Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 26 de julho de 2011

Conselho Tutelar!


O Conselho Tutelar tem a obrigação de zelar por CRIANÇAS E ADOLESCENTES que foram ameaçadas ou que tiveram seus direitos violados, e este zelo deve partir dos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, e não fazendo o que quer.

É por esta razão que: para atuar como conselheir@ é necessário discernimento, sensibilidade, responsabilidade e conhecimento, e, se a tudo isso juntarmos experiência, melhora em muito a situação, isso porque, é essa pessoa que vai lidar com problemas de vulnerabilidade social, violência doméstica e escolar.

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado a prefeitura, porém, autônomo em suas decisões.

É também, uma entidade pública com funções jurídico administrativa mas, que não integra o Poder Judiciário.

O artigo 132 do ECA, determina para cada município, no mínimo, um Conselho Tutelar, este composto por cinco (05) Membros titulares e dois (02) suplentes, escolhidos pela comunidade por eleição direta, para o mandato de três (03) anos. @s 05 conselheir@s são
devidamente remunerados, e isso acontece, pelo fato del@s ter uma atuação diária, nos 07 dias da semana, e ainda, del@s ser exigida a dedicação exclusiva.

Ou seja, não dá pra trabalhar em um determinado local e fazer "bico" no Conselho.



Sair de casa, enfrentar fila... para escolher o Conselheiro da cidade, parece não empolgar muito a população, vários são os motivos para que se aja assim, o principal na minha opinião, é o que as pessoas acreditam ser o CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, um órgão para "cuidar" de criança pobre, de criança carente. Se assim fosse, já seria por demais justo, sair de casa para enfrentar a fila e exercer a sua cidadania, mas, não se trata disso. o Conselho NÃO CUIDA DA CRIANÇA, QUEM DEVE CUIDAR DA CRIANÇA É A FAMÍLIA, o Conselho DEFENDE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, de todas elas, independente de cor, religião,etnia ou classe social.

@s filhos de ricos e pobres, poderão, a qualquer momento ter os seus direitos violados, fica ai a DICA.




Quando eu defendo eu estou cuidando não é mesmo? Portanto, é bom a gente pensar bem e procurar conhecer cada candidato/a ao Conselho Tutelar, (para isso, este blog vai postar um pequeno histórico de cada candidato e também fazer algumas entrevistas) escolher este ou esta Conselheir@ é escolher quem vai cuidar d@ seu/sua filha@!


Nas mãos de quem eu vou botar os direitos das minhas crianças? Pense nisso na hora de votar.


Um comentário:

ARIANA TENÓRIO disse...

É POR ESSE MOTIVO QUE SEMPRE ADORO, DIZER QUE JÁ FUI ALUNA DE UMA PESSOA ASSIM MUITO INTELIGENTE E O MELHOR QUE HOJE É UMA AMIGA MINHA E FAZ PARTE DE MINHA VIDA MESMO LONGE. PARABENS BELO ARTIGO!!!!!!!!!