Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 18 de março de 2011

Inclusão Social

A inclusão d@ alun@ surdo no ensino regular é determinante para o seu desenvolvimento enquanto partícipe de um contexto sócio-cultural, pois valida o comprometimento do real propósito escolar.

Senhor Secretário de Educação, senhor@s diretor@s, a perda auditiva, acarreta, pouca ou nenhuma socialização com as pessoas ouvintes e, portanto, ess@s alun@s portador@s dessa deficiência, necessitam sim de intervenções pedagógicas, familiares e sociais e sociais para ser agradável, necessária e socializadora sua participação com o mundo que o cerca.

Falo com propriedade, pois além de ser educadora, tenho na minha família uma pessoa com esse tipo de deficiência.
Se faz necessário, senhor secretário, todo um trabalho dessa instituição, no sentido de incentivar e mobilizar o quadro funcional d@s trabalhador@s em Educação do município de Belo Jardim para o compromisso de adequar-se metodologicamente para com este/a alun@, criando alternativas de fazê-l@s ingressar e permanecer no ambiente escolar de forma participativa. Isso sim é incluir, é cumprir as leis.

Para resolver os desafios da inclusão social nas escolas de Belo jardim, é preciso levar em conta a ampla diversidade das caracteristicas e necessidades d@s alun@s, é preciso reconhecer que a base da nossa sociedade está fundamentada no multiculturalismo e que isso exige de suas instâncias capacidade de identificar a diversidade do seu contexto para dar respostas aos diferentes interesses, desejos e necessidades de seus sujeitos.


Vamos deixar de ver essas crianças/ adolescentes apenas como estatísticas que engordam as verbas do Fundeb.


Nenhum comentário: