Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Em Belo Jardim creche é luxo!


Várias pesquisas mostram que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o aprendizado! O que, infelizmente, não é importante para o Secretário de Educação do Município, tampouco para o Sr. Prefeito. Aliás, aqui em Belo Jardim, isso nunca foi importante para administração nenhuma. Isso é fato.

Aqui na terrinha: Creche é luxo! A cidade conta com duas, que, para atender a população dessa faixa etária, deveria, no mínimo está atendendo cerca de 4.000 crianças em cada uma, o que não é a realidade, faço uma estimativa de que tenha, aqui na Terra do Nunca, cerca de 200 crianças atendidas, e essa é uma estimativa bastante otimista. O restante, está desamparada, e na maioria dos casos, @s avós estão "pagando o pato", com mais esse descaso, já que pais e mães têm que trabalhar.

A matrícula para as crianças até 3 anos de idade, não é obrigatória!







Porém a vaga na creche é um direito dessas crianças previsto na legislação que regulamenta a educação nacional. A Lei de Diretrizes e Base, diz que: "é dever dos municípios, com ajuda do Estado, garantir creches e pré escola para todas as crianças.
T O D A S!

Por que será que isso não acontece em Belo Jardim? Não seria por conta do valor repassado pelo Fundeb para essa faixa etária é menor do que o repassado para outros níveis de ensino? Na minha opinião, isso é crueldade!


Por que será que a Secretaria de Educação do Município não faz o cadastro no Programa Proinfância do Governo Federal? Será que é porque têm que oferecer como contra partida o terreno? Acho que não, até porque, terreno é o que não falta por aqui, tendo em vista a quantidade de terrenos que foram doados pela Prefeitura de Belo Jardim (para pessoas físicas) nesses últimos 10 anos, e tudo com a aprovação da Câmara de Vereadores.


Ou será que se trata de irregularidades da Prefeitura junto aos mais diversos órgão federais? Porque pra ser beneficiado, ou seja, para ter projetos de construção dessas creches, além de ter que dar o terreno, como diz o dito popular: é preciso tá com o nome limpo!

Pois é, isso quer dizer que temos que botar a boca no trombone, é preciso fazer valer os nossos direitos, ou melhor, os direitos das nossas crianças a uma educação de qualidade.



É preciso cutucar o Conselho de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente!

É preciso cutucar o Conselho Tutelar!

É preciso cutucar a Câmara de Vereadores!


É preciso cutucar o Ministério Público!


Enquanto a Prefeitura de Petrolina, inaugurou na semana passada a 38ª Creche da gestão, os gestores de Belo Jardim estão sucateando as 2 que existem na cidade.

As fotos que vocês observam nessa postagem são da Creche Mocinha Moura, localizada no bairro do Bom Conselho.


E já que circula a boca miúda que essa administração vai começar "agora" a mostrar a cara (prevendo as eleições de 2012) Fica a dica!

"Bora brincar" de construir pelo menos mais duas creches, as mulheres, maioria da população eleitoral agradecem!


Um comentário:

Suely disse...

Que pena esse descaso com um período tão importante e com um espaço tão necessário. Parabéns pelo serviço prestado pelo blog. Beijos, querida.