Morre o fundador da Teologia da Enxada, experiência vivenciada pela primeira vez em Pernambuco na cidade de Tacaimbó entre os anos 1970 e 1980.
Morreu na manhã deste domingo (27), aos 88 anos, o padre belga José Comblin, um dos mais importantes teólogos da Teologia da Libertação. Ele faleceu no município de Pedro Simões, no interior da Bahia, onde ministrava um curso para comunidades de base.
Comblin é autor de vários livros, entre eles "Teologia da Enxada", uma corrente teológica surgida em 1969 na Igreja Católica do Nordeste do Brasil e que tem como base a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas.
O religioso trabalhava na América Latina desde 1958 e, devido às suas ideias, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, chegando a exilar-se no Chile. Em 1972, voltou ao Brasil, onde foi preso e deportado para a Bélgica. Só em dezembro de 2010 o pedido de sua deportação foi oficialmente extinto pelo governo brasileiro.
Atualmente, ele morava na cidade de Barra, no interior da Bahia. Comblin pediu para ser enterrado em Arara, próximo a João Pessoa, na Paraíba.
Padre José Comblin, exemplo de dedicação à causa comunitária, de solidariedade e de militância em favor de um mundo melhor, mais fraterno, mais igual e menos injusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário