Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 11 de junho de 2013

Por PRECONCEITO, cliente é "agredida" dentro do Bonanza!


Tem sido corriqueiro os relatos de pessoas perseguidas e/ou agredidas em estabelecimentos comerciais por conta da cor da pele ou aparente situação econômica. E ainda há quem diga não haver preconceito no Brasil, em minha opinião, afirmativa desse tipo nada mais é do que hipocrisia.



Aqui em Belo Jardim, uma cliente do Supermercado BONANZA foi grosseiramente agredida pela gerente da loja, quando fazia compras. O fato causou indignação em muita gente que se encontrava no local no momento.



O caso ocorreu no dia 09/06 (último domingo). A moça que foi agredida estava na loja em companhia de mais duas pessoas, escolhendo nas prateleiras os produtos que comprariam, quando a gerente, “educadamente” a chamou num local mais reservado, e disse:  _“ a loja não permite que pessoas entrem para pedir”, a cliente sem entender o que estava acontecendo, agradeceu a informação e voltou às compras, a gerente então, foi até ela, botou a mão em seu ombro e a convidou à sair do supermercado “_ Vamos sair? Eu já avisei que são normas da loja!” as pessoas que estavam por perto perguntaram o que estava acontecendo, quando a gerente ainda perguntou se a mesma estava em companhia deles, tendo a resposta afirmativa, soltou a pérola: “Me desculpe, foi um mal entendido!” Na hora ficou todo mundo sem reação, saíram do supermercado, depois de pagar as compras, é lógico, arrasados. Chegando em casa, a ficha caiu, e eles voltaram até o BONANZA, queriam entender o que de fato havia acontecido.





A gerente voltou a se desculpar dizendo: “FOI UM MAL ENTENDIDO, é porque eles pedem dinheiro e incomodam os clientes, e, por isso, é norma da loja retirar essas pessoas.” O que não dar pra engolir!
Que critério essa gerente usou para retirar a moça do supermercado? A cor da pele? A aparência?


“Preconceito Racial não é mal entendido, isso é desculpa descabida. Preconceito Racial é crime.”

Um comentário:

Taninha disse...

Eu também já fui descriminada por não estar com roupas de marca em alguns lugares em Belo Jardim.