Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Quem Ama Cuida!


Descaso na língua portuguesa é um substantivo. Seu sentido é o de falta de caso, cuidado ou consideração. Nenhuma palavra se aplica melhor a educação municipal nesses últimos anos de gestão. Mais a última ação do governo municipal merece destaque. Pois além de não pagar o Piso Salarial Nacional e ter que assinar um Termo de Ajuste de Conduta a gestão municipal realizou o maior feito jamais imaginado; reajustou os salários em 22% e ainda teve o benefício de diminuir a folha de pagamento. Milagre! Vamos ter o primeiro santo milagreiro municipal, “o prefeito”.



Mas como ele conseguiu isso? Fácil; um golpe em cima de outro. No final do ano de 2011 os cofres municipais ficaram com saldo, eram verbas do FUNDEB. O que fez o bom prefeito? Ah! Não pagou rateio ao professor não, ele sabiamente multiplicou sua bondade dividindo o montante do rateio, de valor de R$ 3.000,00 por professores (a verba era cerca de dois milhões) em seis parcelas de R$500,00 assim quase virou herói municipal. Transferiu as verbas de um exercício para o outro e deu volume a folha com o que ele chamou de abono por incentivo; não pagando o piso foi levando a insatisfação dos professores com o abono, mas agora a máscara caiu, a equipe não calculou que ao adotar o piso e ao finalizar o rateio/abono o professor receberia menos e recebeu; esse mês tod@ professor@ recebeu menos que o mês passado. 



Alguns já estão chamando o fato de o milagre do diabo, de satanás, mas outros já reconhecem que essa é a política do DEM. Assim a folha em vez de aumentar diminuiu, esse é o maior milagre da gestão dos Demistas em Belo Jardim e em toda parte, é a cara do partido; na verdade a base das três gestões do DEM foi e tem sido essa. Desoneração da folha: nenhum ajuste salarial ocorreu ao longo desses doze anos, só o FUNDEF e o FUNDEB salvaram os professores, mesmo assim desde janeiro de 2010 um terço do salário dos professores vem sendo desviado de seu bolso e a desoneração só ocorre com vistas à terceirização, sobre essa todo mundo já sabe como ocorre e com qual intenção.



Concluímos fazendo a seguinte consideração: se o prefeito nesse semestre aplicou do FUNDEB menos que os 60% obrigatórios com a remuneração do professor (aqui cabe uma consideração - se pagando mais com o rateio/abono não atingiu o percentual mínimo como da folha - uma vez que o professor recebeu menos) como vai atingir os 60%? Ah! Mais um milagre do DEM; vão fazer como todos os anos, gastando com os itens permitidos pelos artigos 70 e 71 da LDB, assim ele completam a aplicação da verba e o Tribunal de Contas engole. Vamos agir, vamos cobrar junto ao Ministério Público e fazer esse termo de ajuste de conduta valer! O reajuste assim não aumentou a folha, até porque não contou as promoções, não pagou pó de giz, muito menos o retroativo e que quer esse prefeito e sua equipe não pagando o que consta no termo? Acorda Belo Jardim, quem ama cuida e não faz pouco caso.

Nenhum comentário: