mas, como diz o dito popular “alegria de pobre dura pouco”, veio o balde de água fria: como exigência para assinatura do acordo, era preciso que a Autarquia estivesse adimplente junto aos órgãos governamentais. No entanto,a realidade é cruel. Deve muito, não nega e nem paga! Só com o INSS e com o FGTS, a dívida ultrapassa a casa dos 6 (seis) milhões de reais, a isso, ainda soma-se um montante devedor ao Fundo de Previdência de Belo Jardim - O Belo Jardim/PREV.




Deve haver por lá, um grande ralo por onde o dinheiro que entra escoa, pois não precisa ter grandes conhecimentos contábeis para entender a equação: Receita (+ de 1.800 alunos) X despesas, para saber que a FABEJA tem sim condição de se manter financeiramente.

Vale aqui lembrar, que das 13 autarquias municipais contemplada com esse programa, apenas Belo Jardim fica de fora. A inadimplência é grande!

O prefeito da cidade, procurado pelos professores, em reunião afirmou que não pode ajudar a FABEJA a sair do buraco, e nós até sabemos os motivos, ela também está atolada em dívidas.

Para onde vai o dinheiro da arrecadação da cidade, a receita da Faculdade...ninguém sabe, a gente só sabe que entra, e não é pouco não, isso você pode ter certeza.

Agora, cá pra nós, débitos dessa magnitude não se acumulam do dia pra noite, isso é fato!

A verdade é que essas dívidas foram geradas historicamente pelos vários presidentes da AEB ao longo dos anos e aprofundadas na dinastia dos Mendonça/DEM. Ou seja, se o caso for parar nas mãos do Poder Judiciário, muitos presidentes e prefeitos terão que dar explicações.

Do jeito que a coisa tá andando, a FABEJA, uma Instituição que existe há 35 anos, que já formou milhares de profissionais ao longo da sua história, poderá fechar suas portas, trazendo sérias conseqüências para a cidade, além das centenas de professor@s e funcionári@s desempregad@s, mais de 1.800 alun@s da cidade e da região ficarão a ver navios.


Uma coisa é certa, sem que haja a quitação dos débitos, não há caminho/estratégia que possa fazer com que a Faculdade seja beneficiada com esse programa ou qualquer outro que possa vir no futuro.

O correto seria que professor@s e alun@s da entidade levassem essa situação para ser resolvida na Justiça, se isso não acontecer, muito em breve será jogada a última pá de cal! O que resta por lá não dá nem pro caldo!






quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quando pensamos em violência contra a mulher, a primeira ideia que passa pela nossa cabeça é, certamente, a da violência doméstica. São tantas as mulheres que têm a sua integridade física violada diariamente que acabamos “condicionando-nos” a conceber este tipo de violência como “padrão”. Entretanto, a violência contra as mulheres é exercida de maneira bastante plural, muitas vezes, camuflada em forma de propaganda, piada ou cena de novela/programa de TV.

Neste âmbito, a televisão é uma das principais difusoras e perpetuadoras de tal condição. Por mais que a internet esteja cada vez mais acessível para grande parte da população de nosso país, a televisão ainda é o meio de comunicação mais popular e mais utilizado pel@s brasileir@s. São milhões de pessoas que assistem, todos os dias, atrações que ao invés de educar ou de promover a tolerância e a cidadania, reforçam estereótipos e preconceitos. Estes, quase sempre, envolvendo a mulher.

Ao longo deste ano, pudemos observar vários exemplos desta violência “velada”. Logo no início de 2011, quando tomou posse a primeira mulher presidente (presidentA, por que não?) do Brasil, vocês lembram qual foi o “destaque” deste marco histórico? A beleza de Marcela Temer, esposa do Vice-Presidente Michel Temer, e as já esperadas comparações entre ela e Dilma. E tais comparações fundamentadas exclusivamente pela aparência das envolvidas, como se isto tivesse qualquer relevância ao que se refere à política. Um pouco mais adiante, uma série de piadas de mau gosto proferidas pelo humorista Rafinha Bastos evidenciaram um profundo desrespeito pelas mulheres, pois engendravam assuntos como estupro, amamentação e gravidez em um tom bastante jocoso.

Recentemente, houve também o caso da propaganda da marca de lingeries Hope, onde a top model Gisele Bündchen aparecia trajando roupas íntimas da marca para “explicar do jeito certo” para o marido situações como a de bater o carro, reforçando o estereótipo da mulher “decorativa” e dependente.

Personagens “Valéria e Janete” do programa humorístico "Zorra Total". O quadro Metrô Zorra Brasil incita ao abuso sexual em vagões do metrô. Fonte: QUEM Online; Foto: Divulgação/TV Globo

E como se não bastasse tudo isso, novelas exibidas em horário nobre mostram cenas com uma conotação extremamente machista. Para ilustrar tal afirmação, no capítulo de ontem da novela Fina Estampa foi ao ar uma cena em que uma médica, perseguida e assediada por um rapaz jovem e bonito, acaba cedendo às investidas dele e age passivamente. O personagem masculino ainda afirma que “sabe do que ela precisa”, o que remete ao pensamento de que toda mulher só está completa se tiver um homem ao seu lado.

Estas são apenas algumas das situações que demonstram como a mulher é desrespeitada pela mídia. Mídia que deveria fazer de tudo para que os direitos delas (e de todos) sejam garantidos. E, enquanto formadora de opinião, deve ser responsabilizada por aquilo que exibe e dissemina. Afinal, como podemos lutar pela equidade entre gêneros se os próprios meios de comunicação não colaboram para quebrar paradigmas?

A violência contra a mulher deve ser combatida em todas as suas formas. Uma simples piada pode fomentar uma atitude que envolva a violência física. Uma simples cena de novela pode justificar e naturalizar um comportamento agressivo. As tentativas de diminuir a importância de uma mudança significativa em nossa política podem ser os primeiros passos para validar uma relação de poder norteada pela injustiça.

Por isso, defender a regulamentação daquilo que lemos ou assistimos é uma forma de prevenção à violência contra a mulher. E, por favor, não chamem isso de censura. A mídia não é “terra de ninguém”, onde todo mundo fala o que quer e confunde liberdade de expressão como um passe livre para agredir e humilhar.


Cláudia Gavenas - Paulistana, 22 anos. Designer por vocação, professora por formação e sonhadora por necessidade. Feminista, elurófila e altruísta acima de tudo.

Originalmente postado no blog: blogueirasfeministas.com

em 28/11/2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Esse tal Climatério: É a lei natural da vida

Esse tal Climatério: É a lei natural da vida: Não tem jeito. De vez em quando novas matérias sobre o segredo da eterna juventude aparecem nas manchetes de várias revistas nacionais. Qu...

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

E aos servidores: muito circo!


Com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, pelo então presidente, Getúlio Vargas em 28/10/1937, ficou também a data, determinada para as mais diversas homenagens ao Servidor Público.

De lá pra cá, foram muitos os avanços para essa parcela da sociedade que se faz presente em todos os recantos do país. No entanto, no meio desses avanços, muitos projetos governamentais tiveram como meta principal sucatear o serviço público e, consequentemente seus servidores.

O Governo do PSDB fez isso muito bem, nos 08 anos da gestão de FHC nenhum concurso público, e o que é pior, durante todo esse tempo, apenas 1% foi o percentual de aumento salarial.

Esse modelo teve eco em vários Estados e Municípios brasileiros. E a situação d@ Servidor@ público, ainda hoje, sofre os reflexos daquela época.

Aqui em Belo Jardim, a situação foi bem pior, essa categoria é vista como massa de manobra para fins eleitoreiros. Nenhuma preocupação se vislumbra, no sentido de valorização da classe. Os gestores públicos passam por cima das leis, como se passa por cima de uma barata com a intenção de esmagá-la. Simples assim! Calote nos salários (como diz a galera) "é bóia".

Para se ter uma idéia, @s seviror@s da Prefeitura de Belo Jardim, esperam há cerca de 11 anos que a justiça obrigue a Prefeitura a pagar 3 meses de salários, que foram surrupiados dos mesmos em 2000. O famoso "três meisinhos" - como ficou conhecido na cidade, lembram?


O gestor que assumiu a prefeitura em 2001, ganhou a eleições com o mote da valorização do servidor público, se aproveitando, inclusive, dos desmandos da gestão anterior. Enrolou todo mundo: se negou em pagar os três meses de salários atrasados daquel@s funcionári@s como se a dívida fosse uma dívida pessoal do seu antecessor, e não, uma dívida da prefeitura. A isso, somou uma espécie de demissão light - botou pra fora da prefeitura, sem dó nem piedade, mais de 400 servidor@s públicos EFETIVOS com isso, abriu espaço nesse serviço para seus cabos eleitorais e apadrinhados políticos, contratou mais de 1000 pessoas, dessa forma, inchando a máquina pública. Como ess@s entraram pelas mãos do prefeito, ficaram também refém do mesmo. Qualquer aperto (financeiro) @s contratad@s pagavam o pato. Salários diminuídos, períodos de trabalhos voluntários...

Oito anos se passaram e o prefeito da "disponibilidade" conseguiu eleger seu sucessor. Esse, conseguiu apagar do "caderno de contas" da Prefeitura, o débito dos 3 meses, isso pouco se ouve falar. @s professor@s aqui, ficam sem o direito sagrado de receber o Piso Nacional do Magistério. Um calendário de pagamento, isso nem pensar, paga-se os salários quando é viável para a administração. Concurso Público? Ah! isso é bicho de sete cabeças! Pra que? Se a economia que se faz mantendo mais de 1.300 contratad@s não tem calculadora doméstica que faça, e sem contar, que ai estão, 1.300, mais as suas família... possíveis eleitor@s.

Os órgãos ligados à Prefeitura, a exemplo da Autarquia Municipal, vêm, ao longo dessa administração surrupiando os salários d@s servidor@s de lá. Atualmente a pisadinha é essa: junta-se três meses de salário e paga-se dois.

Mas, quando chega o dia 28/10, a festa é grande: almoços/jantares de confraternização; shows artísticos na rua...

Pura enrolação para fins eleitoreiros dentro de uma cultura do Pão & Circo.

É preciso mais! É preciso valorizar @ servidor@ viabilizando melhores condições de trabalho, de segurança e de salário!


A vida pode até ser considerada "um carnaval", pena é que as máscaras mais cedo ou mais tarde, sempre caem!



A tod@s @s sevidor@s públicos a minha solidariedade! E lembrem-se: uma categoria valorizada depende essencialmente da responsabilidade e do compromisso de cada um de vocês com um projeto político que de fato entenda a diferença entre o público é o privado.

À LUTA SEMPRE, COMPANHEIR@S!


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Na terra das Marocas... tem que ter fofoca!


Corre pelos quatro cantos da cidade, os boatos sobre uma possível aliança político/familiar aqui na terrinha: Galvão & Mendonça. Tudo é possível, mas...

1. Cintra abriria mão para que @ candidat@ a prefeit@ seja do DEM de Mendonça?

2. E o líder do DEM, se contentaria com a condição de vice numa chapa com o PTB?

"Rapadura é doce mas né mole não!"

Ao contrário do que muita gente pensa, a política não se faz daqui da cidade para o resto do país. Os projetos políticos do resto do Brasil é que precisam passar por aqui, por Belo Jardim - Simples feito um oi!

Portanto, aos ingênuos de plantão, aos desprovid@s de inteligência, e aos que usam de má fé, uma dica: Essa possibilidade de aliança não objetiva UNIR FORÇAS para derrubar um candidato. Significa sim, demarcar território para as eleições de 2014. Isso é fato. Se haverá a união ou não, isso vamos ter que aguardar.

Porque uma Belo Jardim no ritmo do progresso, oportunizando melhorias na qualidade de vida de seus/suas cidadãos/ãs, com certeza, não está na mesa de discussão! Não faz parte do debate que está sendo travado, por esses grupos!

Por enquanto, o tempo é de refletir:

O que será que será
Que andam suspirando pelas alcovas?

Que andam sussurrando
Em versos e trovas?
Que andam combinando
No breu das tocas?

[...]

O que será? Que será?
Que juram os profetas
Embriagados
Está na romaria dos mutilados
Está na fantasia dos infelizes ...

(O que será - Chico Buarque)


Passeio na blogosfera!




Prefeito:

1. Deixa de repassar verba à Fundação Belo Jardim e com isso fecha a Escola de Música que atendia mais de 50 crianças e adolescentes da cidade!

_ Faz medo é a Fundação, querer de volta todos os equipamentos do Hospital Júlio Alves de Lira, que estão lá por empréstimo. O mamógrafo é um exemplo;

2. Diz que não tem tempo de ir a Câmara de Vereadores para atender convocação dos edis!

_ Isso já se tornou rotina, tá na hora de "juntar os brinquedos e acabar com a brincadeira."

Vereadores:

1. Vislumbram a possibilidade de instaurar CPI para investigar o destino dos recursos da educação!

_ Eitaaaaaaa, será que agora sai? Já tem gente apostando que não. E também, já tem gente querendo saber quem manda nos tratores/sementes... que deveriam está servindo para tod@s @s agricultr@s da cidade. Dizem que existe por ai um ordenador de tarefas, e que elas só beneficiam os partidários do mesmo. Vamos torcer pela CPI, quem sabe a Caixa de Pandora não é aberta dessa vez!


2. Acreditam que a criação da Guarda Municipal modificará a situação de abandono em que vive a cidade, no quesito segurança, já que o "governador tem dado as costas a Belo Jardim".

_ Vixii! A mesma mão que balança é a mão que se não tiver cuidado mata! Agora vê ai se dá pra entender: O mesmo governador que dar as costas à cidade, é o mesmo que dar as cartas no jogo político da cidade, jogo esse, defendido por esses vereadores.

3. Estão defendendo um Centro de Hemodiálise para Belo Jardim, compadecid@s, inclusive, com a situação da ex-primeira dama.

_ Imaginem como funcionaria um Centro dessa magnitude num hospital como o nosso, onde os partos precisam ser feitos em outras cidades. Onde não tem anestesistas nos finais de semana. E onde médicos botam estagiários para atender pacientes. Vamos torcer para que o centro seja de fato implantado. E torcer mais ainda, para que não aconteça aqui, o que aconteceu no Centro de Hemodiálise de Caruaru, há alguns anos atrás, onde mais de 20 pessoas pagaram com a vida o descaso com a saúde.

4. Tem vereador afirmando em pronunciamento da Câmara, que: os Três Poderes em Belo Jardim estão desmoralizados!

_ Também, pudera: esse mesmo vereador, em pronunciamento também naquela Casa Legislativa, afirmou não ser papel do vereador fiscalizar/julgar. Assim fica difícil né?


Mendonça Filho:

1. Votou em Aldo Rebelo para o TCU e o seu cunhado, aliado e liderado Augusto Coutinho/DEM, votou em Ana Arraes. Ou seja, resolveu seguir as orientações do Governador Eduardo Campos.

_ O que foi isso? Traição? Autonomia? Esse rapaz tá ruim de liderança viu! Parece que o Governador está mais infiltrado na família Mendonça do que se pensa!





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hoje é dia de Allana!

Allana Maychat, filha de João e Soraia é finalista no processo de seleção da única Escola de Ensino Médio do Sesc no Brasil, e que está localizada no Rio de Janeiro.


Na prova objetiva, obteve 73% de acerto, e na Redação, deu um show.

Allana parte na vantagem para a etapa final. A escola está destinando este ano, três vagas ao público feminino no Estado de Pernambuco, e ela foi a segunda colocada em todo Estado.


Parabéns Allana! O nosso desejo é o de que todos os dias da sua vida sejam marcados por muitas vitórias!






quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O PT & Belo Jardim!


Desde a vitória do Partidos dos Trabalhadores em 2002, medidas inovadoras passaram a ser adotadas, graças a uma nova compreensão do Governo Federal com respeito a geração e sustentação do desenvolvimento econômico: com inclusão social, com distribuição de renda e com ampliação da participação popular, o que melhorou consideravelmente a vida das pessoas em todas as cidade do país, inclusive a nossa - Belo Jardim.

Isso porque, nós PETISTAS, defendemos um modelo de desenvolvimento socialmente inclusivo, regionalmente integrado, tecnologicamente avançado e, ambientalmente sustentável. Tal modelo, pela sua condição, totalmente possível de ser aplicado em todo e qualquer município, o desafio está, portanto, no compromisso do Prefeito e dos VEREADORES em ter a vontade política de criar as condições favoráveis em cada cidade. O que não é o caso de Belo Jardim, diga-se de passagem.

Dizer que o PT nada fez por Belo Jardim, é faltar com a verdade, é falta de conhecimento de causa, e o pior, falta de conhecimento das principais funções dos poderes constituídos de uma cidade, principalmente para quem se propõem em levar INFORMAÇÃO a uma população.

Infelizmente, o blogueiro do paredão, falta com a verdade em seus desabafos a respeito desse partido no dia 02/09, onde declarou, que a cidade não tem nada trazido pelo PT, além do que, esse é um partido inoperante.

A postagem sobre o PT, rendeu alguns comentários, infelizmente, anônimos, e, por isso, o blogueiro Josué se sentiu na obrigação de desafiar o PT apontar de 5 a 13 obras aqui na cidade. Vejamos algumas:

01. Uma Sala de Vídeo Conferência para a Faculdade de Formação de Professores, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
(Uma pena, deveria estar noutra cidade, pois aqui, nunca teve serventia, a tal sala funciona como sala de aula normal, e ninguém fiscaliza ou reclama sua verdadeira função);



02.Construção da Escola Antenor Vieira, no bairro Santo Antonio (antigo prédio do matadouro); pelo MEC;


03. Ampliação do Hospital Júlio Alves de Lira, com recursos para aquisição de equipamentos. Pelo Ministério da Saúde;

04. Recursos para Macrodrenagem da cidade, pelo Ministério da Integração Nacional, quase um milhão e meio de reais.
Será que a obra foi feita, em que local? Pergunte ao Poder Legislativo que é o poder que têm como obrigação, fiscalizar e acompanhar a aplicação dos recursos públicos.

05. Recursos para pavimentação em diversas ruas da cidade, pelo ministério das cidades.
Trata-se do asfalto, ou o nobre acha que foi feito com recursos da própria prefeitura?

06. Recursos para pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas da cidade, pelo Min. das Cidades. Pra você ver, até calçamento aqui se faz com recursos federais, que, por coincidência, tem uma PETISTA como presidenta!

07. Recursos para aquisição de Caminhão e Carro Utilitário, pelo Ministério da Agricultura.
(algum vereador/a sabe se foram comprados, onde está sendo utilizado? Isso é papel de Vereador viu!)

08. Recursos para construção do Conjunto Habitacional Tereza Mendonça, pelo Ministério das Cidades; Você lembra disso? Ou acha que o dinheiro para a construção caiu do céu?

09. Construção da Academia das Cidades, no bairro do Tambor, onde já funcionava o parque do Bambú. Pela Sec. das Cidades/PE - (aqui, intervenção direta do PT municipal junto ao Secretário da época e hoje senador, o companheiro Humberto Costa - talvez esteja ai a justificativa para ter sido concluída e nunca ter sido inaugurada)


10. Recursos para execução de obras de Infraestrutura Turística, pelo Ministério do Turismo. Aqui nessa "brincadeira" foi quase um milhão de reais.
E aí também, o senhor pode cobrar da Câmara Municipal, onde tudo isso foi gasto. Será que el@s fiscalizaram?

11. Recursos do Ministério das Cidades para elaboração de projetos/planos habitacionais.

12. 07 ônibus, destinados ao transporte escolar, do Programa Caminho da Escola, pelo MEC;

13. Sancionada a Lei nº 11.892/08, que transformou a Escola Agrotécnica em Campus Universitário, ou seja, numa Instituição de Ensino Superior, básica e profissional. Hoje, além dos cursos técnico de enfermagem, informática... oferece o curso de Licenciatura em Música, com 10 oportunidades para habilitação: Bateria e Percussão; Canto Popular, Clarineta, Guitarra, Flauta Transversal, Saxofone, Trombone de Vara, Trompete, Tuba e Violão Popular. O qual prepara musicistas para atuar como professor@ na educação básica, para dar aulas em conservatórios etc.

Você pediu 13, vamos colocar mais algumas para as suas anotações: Informação/Conhecimento, é tudo quando se trata de Comunicação.

A tudo isso , soma-se a liberação para Belo Jardim, pelo Ministério da Cultura, de uma SALA DE CINEMA.
Tal cinema, deverá ter 162m2, totalmente climatizada... Onde está esse cinema? Ao que me parece, é dinheiro público sendo aplicado no setor privado, ou seja, nos empreendimento da ex-secretária de Cultura, ai fica difícil para o senhor, e para a Câmara de Vereadores "peitar" a ex- secretária de cultura né? É mais fácil cobrar do PT!

Some a isso, também, mais de 8 mil famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, e consequentemente, quase um milhão de reais injetados no comércio local, gerando desenvolvimento, gerando emprego e renda!

Some também, os vários postos de saúde espalhados pelos mais diversos bairros da cidade, do Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde. Ah! estão funcionando mal? Ora, a culpa é nossa, é do PT, ou do Poder Legislativo que vive de faz de conta, no fantástico mundo dos requerimentos inúteis. E os CRAS, CREAS, e as crianças do PETI... são recursos da Prefeitura?

Só para o seu conhecimento: Antes de 2002, os agricultores beneficiados com projetos de custeio... não passavam de 15, hoje são mais de 300 por ano em projetos elaborados pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e também pelo IPA. Já em 2003 esse minguado número, ultrapassou a casa das centenas, numa interferência direta d@s petistas locais e regionais.

Tendo a frente o Presidente do BNB, o hoje Dep. federal Pedro Eugênio, com o reforço do sindicalista Manoel dos Santos, hoje dep. Estadual do PT. De 2005 pra cá, mais de 25 milhões de reais circularam na economia da cidade de Belo Jardim, via aprovação dos projetos para agricultura familiar PRONAF. Isso significa que o comércio vendeu mais, mais empregos foram gerados...



Para que o Sr. tenha uma idéia, 15 dias depois, da posse do Sec. Isaltino Nascimento, fomos recebidos em sua secretaria para tratar de assuntos dessa estrada em que o senhor fala. Mas não foi uma ação pra promoção individual não, meu caro, foi para atender uma reivindicação d@s agricultor@s da região, numa ação coletiva do Diretório Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio dos deputad@s: Teresa Leitão e Manoel Santos estadual e Pedro Eugênio Federal. Procure saber o porque da cidade de Sanharó ter sido beneficiada com a questão, talvez a Prefeitura de Belo Jardim esteja INADIMPLENTE junto aos órgãos federais, e por isso, fique impossibilitada de receber recursos ou qualquer outro beneficio. Investigue, auxiliares para isso você tem: Burro, Papagaio, cachorros... além disso você é bem relacionado com @s senhor@s Edis.

Para o seu conhecimento, também, foi aprovado na Assembléia Legislativa, o Projeto da Deputada Teresa Leitão, para implantação de torre de telefonia da TIM para o distrito de Serra do Vento, a pedidos do Diretório Municipal, atendendo reivindicação da população daquele distrito.

[1] De 2009 até hoje, já foi liberado para Belo Jardim, Recursos do Governo Federal quase 6 milhões de reais, "EXTRAS", só em convênios. Fora dos repasses de praxe, que desses, o amigo deve ter
conhecimentos né? (SUS, FUNDEB, FPM...).


Cobre a construção de Creches, a vinda de ambulâncias do SAMU, e outros programas e projetos aos Poderes Constituídos da cidade.

Dos/as vereador@s que o amigo tanto defende, do prefeito do município...


E nós, petistas, estamos aqui à disposição.

Bruno Galvão
Presidente do Diretório Municipal do PT
Belo Jardim/PE


Todas as imagens foram retiradas do Google.

[1] Convênios: 614869, 613818 e 614607 (2009); 641237, 661406 e 706280 (2010) e, 631347/641348 (2011)