A carta de Ana Maria, ao blog do Magno demonstra claramente a insatisfação do povo belojardinense com o modo de governar de Marco Coca-cola. No entanto, devemos entender de uma vez por todas que esse senhor não caiu do céu não. Foi trazido para nós como presente do grupo Mendonça e faz o que o grupo quer, isso é fato!
Com certeza ele não é "arredio", ele é a arrogância em poder, e ainda, acredita ele ter "um rei na barriga", pensa o mesmo, que está livre de tudo e de todos, de qualquer julgamento, foi para pensar/agir assim, que ele foi treinado.
Vamos entender um pouco da revolta da Sra. Ana Maria, utilizando ditos populares, pérolas do imaginário coletivo que podem nos ajudar a refletir/entender melhor sobre esse momento, onde mais de 10.000 crianças e adolescentes têm os seus direitos privados pela truculência de uma gestão que não se importa com a educação. Estão el@s sem aulas, quem perde? Apenas estes/as alunos e alunas, ou toda sociedade?
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", talvez seja esse o medo do prefeito e do secretário, que a frase do educador pernambucano Paulo Freire, seja de fato real. Na dúvida, eles preferem acabar com a educação.
Vamos aos ditos populares:
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" - Esmorecimento não resolve. Cada educador, cada educadora tem o compromisso histórico de resistir, de lutar por melhores salário, por melhores perspectivas de trabalho e o compromisso histórico de desmascarar os desmandos na educação. E ainda, o de convocar a sociedade para participar da luta!
"De onde menos se espera sai." - Eu prefiro a versão do Barão de Itararé - De onde menos se espera, dali mesmo é que não sai nada." - Pois bem, o que esperar de Mendoncinha, se o prefeito de Belo Jardim e o Secretário de Educação são pessoas de sua confiança e ai estão para cumprir as suas ordens. Como a própria Ana Maria diz: "Um homem moderno e visionário", concordo plenamente, Mendoncinha é de fato um homem visionário (no real sentido da palavra). Um homem de idéias extravagantes e irrealizáveis. Basta ver a atuação dele como Secretário da Agricultura, Dep. Federal, e vice-governador por oito anos. Essa criatura, de Belo Jardim só quer voto, o resto é balela.
"Ave, Maria!" - Vamos precisar também de muita oração, e muitas reverências ao que é divino. Devemos pois, unir forças para dar a luz a uma nova política educacional para Belo Jardim, que paute suas ações no respeito e no diálogo franco e aberto com @s professor@s.
E neste sentido, minha cara Ana Maria, car@s professor@s, não basta mudar de rumo, estratégias ou trajetórias é necessário trocar NOMES por Projetos políticos. Pode ser uma luta árdua, mas não é difícil, basta uma mudança de consciência em cada um de nós, "de grão em grão..."
Aqui, no reino de Coca-cola, o dito popular mais usado, e numa versão bem mais apropriada é: "Mateus, somente aos teus"! Afinal de contas ninguém é bom de serviço sozinho não é mesmo? Segurar tanta truculência, tanta rasteira nas leis, tantos desmandos... Custa caro, além dessa equipes de lobos e Hienas que os cofres municipais têm que sustentar,ainda tem que sobrar um troco para os chacais. É mole?
Greve da Educação em Belo Jardim: Essa luta também é nossa!
2 comentários:
Parabéns... materia impressionante.
è Adilza os mesmos velhos problemas são iguais em quase todos os lugares do mundo, mas o POVO que faz o que se chama de diferença!!!!,tem que tem um fim, tudo o que começa errado!!!
Postar um comentário