Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Poesia nossa de cada semana!

Prefeitura sem prefeito
Patativa do Assaré


Nessa vida atróz e dura
Tudo pode acontecer,
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura.
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré,
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém mesmo sem leitura
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

Ainda que alguém me diga
Que viu mudo falando
Um elefante dançando
No lombo de uma formiga
Não me causará intriga
Escutarei com respeito
Não mentiu este sujeito.
Muito mais barbaridade
É haver numa cidade
Prefeitura sem prefeito.

Não vou teimar com quem diz
Que viu ferro dar azeite,
Um avestruz dando leite
E pedra criar raiz
Ema apanhar de perdiz
Um rio fora do leito,
Um aleijão sem defeito
E um morto declarar guerra
Porque vejo em minha terra
PREFEITURA SEM PREFEITO.



OBS: Qualquer semelhança com a Cidade dos Músicos, terá sido mera coincidência!



(Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré - poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro - * 05/03/1909 + 08/07/2002)



Nenhum comentário: