Os 80 anos de conquista do voto feminino no Brasil foram lembrados pela deputada Teresa Leitão durante pronunciamento na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira, 28/02. A deputada fez um pequeno histórico da luta das mulheres pelo direito ao voto, citando as dificuldades e as conquistas que vieram de forma gradativa, como a eleição da primeira mulher ao cargo de deputada, o que impulsionou a luta e levou o voto feminino a ser regulamentado em 1934. 'Com a mulher eleitora vieram outras conquistas de espaços na sociedade', destacou.
A deputada Teresa Leitão lembrou o importante momento vivido pelo país na atualidade, que tem uma mulher ocupando a presidência da República e o aumento do número de mulheres eleitas para mandatos eletivos nas eleições de 2010. Mesmo com o crescimento, Teresa Leitão observou que os percentuais ainda são muitos baixos. 'Considerando que as mulheres representam mais da metade do eleitorado, nossa representação em cargos eletivos ainda deixa muito a desejar', destacou.
A deputada disse ainda que os 80 anos do direito ao voto feminino revigoram a luta feminina para avançar nessas conquistas, garantindo uma reforma política que altere a Lei 9.504/97 alterando a cota de 30% para 50%, combinada com a lista alternada com paridade de gênero. 'Essa novas conquistas contam com uma grande aliada que é a presidenta Dilma Rousseff, que nos aponta uma perspectiva de vida melhor a partir do seu compromisso com o avanço da democracia de da igualdade de direitos para as mulheres', finalizou.
Fonte: www.teresaleitao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário